Questões de Pedagogia

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Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

A Lei n.º 5.692/1971 é considerada um marco na implementação das categorias propostas pela concepção liberal tecnicista, por meio da inserção da escola no modelo de racionalização do sistema de produção capitalista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Cláudia quer as inovações que as TIC proporcionam. Por isso, passou a estudar o assunto com profundidade, tomando contato com os enunciados abaixo.

I – Com as TIC, os gestores têm informações que permitem identificar dificuldades e superá-las pelo diálogo, sendo preciso selecionar as que subsidiam a tomada de decisões e acompanhar ações administrativas e pedagógicas, tendo uma visão global da escola.

II – Convênios com emissoras de TV, teleconferências, entrevistas on line e produções digitais dos alunos são exemplos que demandam uma reorientação à formação de professores e respaldo das instituições onde trabalham.

III – Inovações tecnológicas devem ser imediatamente incorporadas ao universo escolar, que precisa se tornar vanguarda no uso de instrumental de ponta, especialmente no que tange à velocidade.

IV – As novas tecnologias, ao facilitarem a conectividade, podem favorecer a integração entre a escola e a comunidade, abrindo espaços de democratização e de reequilíbrio social.

Cláudia deve considerar, por serem corretos, os enunciados:

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

A concepção progressista libertária, que tem como principal representante o educador brasileiro Paulo Freire, propõe a superação da educação bancária, trabalhando com uma perspectiva crítica, que questiona a realidade da relação dos homens entre si e com a natureza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Cláudia pode adotar uma estratégia, vinculada à gestão, que vise à formação contextualizada de educadores. Ela pode se valer de ambientes virtuais de aprendizagem, que são:

  • A.

    programas de computador utilizados para o tratamento da imagem, organização de fotos e exposição multimídia.

  • B.

    sítios na Internet desenvolvidos para a troca de recados e compartilhamento de pontos de vista em comunidades de afinidade ou de reivindicações.

  • C.

    endereços na web voltados para a pesquisa de conteúdos e de imagens que podem ser anexados a trabalhos escolares.

  • D.

    sistemas computacionais, geralmente acessados via Internet, que se destinam ao suporte de atividades mediadas pelas TIC e por um professor-orientador.

  • E.

    gerenciadores de correio eletrônico em ambiente de rede interna, que estabelecem comunicação com um grupo restrito de profissionais.

Em pesquisa social e, em particular, em pesquisa-ação ou pesquisa participante, os problemas colocados são inicialmente de ordem prática. Assim, na formulação de um problema dessa natureza, é INCORRETO:

  • A. Analisar e delimitar a situação inicial.
  • B. Delinear a situação final, em função de critérios de desejabilidade e de factibilidade.
  • C. Identificar todos os problemas a serem resolvidos
  • D. Testar ou discutir a relevância científica e prática do que está sendo pesquisado, evitando, assim, redirecionamento da pesquisa.
  • E. Planejar as ações correspondentes.

A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação. De acordo com a concepção dialética, constituem princípios norteadores desse Projeto:

  • A. Autoridade, Qualidade, Respeito, Democracia e Ética.
  • B. Autoridade, Qualidade, Participação, Autonomia, Democracia e Igualdade.
  • C. Democracia, Incentivo, Respeito, Autonomia e Participação.
  • D. Democracia, Qualidade, Reflexão, Igualdade, Participação e Igualdade.
  • E. Autoridade, Compromisso, Participação e Autonomia.

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

A pedagogia liberal, em todas as suas vertentes, propaga a idéia de igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições, valorizando o desenvolvimento das aptidões individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Após a elaboração do projeto político-pedagógico pelos diversos segmentos de determinada escola, foi instalado, na entrada principal, um painel com as ações e metas previstas para que todos pudessem acompanhar o desenvolvimento e fazer as observações sobre o andamento e a qualidade dos resultados alcançados.

Nesse caso, o elemento facilitador do êxito do projeto políticopedagógico por essa ação foi o(a)

  • A. comunicação eficiente.
  • B. suporte institucional.
  • C. referencial teórico.
  • D. avaliação permanente.

A escola deve assegurar a mediação entre a criança e os modelos sociais. Alguns teóricos defendem que o professor deve assumir o papel do adulto mediador, sem, contudo, tornar-se membro do grupo de crianças. Com base nessa teoria, o papel de professor mediador consiste em

  • A.

    reproduzir a relação pedagógica tradicional entre mestre e aluno.

  • B.

    ajudar a criança a explorar e analisar o mundo do adulto, sendo um animador no grupo.

  • C.

    apenas deixar que as crianças convivam no grupo, o que já assegura sua formação social.

  • D.

    ser guia da cultura, tendo em vista o desenvolvimento intelectual dos indivíduos isoladamente.

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Para a implantação de TIC na escola que dirige, tendo em vista o crescimento institucional e a melhoria da gestão pedagógica, Cláudia deverá percorrer algumas etapas ou passos, que são:

  • A.

    garantir o acesso às TIC; proporcionar o domínio técnico, o pedagógico e o gerencial; estimular soluções inovadoras.

  • B.

    adquirir computadores; treinar os funcionários técnico- administrativos; implantar programas de gerenciamento.

  • C.

    criar um laboratório de informática; equipar os computadores com um sistema operacional; oferecer cursos adicionais aos alunos.

  • D.

    equipar a secretaria com periféricos; adotar plataformas digitais na elaboração de formulários; disponibilizar os dados.

  • E.

    escolher softwares que substituam o trabalho manual; criar novas rotinas; proporcionar atendimento ao público.

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