Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Numa escola, os professores do 2º ciclo do Ensino Fundamental observaram a curiosidade dos alunos pelo tema "aquecimento global". Nas reuniões de planejamento, a Diretora incentivou os professores a fazer do tema um projeto. Em seguida, ela promoveu reuniões para que pudessem organizar o projeto e esteve presente, colaborando nas discussões. Na concepção de Imbernón (2000), essa Diretora promove a formação permanente dos professores na instituição. A justificativa correta para essa afirmação é que a Diretora:

  • A.

    sugere a organização de eventos em que a comunidade pode buscar soluções para os problemas da escola, o que possibilita o seu melhor relacionamento com os responsáveis.

  • B. atualiza os conhecimentos técnico-pedagógicos dos professores, o que faz com que estes se tornem profissionais prático-reflexivos.
  • C.

    cria espaços coletivos potenciais para o desenvolvimento de capacidades reflexivas, o que abre caminho para uma autonomia profissional compartilhada.

  • D.

    analisa, junto com os professores, as soluções elaboradas pelos especialistas e indica que eles as adotem na resolução dos problemas cotidianos.

  • E.

    propõe atividades de atualização científica, didática e psicopedagógica, pois assim estarão capacitados para reproduzir a cultura e o conhecimento da sociedade.

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Funda-se na teoria de Carl Rogers a organização curricular embasada em espaços físicos proporcionadores do desenvolvimento da aprendizagem por meio da realização de experiências e da motivação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao afirmar que ensinar é uma especificidade humana, Paulo Freire mostra que "(...) a arrogância farisaica, malvada, com que julga os outros e a indulgência macia com que se julga ou com que julga os seus. A arrogância que nega (...) a humildade, não é virtude dos que ofendem nem tampouco dos que se regozijam com sua humilha-ção."

Considerando-se o clima de respeito que nasce na relação docente/discente, Freire afirma que "Ensinar exige":

  • A.

    segurança, competência profissional e generosidade

  • B.

    segurança, formação profissional e autoritarismo

  • C.

    conhecimento científico, competência profissional e autoridade

  • D.

    segurança, formação profissional e transmissão de conhecimento

  • E.

    domínio pedagógico, transmissão de conhecimento e igualdade

Segundo teóricos sociais, uma característica central das identidades culturais nas sociedades globalizadas é a

  • A.

    autenticidade.

  • B.

    essencialização.

  • C.

    mutabilidade.

  • D.

    reterritorialização.

  • E.

    homogeneidade.

Por meio dos projetos de trabalho, "estamos tentando reorganizar a gestão do espaço, do tempo, da relação entre os docentes e os alunos." (Hernández, 1988, p. 65). Para que essa reorganização aconteça, é preciso caracterizar que os projetos de trabalho:

  • A.

    têm início com um processo de pesquisa e estabelecem um percurso descritivo por um tema.

  • B.

    estabelecem relações com problemas diferenciados e realizam uma apresentação linear baseada numa seqüência estável de passos.

  • C.

    coletam dúvidas e perguntas e favorecem o protagonismo do professor como agente capaz de transmitir conhecimentos fidedignos.

  • D.

    convertem em matéria de estudos o que os alunos gostam ou desejam e implicam a realização de atividades práticas.

  • E.

    partem de um tema ou de um problema negociado com os alunos e estabelecem conexões, questionando uma versão única da realidade.

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A organização curricular que supera a seriação e propõe a escola em ciclos ou fases de desenvolvimento é embasada no gestaltismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o educador Cipriano Luckesi, no caso da aprendizagem, o erro não deve ser visto como fonte de castigo, devendo ser um suporte para a autocompreensão. Assim sendo, o erro, aqui, é visto como:

  • A.

    momento terminal do processo educativo

  • B.

    algo estático do processo educativo

  • C.

    algo dinâmico, como caminho para o avanço

  • D.

    algo apropriado para um acerto de contas

  • E.

    exigência burocrática periódica

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

Na concepção progressista crítico-social dos conteúdos, a escola tem o papel fundador de difusão de saberes indissociáveis dos contextos sociais, contribuindo, assim, para a superação da seletividade social e para a concretização de um modelo democrático de sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No contexto contemporâneo, no campo da política e da gestão da educação, há um confronto de forças entre vertentes analíticas e praxiológicas. Todas as opções abaixo apresentam afirmativas corretas sobre tais vertentes, EXCETO uma. Assinale-a.

  • A.

    A lógica mercadológica influencia a formulação de políticas públicas e tem como termos-chave a eficiência econômica e a descentralização.

  • B.

    A gestão produtiva tem como pano de fundo o fenômeno da globalização e compreende os movimentos de resistência e renovação de sociedades científicas que visam à valorização do magistério.

  • C.

    A gestão democrática é uma conquista dos movimentos sociais que lutam pela qualidade na educação, sustentada na participação equitativa nos bens econômicos e culturais.

  • D.

    A tendência democrática é evidente na legislação de ensino brasileira, ao assegurar a autonomia da escola pública e a participação dos educadores na elaboração do projeto pedagógico.

  • E.

    As políticas que geram crescimento da competitividade no âmbito educacional estão a serviço de fins pragmáticos e utilitários, desprovidos de relevância política e cultural.

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A aprendizagem embasada no conhecimento prévio e na agregação de conhecimentos mais gerais, com a posterior integração de mais especificidades e de maiores dificuldades é própria da teoria construtivista.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...