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Na retomada do percurso de aprendizagem pretendido com as classes de aceleração, deve ser assegurado(a) o(a):
reconhecimento da limitação para aprender que esses alunos demonstram.
realização de um trabalho técnico competente que garantirá a efetivação das aprendizagens dos alunos.
realização do trabalho com a classe na sala de aula para que os alunos tenham autoconfiança.
adequação da proposta de ensino e da avaliação à clientela atendida.
diminuição de expectativas com relação ao grupo para favorecer a ocorrência de aprendizagens.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Para desenvolver o fazer docente em sala de aula, o professor precisa traçar uma conjunto de relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem, que tem como ponto de partida o próprio planejamento. Em "(...) a influência da concepção construtivista na estruturação das interações educativas na aula", Zaballa nos aponta que entre as funções docentes, ao se fazer o planejamento, deve-se cuidar de:
I - Planejar a atuação docente de uma maneira suficientemente flexível para permitir a adequação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino / aprendizagem.
II - Contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização.
III - Ajudá-los a encontrar sentido no que estão fazendo para que conheçam o que devem fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo.
Está (ão) correta (s):
II e III apenas
I e III apenas
I, II e III
I e II apenas
III apenas
Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 58 e 59.
Uma pesquisa realizada numa escola de Ensino Médio revelou grande diversidade de interesses, perspectivas de futuro e projetos pessoais por parte dos alunos.
O grupo de alunos pesquisado manifestou descontentamento com as aulas das quais participava, considerando os conhecimentos "desconexos" e que os professores pareciam "não conversar entre si sobre as matérias".
A percepção desses alunos remete às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 3, de 26/06/98), no que diz respeito à observância da interdisciplinaridade, pois, de acordo com essas Diretrizes:
o princípio pedagógico da interdisciplinaridade deve ser implementado por meio da constituição de novos campos de conhecimento que abranjam as diferentes disciplinas, reagrupando as áreas segundo novas fronteiras.
o conhecimento deve ser perfilado para ser estudado de forma precisa e assimilado com maior rapidez, segundo os princípios do positivismo lógico em sua ênfase na metodologia.
a ordenação disciplinar favorece a compreensão, pois marca as linhas mestras para que possa ser gerado novo conhecimento, sem que haja redução dos conteúdos curriculares de suas áreas originais.
as disciplinas escolares são recortes das áreas de conhecimento que representam e não esgotam a realidade dos fatos, devendo buscar interações que permitam a compreensão mais ampla da realidade.
as necessidades de industrialização e os processos de transformação das sociedades agrárias demandam uma crescente especialização para o enfrentamento de problemas específicos da produção.
Assinale a opção correta acerca da relação entre o cotidiano escolar e a violência.
A violência presente na escola é sempre um processo de fora para dentro, ou seja, a violência presente na sociedade penetra no âmbito escolar.
A violência familiar é um fenômeno independente e não tem relação com a violência no interior da escola.
A banalização da violência pelos veículos de comunicação contribui para a superação do fenômeno da violência escolar.
A relação entre a violência social e a escolar não pode ser considerada de modo mecanicista e simplista.
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Na escola onde trabalha Luiza, muitos professores divergem sobre o que é projeto. Acreditam, como nos diz Gandin, que o projeto deverá ser muito mais simples, "estando às considerações que o embasam já contidas no plano do qual brotou a decisão do projeto. Precisa ser tão claro e tão simples que qualquer pessoa possa coordenar sua execução". Para Gandin, "O projeto é a máxima aproximação - junto com a orientação da rotina - entre a elaboração (pensar) e a execução (agir): constam nele apenas as especificações para a ação". Assim sendo, o autor conceitua projeto como uma ação desencadeada:
dentro de um período de tempo determinado, geralmente para criar algo que não existia antes
sem um período de tempo determinado, geralmente para criar algo que não existia antes
em qualquer período de tempo, geralmente para dar asas ao que já existia antes
dentro de um período de tempo indeterminado, para concretizar o que já existia antes
dentro de um período de tempo indeterminado, para concretizar o combinado no planejamento prévio
Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 58 e 59.
Uma pesquisa realizada numa escola de Ensino Médio revelou grande diversidade de interesses, perspectivas de futuro e projetos pessoais por parte dos alunos.
Os resultados possibilitaram a formulação dos enunciados a seguir, sobre os alunos e sobre as escolas de Ensino Médio.
I – A urbanização acelerada, a revolução tecnológica e o processo de globalização desencadearam novas demandas ao jovem contemporâneo, tais como: maior escolaridade, formação para o trabalho, acesso ao ensino superior e busca de convívio sociocultural.
II – A diversidade implica a combinação entre as atividades escolares, as atividades complementares e o cumprimento de um currículo de cidadania.
III – As modificações no mundo do trabalho geraram o anseio coletivo por qualificação profissional, o que levou a LDB (Lei nº 9.394/96) a propor o ensino profissionalizante como finalidade do Ensino Médio.
IV – Os fluxos de saída do Ensino Médio e de entrada no Ensino Superior demonstram que os objetivos propedêuticos são o eixo determinante do nível de ensino final da Educação Básica.
São corretos, apenas, os enunciados:
Assinale a opção correta acerca da metodologia interdisciplinar.
As especificidades de cada área de conhecimento são abandonadas e o trabalho pedagógico fica centrado naqueles saberes comuns a todas as áreas.
Durante cada bimestre, deve-se escolher um tema a ser trabalhado por todas as disciplinas isoladamente, a partir dos saberes elencados no início do ano letivo.
As disciplinas passam a ser o meio para a construção dos conhecimentos elencados pelos professores de todas as áreas e a pesquisa, a principal estratégia metodológica.
Para a realização da avaliação bimestral, cada professor deve incluir na sua prova uma pergunta sobre o tema trabalhado naquele período.
Sobre o conhecimento, segundo os estudos desenvolvidos por Piaget, avalie as afirmativas a seguir:
I- É o resultado das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive;
II- É uma construção que vai sendo elaborada desde a infância, através de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer;
III- É o resultado de uma inter-relação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido;
IV- É o resultado da interação entre os sujeitos com o ambiente escolar.
Estão corretas apenas as afirmativas:
II, III e IV;
I, III e IV;
I, II e III;
II, III e IV;
I, II e IV.
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Para Libâneo, "... ao considerar os objetivos gerais e suas implicações para o trabalho docente em sala de aula, o professor deve conhecer os objetivos estabelecidos no âmbito do sistema escolar oficial, seja no que se refere à valores e ideais educativos, seja quanto às prescrições de organização curricular e programas básicos das matérias." Uma vez que o trabalho escolar está vinculado a diretrizes nacionais, estaduais e municipais de ensino, esse conhecimento se faz necessário, pois precisamos saber que concepções de homem e sociedade os caracterizam, uma vez que expressam os interesses dominantes dos que controlam os órgãos públicos. Com base na afirmativa acima, indique os níveis de abrangência que devem ser considerados no momento em que os objetivos gerais são traçados:
I - O sistema escolar, que expressa as finalidades educa-tivas de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade.
II - A escola, que estabelece princípios e diretrizes de orientação do trabalho escolar com base num plano pedagógico-didático que represente o consenso do corpo docente em relação à filosofia da educação e à prática escolar.
III - O professor, que concretiza no ensino da matéria a sua própria visão de educação e de sociedade.
IV - O aluno, que absorve, na aquisição da matéria, os conhecimentos culturais necessários para a sua inserção no mercado de trabalho.
Está (ão) correto (s) apenas:
I, II e IV
II, III e IV
I e III
I, III e IV
I, II e III
Ao postular que todo signo é ideológico, Bakhtin pressupõe que a ideologia
está marcada na linguagem.
é fixa e perene.
pertence ao plano das idéias.
não tem relação com as estruturas sociais.
não resulta de interações sociais.
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