Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens seguintes, relativos às teorias de aprendizagem.
Para Gardner, a possibilidade do desenvolvimento ótimo do perfil de cada estudante está fundamentada na visão universalista da mente humana.
NÃO faz parte das funções do planejamento escolar:
assegurar a unidade e coerência do trabalho docente;
prever objetivos, conteúdos e métodos a partir das exigências postas pela realidade social;
expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional;
relacionar as atividades e projetos desenvolvidos pelo professor para a análise da coordenação pedagógica.
Considere este trecho de uma aula de inglês de 8ª série.
Professor: Então. Vocês vão ouvir o diálogo na fita e prestar atenção a três coisas. Vocês vão tentar entender quem ligou para quem, a que horas é o jogo e o local em que as duas pessoas vão se encontrar. Eu vou escrever as perguntas na lousa. Tá bem? Então, vamos ouvir a fita e responder essas três questões. Vocês não precisam entender tudo, tá? Tentem pegar essas informações que eu pedi. Prontos? Eu vou tocar a fita. [Professor toca a fita.]
A instrução do professor é
coerente com o princípio de que as atividades de compreensão oral devem privilegiar os diálogos.
adequada porque estabelece um objetivo claro para a tarefa de compreensão oral.
inadequada porque os alunos ainda não ouviram o diálogo na fita.
ineficaz, pois deveria garantir a compreensão de todas as informações.
eficaz, contanto que os alunos trabalhem em grupos para a resolução da tarefa.
Em Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas (1999), o suíço Philipe Perreneud, professor das áreas de currículo escolar, e práticas pedagógicas, aborda sobre a avaliação formativa, definindo-a como "toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo".
Sob essa perspectiva, faz parte desse tipo de avaliação:
atribuições de rótulos de acordo com as características individuais;
apreciação quantitativa do rendimento escolar;
gestão das aprendizagens dos alunos;
comparação dos avanços entre os alunos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A avaliação da aprendizagem é um dos grandes desafios da educação brasileira a fim de, efetivamente, viabilizar a Educação Básica, garantindo o acesso e a permanência das crianças na escola. Ao considerar que o Ensino Fundamental pode ser organizado por ciclos e que é possível adotar o regime de progressão continuada, a avaliação é
suprimida, aprovando automaticamente os alunos; desta forma, permite que eles permaneçam na escola até o final do ensino fundamental.
somativa, permitindo, assim, a classificação e a aprovação dos alunos ao final de cada série cursada.
realizada sob a forma de testes, a fim de classificar, reprovar e aprovar os alunos ao final de cada ciclo.
contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno de forma a permitir a apreciação do desempenho do aluno em cada ciclo.
um mecanismo que mede, quantitativamente, conhecimento retido pelo aluno durante o ciclo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
Na educação básica, a interdisciplinaridade pode ser contemplada, nesse caso, congregando conhecimentos de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, filosofia, sociologia, história, geografia, biologia, matemática e física por intermédio de situações problematizadoras e mesmo química, mediante da análise de elementos poluentes e não-poluentes.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Na teoria de Ausubel, a instituição deve incentivar os estudantes durante o processo de aprendizagem, premiando com medalhas e visitas a instituições de atendimento a idosos, por exemplo, aqueles que tiverem notas/menções acima de 80% em todas as disciplinas.
Luiza Tavares, diretora do Colégio Estadual Julia Kubitscheck, no Rio de Janeiro, envolveu os professores e alunos em questões ligadas à aprendizagem. "Era necessário melhorar a leitura e a escrita e os conhecimentos em Matemática de uma boa parte dos estudantes. Ao mesmo tempo precisávamos motivar os que já tinham adquirido essas habilidades", afirma. A saída foi elaborar, coletivamente, um projeto de monitoria.
A ação da diretora tem natureza:
co-gestão, baseia-se no principio da participação;
administrativa, que repousa sempre sobre o principio da autoridade;
autogestão, consiste na ausência de autoridade, com os grupo autônomos;
subordinação, com observância a hierarquia.
Essa definição de leitura põe ênfase
na competência lingüística.
na competência comunicativa.
no conhecimento sistêmico.
no processo cognitivo.
na consciência crítica.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Nos últimos anos, observou-se uma maior demanda pelo Ensino Médio, gerando a necessidade de as escolas e os professores se preocuparem com um aspecto fundamental quando elaboram e implantam seus projetos pedagógicos. Que aspecto fundamental é esse?
As transformações ocorridas no mundo, que afetam esse nível de educação.
As mudanças no mercado de trabalho, que desencadeiam novas demandas sociais.
A pluralidade da clientela e o novo perfil do aluno que hoje freqüenta o Ensino Médio.
A necessidade de atender as peculiaridades da região onde a escola está inserida.
As rápidas e profundas mudanças que ocorreram no cenário cultural contemporâneo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...