Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma função educativa importante do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola básica é
o desenvolvimento da proficiência comunicativa.
a capacitação para intercâmbios culturais entre estudantes de nacionalidades diferentes.
o conhecimento da cultura dos povos falantes de língua inglesa.
a oportunidade de percepção de diferenças culturais e convivência com a diversidade.
a ampliação da esfera de informações e conhecimentos.
Sobre os conhecimentos cientifico e cotidiano no ensino das ciências, a postura da escola dever seguir orientações, EXCETUANDO:
a escola deve propiciar outras formas de conhecimento, além do cientifico;
o conhecimento cientifico deve prevalecer sobre as demais formas de conhecimento;
a tarefa da escola é aproximar os conceitos científicos dos conhecimentos prévios, das características dos alunos e sua capacidade de raciocínio;
o conhecimento cientifico deve ser socializado pela escola, desde dos primeiros anos de escolarização.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Na formação permanente de professor, é essencial
I. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes, a fim de atender às exigências do mercado de trabalho sem questionar os valores dos professores;
II. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes e questionar permanentemente os valores e concepções de cada professor;
III. restringir-se à Psicologia da Educação e à Didática, pois são as ciências essenciais para atender às demandas da prática docente.
Está correto apenas o contido em
II e III.
I e II.
III.
II.
I.
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
O texto apresenta determinada concepção filosófica de natureza, de homem, de sociedade e de educação: a holista-cristã, razão por que pode ser adotado apenas nas disciplinas das humanidades.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens seguintes, relativos às teorias de aprendizagem.
A organização hierárquica de um currículo com pré-requisitos é uma característica da teoria de Gagné, que é influenciada pelo behaviorismo e pelo cognitivismo.
No contexto contemporâneo, o trabalho em equipe é um imperativo. Contudo, há professores que fazem de sua classe, a portas fechadas, seu universo restrito. Para romper com o isolamento há diversos tipos de atuação em equipe. Assinale a opção que associa, corretamente, o tipo de equipe à sua definição.
Na aula de língua inglesa, como também em outras disciplinas, é importante proporcionar aos alunos contato com diferentes gêneros textuais em seus suportes originais. Essa orientação visa a permitir que os estudantes
entrem em contato com textos considerados difíceis e que, por isso, evitam.
vivenciem diferentes práticas sociais de uso da língua.
deixem de lado a leitura de textos em livros didáticos, que pouco contribuem para o desenvolvimento da competência em leitura.
concentrem-se na aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais.
confrontem, com os colegas, suas estratégias de leitura e seu conhecimento dos assuntos abordados no texto.
O estudo da Matemática, de acordo com os PCN's do Ensino Fundamental, a matemática deve ser vista como:
organização de conteúdos deve ter como critério único a lógica interna da Matemática;
o significado da Matemática para o aluno resulta das conexões que ele estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano;
tratamento dos conteúdos em compartimentos estanques e numa rígida sucessão;
A atividade matemática escolar deve ser pronta e definitiva.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Durante muito tempo, acreditou-se que a repetência beneficiaria o aluno, possibilitando-lhe a recuperação da aprendizagem, no entanto, a repetência tem sido geradora de novas repetências. Visando combater essa problemática, a Secretaria de Educação do Estado do Paraná adotou
I. o Projeto Correção de Fluxo;
II. o sistema de Promoção Automática;
III. a sistemática de formação de classes de alunos multirrepetentes;
IV. um programa de recuperação nos moldes da pedagogia tradicional a ser aplicado nas classes de repetentes;
V. uma nova abordagem dos conteúdos e da prática docente para os alunos repetentes.
Estão corretos apenas os itens
I, III e V.
I, II e III.
II e V.
II e IV.
I e II.
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
O fenômeno da globalização poderia ser trabalhado, com o exemplo do texto em apreço, em conteúdos sobre as origens do processo de globalização, as conexões entre as esferas local e global, as mudanças sócio-político-ambientais ocorridas em virtude do contato intercultural.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...