Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias de aprendizagem.

Para Gardner, a possibilidade do desenvolvimento ótimo do perfil de cada estudante está fundamentada na visão universalista da mente humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

NÃO faz parte das funções do planejamento escolar:

  • A.

    assegurar a unidade e coerência do trabalho docente;

  • B.

    prever objetivos, conteúdos e métodos a partir das exigências postas pela realidade social;

  • C.

    expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional;

  • D.

    relacionar as atividades e projetos desenvolvidos pelo professor para a análise da coordenação pedagógica.

Considere este trecho de uma aula de inglês de 8ª série.

Professor: Então. Vocês vão ouvir o diálogo na fita e prestar atenção a três coisas. Vocês vão tentar entender quem ligou para quem, a que horas é o jogo e o local em que as duas pessoas vão se encontrar. Eu vou escrever as perguntas na lousa. Tá bem? Então, vamos ouvir a fita e responder essas três questões. Vocês não precisam entender tudo, tá? Tentem pegar essas informações que eu pedi. Prontos? Eu vou tocar a fita. [Professor toca a fita.]

A instrução do professor é

  • A.

    coerente com o princípio de que as atividades de compreensão oral devem privilegiar os diálogos.

  • B.

    adequada porque estabelece um objetivo claro para a tarefa de compreensão oral.

  • C.

    inadequada porque os alunos ainda não ouviram o diálogo na fita.

  • D.

    ineficaz, pois deveria garantir a compreensão de todas as informações.

  • E.

    eficaz, contanto que os alunos trabalhem em grupos para a resolução da tarefa.

Em Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas (1999), o suíço Philipe Perreneud, professor das áreas de currículo escolar, e práticas pedagógicas, aborda sobre a avaliação formativa, definindo-a como "toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo".

Sob essa perspectiva, faz parte desse tipo de avaliação:

  • A.

    atribuições de rótulos de acordo com as características individuais;

  • B.

    apreciação quantitativa do rendimento escolar;

  • C.

    gestão das aprendizagens dos alunos;

  • D.

    comparação dos avanços entre os alunos.

A avaliação da aprendizagem é um dos grandes desafios da educação brasileira a fim de, efetivamente, viabilizar a Educação Básica, garantindo o acesso e a permanência das crianças na escola. Ao considerar que o Ensino Fundamental pode ser organizado por ciclos e que é possível adotar o regime de progressão continuada, a avaliação é

  • A.

    suprimida, aprovando automaticamente os alunos; desta forma, permite que eles permaneçam na escola até o final do ensino fundamental.

  • B.

    somativa, permitindo, assim, a classificação e a aprovação dos alunos ao final de cada série cursada.

  • C.

    realizada sob a forma de testes, a fim de classificar, reprovar e aprovar os alunos ao final de cada ciclo.

  • D.

    contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno de forma a permitir a apreciação do desempenho do aluno em cada ciclo.

  • E.

    um mecanismo que mede, quantitativamente, conhecimento retido pelo aluno durante o ciclo.

Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.

Na educação básica, a interdisciplinaridade pode ser contemplada, nesse caso, congregando conhecimentos de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, filosofia, sociologia, história, geografia, biologia, matemática e física — por intermédio de situações problematizadoras — e mesmo química, mediante da análise de elementos poluentes e não-poluentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Na teoria de Ausubel, a instituição deve incentivar os estudantes durante o processo de aprendizagem, premiando com medalhas e visitas a instituições de atendimento a idosos, por exemplo, aqueles que tiverem notas/menções acima de 80% em todas as disciplinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Luiza Tavares, diretora do Colégio Estadual Julia Kubitscheck, no Rio de Janeiro, envolveu os professores e alunos em questões ligadas à aprendizagem. "Era necessário melhorar a leitura e a escrita e os conhecimentos em Matemática de uma boa parte dos estudantes. Ao mesmo tempo precisávamos motivar os que já tinham adquirido essas habilidades", afirma. A saída foi elaborar, coletivamente, um projeto de monitoria.

A ação da diretora tem natureza:

  • A.

    co-gestão, baseia-se no principio da participação;

  • B.

    administrativa, que repousa sempre sobre o principio da autoridade;

  • C.

    autogestão, consiste na ausência de autoridade, com os grupo autônomos;

  • D.

    subordinação, com observância a hierarquia.

Essa definição de leitura põe ênfase

  • A.

    na competência lingüística.

  • B.

    na competência comunicativa.

  • C.

    no conhecimento sistêmico.

  • D.

    no processo cognitivo.

  • E.

    na consciência crítica.

Nos últimos anos, observou-se uma maior demanda pelo Ensino Médio, gerando a necessidade de as escolas e os professores se preocuparem com um aspecto fundamental quando elaboram e implantam seus projetos pedagógicos. Que aspecto fundamental é esse?

  • A.

    As transformações ocorridas no mundo, que afetam esse nível de educação.

  • B.

    As mudanças no mercado de trabalho, que desencadeiam novas demandas sociais.

  • C.

    A pluralidade da clientela e o novo perfil do aluno que hoje freqüenta o Ensino Médio.

  • D.

    A necessidade de atender as peculiaridades da região onde a escola está inserida.

  • E.

    As rápidas e profundas mudanças que ocorreram no cenário cultural contemporâneo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...