Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Numa escola, os professores do 2º ciclo do Ensino Fundamental observaram a curiosidade dos alunos pelo tema "aquecimento global". Nas reuniões de planejamento, a Diretora incentivou os professores a fazer do tema um projeto. Em seguida, ela promoveu reuniões para que pudessem organizar o projeto e esteve presente, colaborando nas discussões. Na concepção de Imbernón (2000), essa Diretora promove a formação permanente dos professores na instituição. A justificativa correta para essa afirmação é que a Diretora:
sugere a organização de eventos em que a comunidade pode buscar soluções para os problemas da escola, o que possibilita o seu melhor relacionamento com os responsáveis.
cria espaços coletivos potenciais para o desenvolvimento de capacidades reflexivas, o que abre caminho para uma autonomia profissional compartilhada.
analisa, junto com os professores, as soluções elaboradas pelos especialistas e indica que eles as adotem na resolução dos problemas cotidianos.
propõe atividades de atualização científica, didática e psicopedagógica, pois assim estarão capacitados para reproduzir a cultura e o conhecimento da sociedade.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Funda-se na teoria de Carl Rogers a organização curricular embasada em espaços físicos proporcionadores do desenvolvimento da aprendizagem por meio da realização de experiências e da motivação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Ao afirmar que ensinar é uma especificidade humana, Paulo Freire mostra que "(...) a arrogância farisaica, malvada, com que julga os outros e a indulgência macia com que se julga ou com que julga os seus. A arrogância que nega (...) a humildade, não é virtude dos que ofendem nem tampouco dos que se regozijam com sua humilha-ção."
Considerando-se o clima de respeito que nasce na relação docente/discente, Freire afirma que "Ensinar exige":
segurança, competência profissional e generosidade
segurança, formação profissional e autoritarismo
conhecimento científico, competência profissional e autoridade
segurança, formação profissional e transmissão de conhecimento
domínio pedagógico, transmissão de conhecimento e igualdade
Segundo teóricos sociais, uma característica central das identidades culturais nas sociedades globalizadas é a
autenticidade.
essencialização.
mutabilidade.
reterritorialização.
homogeneidade.
Por meio dos projetos de trabalho, "estamos tentando reorganizar a gestão do espaço, do tempo, da relação entre os docentes e os alunos." (Hernández, 1988, p. 65). Para que essa reorganização aconteça, é preciso caracterizar que os projetos de trabalho:
têm início com um processo de pesquisa e estabelecem um percurso descritivo por um tema.
estabelecem relações com problemas diferenciados e realizam uma apresentação linear baseada numa seqüência estável de passos.
coletam dúvidas e perguntas e favorecem o protagonismo do professor como agente capaz de transmitir conhecimentos fidedignos.
convertem em matéria de estudos o que os alunos gostam ou desejam e implicam a realização de atividades práticas.
partem de um tema ou de um problema negociado com os alunos e estabelecem conexões, questionando uma versão única da realidade.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.
A organização curricular que supera a seriação e propõe a escola em ciclos ou fases de desenvolvimento é embasada no gestaltismo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
De acordo com o educador Cipriano Luckesi, no caso da aprendizagem, o erro não deve ser visto como fonte de castigo, devendo ser um suporte para a autocompreensão. Assim sendo, o erro, aqui, é visto como:
momento terminal do processo educativo
algo estático do processo educativo
algo dinâmico, como caminho para o avanço
algo apropriado para um acerto de contas
exigência burocrática periódica
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.
Na concepção progressista crítico-social dos conteúdos, a escola tem o papel fundador de difusão de saberes indissociáveis dos contextos sociais, contribuindo, assim, para a superação da seletividade social e para a concretização de um modelo democrático de sociedade.
No contexto contemporâneo, no campo da política e da gestão da educação, há um confronto de forças entre vertentes analíticas e praxiológicas. Todas as opções abaixo apresentam afirmativas corretas sobre tais vertentes, EXCETO uma. Assinale-a.
A lógica mercadológica influencia a formulação de políticas públicas e tem como termos-chave a eficiência econômica e a descentralização.
A gestão produtiva tem como pano de fundo o fenômeno da globalização e compreende os movimentos de resistência e renovação de sociedades científicas que visam à valorização do magistério.
A gestão democrática é uma conquista dos movimentos sociais que lutam pela qualidade na educação, sustentada na participação equitativa nos bens econômicos e culturais.
A tendência democrática é evidente na legislação de ensino brasileira, ao assegurar a autonomia da escola pública e a participação dos educadores na elaboração do projeto pedagógico.
As políticas que geram crescimento da competitividade no âmbito educacional estão a serviço de fins pragmáticos e utilitários, desprovidos de relevância política e cultural.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.
A aprendizagem embasada no conhecimento prévio e na agregação de conhecimentos mais gerais, com a posterior integração de mais especificidades e de maiores dificuldades é própria da teoria construtivista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...