Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.

A situação específica apresentada no texto pode ser contemporaneizada por intermédio das técnicas da comparação e da redução sociológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

É própria da teoria de Gardner a identificação, em cada estudante, das inteligências mais relevantes para se atingir um objetivo de aprendizagem de determinado saber ou conteúdo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questões de 11 a 20 = Didática.

Para o Planejamento requer-se do professor:

  • A.

    Cumprimento dos objetivos apresentados nos programas oficiais;

  • B.

    Inalterabilidade do Programa elaborado, alcançando, assim, os conteúdos definidos;

  • C.

    Definição de um único método de ensino e procedimento didático;

  • D.

    Conhecimento dos programas oficiais para adequá-los às necessidades reais da escola e da turma de alunos.

O modelo interacional de leitura centra-se

  • A.

    no processo de decodificação de informação.

  • B.

    no leitor.

  • C.

    na relação entre leitor e texto.

  • D.

    no texto.

  • E.

    na intenção do autor.

Em relação à LIBRAS, reconhecida legalmente a partir de 2002 (Lei Federal nº 10.436/2002), pode-se afirmar que:

  • A.

    por se referir a uma modalidade de comunicação que substitui a língua portuguesa para os que dela fazem uso, deve ser adotada como linguagem alternativa à língua portuguesa em todos os estabelecimentos públicos de educação básica.

  • B.

    se constitui em mecanismo de inclusão das pessoas portadoras de deficiência visual e de audiocomunicação e, portanto, deverá ser introduzida como disciplina optativa nos cursos de formação de professores.

  • C.

    deve ser introduzida como tema transversal em todas as escolas que atendam a alunos portadores de necessidades educacionais especiais, particularmente os com deficiências auditiva ou visual profunda.

  • D.

    deverá ser componente escolar obrigatório a partir do segundo ciclo do ensino fundamental;

  • E.

    é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de pessoas surdas do Brasil.

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante

processo de mudança;

objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.

avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

As avaliações parciais desenvolvidas durante o processo ensino-aprendizagem devem estar vinculadas somente aos objetivos específicos, a fim de atingir a mudança comportamental almejada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A utilização de materiais concretos para o desenvolvimento da aprendizagem em uma faixa etária específica caracteriza um dos estágios da epistemologia genética de Piaget.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mediante a insistência de um aluno pela resposta certa em uma atividade de leitura, a professora lhe explica que não há resposta certa e o incentiva a construir sentidos sobre o texto lido. Esse procedimento revela que a professora

  • A.

    valoriza o ritual da aprendizagem.

  • B.

    se preocupa em desenvolver o papel do leitor.

  • C.

    enfatiza o conhecimento sistêmico.

  • D.

    negligencia o caráter informal da aprendizagem.

  • E.

    se distancia de sua função de ensinar.

Considere as seguintes afirmativas:

1. Por determinação Federal, o Ensino Fundamental passará de 8 para 9 anos de duração.

2. È preciso que os professores se conscientizem de que as crianças das escolas públicas, em sua maior parte expostas a processos de exclusão social, são capazes de aprender: não possuem deficiências lingüísticas ou culturais.

3. Avaliamos não apenas para rotular os alunos (fortes, médios ou fracos), mas fundamentalmente para poder intervir no processo, ou seja, reencaminhar o ensino para que o aluno aprenda.

4. O planejamento (processo coletivo de discussão do trabalho pedagógico) e o plano (registro objetivo do que será desenvolvido) são algumas das condições necessárias da prática docente.

5. A avaliação na escola é uma mera formalidade burocrática.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • C.

    Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

  • D.

    Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras.

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante

processo de mudança;

objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.

avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Os métodos e técnicas empregados para realizar a finalidade e os objetivos propostos no modelo hipotético devem garantir a rotina pedagógica a fim de propiciar a aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...