Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual destas afirmações tem relação de sentido com a citação acima?

  • A.

    Falar como um nativo deve ser o objetivo do aprendiz de língua estrangeira.

  • B.

    O aprendizado de língua estrangeira deve começar pela imitação das formas dessa língua.

  • C.

    A identidade de um indivíduo constrói-se na língua e através dela.

  • D.

    A função primordial de uma língua é a comunicação.

  • E.

    Dominar uma língua estrangeira acarreta desidentificação com a língua materna.

A partir do momento em que a criança descobre que nossa forma de escrever não é regida por princípios ideográficos é levada a inventar a escrita silábica. Tal escrita consiste em: letra

  • A. representar cada sílaba por mais de uma letra
  • B. representar cada sílaba por uma letra ou grafia.
  • C. representar cada sílaba por uma letra ou grafia.
  • D. relacionar os sons da fala com as letras do alfabeto
  • E. diferenciar o desenho da escrita de grafias diversas

A vida profissional é feita de direitos e deveres. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um direito e um dever, segundo o Estatuto do Magistério do Município de Cajamar.

  • A. Ter ao seu alcance informações educacionais que contribuam para a ampliação de seus conhecimentos; manter conduta adequada à dignidade profissional.
  • B. Receber auxílio na forma de bolsa de estudos; representar o município em atividades educacionais fora de sua jurisdição territorial.
  • C. Acumular cargos de professor e de técnico pedagógico em carga horária flexível; atuar segundo os princípios de autogestão de recursos e de desenvolvimento profissional.
  • D.

    Ter assegurada a igualdade de tratamento no plano técnico / pedagógico; aplicar as sanções necessárias em casos de indisciplina de alunos.

  • E.

    Recusar-se a ministrar aulas em situações que julgue inadequadas ou incompatíveis com sua formação; participar de eventos que promovam o próprio aprimoramento profissional.

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante

processo de mudança;

objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.

avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Qualquer disciplina que intente contemplar a finalidade, os objetivos e a avaliação propostos demanda, necessariamente, aulas teóricas e práticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos teóricos da psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

Bruner postulou a idéia de inteligências múltiplas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao uso de imagens pelo professor de Ciências foram feitas as afirmações abaixo.

I. Neste nível deve-se explorar diversos tipos de imagens, como fotografias, esquemas e mapas.
II. A produção de imagens pelos alunos é importante para desenvolver a sua competência leitora.
III. As imagens devem ser apresentadas apenas depois do entendimento do texto.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

Janaína acabou de lançar para a sua turma a noção de animais mamíferos. Apresentou alguns cartazes e passou aos exercícios do livro de Ciências. Precisou fazer tudo bem rápido porque a orientação é dar mais importância aos conteúdos relativos à preparação para a alfabetização. Sobre essa prática, bastante comum em nossas escolas de Educação Infantil, é correto afirmar que:

  • A.

    busca melhorar a qualidade da educação valorizando os conhecimentos mais cobrados na sociedade

  • B.

    enriquece o vocabulário das crianças e auxilia a formação de um cidadão que respeite a natureza

  • C.

    pode constituir uma formalização de conteúdos não significativos para as crianças, enfatizando a escolarização.

  • D.

    dispensa a realização de atividades práticas com animais, o que pode gerar problemas de saúde nas crianças

  • E.

    diminui o conhecimento das crianças em relação a outros conteúdos, prejudicando seu desempenho em Estudos Sociais

Crianças das classes populares não têm condições de, além das atividades na escola, realizar cursos de formação que incluam o estudo dirigido, expressões artísticas e práticas de esportes. Dentre as metas do Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172, de 9/01/2001) apresentadas abaixo, qual está diretamente relacionada a essa realidade?

  • A.

    Transformar progressivamente as escolas unidocentes em escolas de mais de um professor.

  • B.

    Assegurar que a carga horária semanal dos cursos diurnos compreenda pelo menos 20 horas semanais.

  • C.

    Ampliar progressivamente a jornada escolar visando à escola de tempo integral.

  • D.

    Apoiar e incentivar as organizações estudantis, como espaço de participação e exercício da cidadania.

  • E.

    Promover a participação da comunidade na gestão das escolas, universalizando os conselhos escolares.

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

Quaisquer tipos e modalidades de planejamento apresentam algumas funções: esboçar uma situação futura a partir de uma realidade; prever o que se deseja realizar; estabelecer os resultantes que se almeja alcançar e integrar cada uma das fases entre si.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.

Os currículos pautados nos princípios de Paulo Freire devem ter como eixo organizador as necessidades e as exigências da vida social.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...