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O termo "gestão" é aplicado a atividades de direção e coordenação, mas engloba, em contexto democrático-participativo, a atuação dos professores. Há tarefas, contudo, específicas da função de direção, como as de natureza técnico-administrativa. Assinale a opção que apresenta apenas ações dessa natureza.
Informar sobre a legislação escolar; intermediar os contatos entre a escola e instâncias do sistema escolar; orientar o desenvolvimento curricular.
Estabelecer relações com a comunidade; participar de instâncias colegiadas; dar assistência didática aos professores.
Orientar a escolha de livros didáticos; realizar reuniões de avaliação; coordenar os serviços gerais.
Realizar controles funcionais; diagnosticar problemas de ensino e de aprendizagem; promover a execução do projeto político-pedagógico.
Divulgar diretrizes do sistema de ensino; acompanhar a secretaria escolar; administrar recursos financeiros.
Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:
A escola pouco pode fazer para reverter a situação de desigualdades sociais, já que crianças de um meio socialmente desfavorecido, que tenham convivido pouco com a leitura, certamente terão muitas dificuldades para aprender a ler e escrever.
A escola tem o papel apenas de acompanhar e mediar esse aprendizado, pois, sendo o aprendizado infantil espontâneo, o importante é o contato da criança com a língua escrita e a valorização de sua capacidade em aprender por si só.
A partir de discussões ocorridas em um curso de formação continuada, uma professora, coerente com suas novas concepções construídas no curso, elaborou uma estratégia de trabalho de equipe, a ser desenvolvida com seus alunos, para integrar aspectos afetivos e cognitivos na relação ensinoaprendizagem. Nesse sentido, solicitou que seus alunos escrevessem uma qualidade que percebiam em si mesmos. Depois, distribuiu cartões coloridos para os alunos e formou grupos por cores. Pediu que os alunos observassem as qualidades reunidas em seu grupo e comentassem rapidamente por que se percebiam daquela maneira. Então, distribuiu uma tarefa que envolvia resolução de problemas, para que executassem usando aquelas qualidades que haviam destacado. Em seguida, a turma se organizou em um grande círculo e cada grupo apresentou sua tarefa e as qualidades que haviam utilizado para sua realização. Ao final, houve um debate com a turma, que procurou avaliar a atividade considerando as sensações, os sentimentos e as capacidades cognitivas dos alunos, bem como as dificuldades encontradas ao participar dessa tarefa.
Na estratégia desenvolvida na situação hipotética descrita, a professora não
Ao estabelecer os fins da educação, opta-se por um modelo, ao mesmo tempo, de homem e de sociedade. Essa escolha não é abstrata e atemporal. Há tantas escolhas possíveis quanto classes e grupos em conflito, pois a determinação dos fins pedagógicos exprime esses conflitos. Essa afirmação coloca em primeiro plano, a função
reparadora da educação.
integradora da educação.
social da educação.
neutralizadora da educação.
conciliadora da educação.
Na ação docente, o processo de ensino-aprendizagem pode enfatizar aspectos distintos, conforme a abordagem utilizada. Qual é a ênfase dada na abordagem humanista?
Ênfase na técnica, com privilégio dos aspectos objetivos, mensuráveis e controláveis do processo ensino-aprendizagem.
Ênfase na socialização e no desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno, possibilitando seu pleno desenvolvimento
De acordo com a Psicogenética de Henri Wallon, a formação da identidade infantil passa pela construção do conceito de "eu" corporal, que ocorre durante o estágio sensório-motor e projetivo, e vai sendo desenvolvido a partir da interação da criança com os objetos e com o seu próprio corpo.
O "eu" corporal se desenvolve a partir da:compreensão de mundo que a criança passa a ter ao adquirir a fala e da utilização dos gestos para auxiliar na comunicação.
imagem mental que a criança forma sobre o mundo exterior ao longo do seu desenvolvimento intelectual e motor.
imagem mental formada pela criança sobre si e sobre o que pertence ao mundo exterior ao adquirir a fala.
diferenciação da linguagem corporal utilizada pela criança ao longo do seu desenvolvimento intelectual e motor.
diferenciação feita pela criança sobre o que pertence ao seu próprio corpo e sobre o que pertence ao mundo exterior.
Analise as seguintes afirmações.
I – A Didática contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.
II – A Didática se realiza por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.
III – Não compete à Didática refletir acerca dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.
Assinale a opção correta
Um aluno da etapa final do Ensino Fundamental manifestou publicamente ser homossexual. Toda a equipe da escola preocupou- se em garantir o respeito à opção sexual do aluno, realizando atividades que buscassem a conscientização dos discentes. O procedimento dessa equipe coaduna-se com uma das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Parecer CNE nº 4/98), que é a de:
explicitar, ao definir a proposta pedagógica, o reconhecimento da identidade pessoal dos alunos, professores e outros profissionais e a identidade de cada unidade escolar e de seus respectivos sistemas de ensino.
explicitar, na proposta curricular, processos de ensino voltados para as relações com a comunidade local, regional e planetária, visando a uma interação com a vida cidadã.
exercitar direitos e deveres de pessoas, grupos e instituições na sociedade que, em sinergia, influem sobre múltiplos aspectos, podendo, assim, viver bem e transformar a convivência para melhor.
reconhecer que as aprendizagens são constituídas na interação entre os processos de conhecimento, linguagem e afetivos, como conseqüência das distintas identidades dos vários participantes do contexto escolarizado.
utilizar a parte diversificada da proposta curricular para enriquecer e complementar a base nacional comum, propiciando a introdução de projetos e atividades do interesse da comunidade.
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional apresenta evidências sobre a necessidade de descentralização do sistema educacional, conferindo aos Estados, Municípios e Escolas maior autonomia para a elaboração e execução de suas propostas pedagógicas. Atendendo a essa demanda, a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria da Educação do Estado do São Paulo elaborou o documento intitulado "A construção da proposta pedagógica da escola". Nesse documento, as etapas que precisam ser consideradas pela escola, ao elaborar sua proposta pedagógica, são:
reflexão dos professores para repensar a proposta pedagógica já desenvolvida, avaliação das ações planejadas e realizadas, análise da real aprendizagem dos alunos através dos diferentes instrumentos utilizados para a avaliação, estabelecimento de novas metas, conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhados com os alunos de acordo com a realidade da escola.
reflexão de toda a equipe escolar para repensar a proposta pedagógica já desenvolvida, avaliação das ações planejadas e realizadas, análise da real aprendizagem dos alunos através dos diferentes instrumentos utilizados para a avaliação, estabelecimento de novas metas, conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhados com os alunos de acordo com a realidade da escola.
discussão pela equipe escolar sobre o planejamento a ser desenvolvido pela escola a partir da realidade nacional, estabelecimento de novas metas a serem atingidas pelos alunos em cada nível de ensino, determinando conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhadas no próximo ano letivo.
reunião entre os professores a fim de estruturar o planejamento escolar a partir da realidade do estado, definição de objetivos, conteúdos, estratégias didáticas e avaliação a serem utilizadas para medir o desempenho dos alunos.
discussão entre os professores para planejar um trabalho diferenciado na escola e com a finalidade de estabelecer relações entre as diretrizes curriculares nacionais para educação básica e a realidade local, definição de objetivos, conteúdos, estratégias didáticas e avaliação a serem utilizadas para medir o desempenho dos alunos.
As interações realizadas pelas crianças com os objetos e pessoas ao seu redor são fundamentais para o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e reflexivas, bem como para a formação dos conceitos e regras que vão sendo internalizados ao longo do processo de socialização. De acordo com a teoria sociointeracionista de Vygotsky, citado por Oliveira (2002), é correto afirmar que as interações sociais são responsáveis por:
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