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Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
A situação específica apresentada no texto pode ser contemporaneizada por intermédio das técnicas da comparação e da redução sociológica.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.
É própria da teoria de Gardner a identificação, em cada estudante, das inteligências mais relevantes para se atingir um objetivo de aprendizagem de determinado saber ou conteúdo.
Questões de 11 a 20 = Didática.
Para o Planejamento requer-se do professor:
Cumprimento dos objetivos apresentados nos programas oficiais;
Inalterabilidade do Programa elaborado, alcançando, assim, os conteúdos definidos;
Definição de um único método de ensino e procedimento didático;
Conhecimento dos programas oficiais para adequá-los às necessidades reais da escola e da turma de alunos.
O modelo interacional de leitura centra-se
no processo de decodificação de informação.
no leitor.
na relação entre leitor e texto.
no texto.
na intenção do autor.
Em relação à LIBRAS, reconhecida legalmente a partir de 2002 (Lei Federal nº 10.436/2002), pode-se afirmar que:
por se referir a uma modalidade de comunicação que substitui a língua portuguesa para os que dela fazem uso, deve ser adotada como linguagem alternativa à língua portuguesa em todos os estabelecimentos públicos de educação básica.
se constitui em mecanismo de inclusão das pessoas portadoras de deficiência visual e de audiocomunicação e, portanto, deverá ser introduzida como disciplina optativa nos cursos de formação de professores.
deve ser introduzida como tema transversal em todas as escolas que atendam a alunos portadores de necessidades educacionais especiais, particularmente os com deficiências auditiva ou visual profunda.
deverá ser componente escolar obrigatório a partir do segundo ciclo do ensino fundamental;
é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de pessoas surdas do Brasil.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante
processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.
avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
As avaliações parciais desenvolvidas durante o processo ensino-aprendizagem devem estar vinculadas somente aos objetivos específicos, a fim de atingir a mudança comportamental almejada.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.
A utilização de materiais concretos para o desenvolvimento da aprendizagem em uma faixa etária específica caracteriza um dos estágios da epistemologia genética de Piaget.
Mediante a insistência de um aluno pela resposta certa em uma atividade de leitura, a professora lhe explica que não há resposta certa e o incentiva a construir sentidos sobre o texto lido. Esse procedimento revela que a professora
valoriza o ritual da aprendizagem.
se preocupa em desenvolver o papel do leitor.
enfatiza o conhecimento sistêmico.
negligencia o caráter informal da aprendizagem.
se distancia de sua função de ensinar.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Considere as seguintes afirmativas:
1. Por determinação Federal, o Ensino Fundamental passará de 8 para 9 anos de duração.
2. È preciso que os professores se conscientizem de que as crianças das escolas públicas, em sua maior parte expostas a processos de exclusão social, são capazes de aprender: não possuem deficiências lingüísticas ou culturais.
3. Avaliamos não apenas para rotular os alunos (fortes, médios ou fracos), mas fundamentalmente para poder intervir no processo, ou seja, reencaminhar o ensino para que o aluno aprenda.
4. O planejamento (processo coletivo de discussão do trabalho pedagógico) e o plano (registro objetivo do que será desenvolvido) são algumas das condições necessárias da prática docente.
5. A avaliação na escola é uma mera formalidade burocrática.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante
processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.
avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Os métodos e técnicas empregados para realizar a finalidade e os objetivos propostos no modelo hipotético devem garantir a rotina pedagógica a fim de propiciar a aprendizagem.
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