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A prática da avaliação em nossas escolas tem sido alvo de muitas críticas por parte dos educadores. Pode-se afirmar que essas críticas incidem sobre a prática de avaliação em virtude de(a):
I. Redução da avaliação a sua função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas.
II. Ênfase dada às aprendizagens orientadas por objetivos plurianuais e à individualização dos percursos de formação.
III. Fixação de critérios de desempenho unilaterais independentemente das condições do ensino, dos alunos e dos fatores externos e internos que interferem no rendimento escolar.
IV. Importância dada à negociação de sentidos no processo ensino-aprendizagem e na avaliação.
V. Utilização da avaliação como recompensa aos �bons� alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Podem ser consideradas como características da comunicação e da interação grupal no campo pedagógico:
I. A necessidade de mudança das relações autoritárias para as relações baseadas no diálogo.
II. Valorização das experiências do indivíduo.
III. A linguagem explicada e clara é vital para a superação de mal-entendidos.
IV. O clima relacional, emocional e afetivo é irrelevante para a construção de novos saberes.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.
A concepção liberal renovada não-diretiva, cuja representante é Maria Montessori, trabalha com a perspectiva do método ativo, que propõe situações de experiência que sejam interessantes por si mesmas e nas quais o problema estimule a reflexão, proporcionando a determinação da sua utilidade para a vida.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à escola como espaço de produção cultural infantil, assinale a opção correta.
Existe a necessidade de apresentar às crianças novas formas culturais, por isso o ambiente educacional deve levar em consideração a vida e a organização do adulto. Só assim, a escola estará preparando a criança para enfrentar o futuro e conviver bem nas relações com os adultos.
A organização dos espaços e tempos deve proporcionar ações adequadas a essa faixa etária, por isso jogos, brincadeiras, ambientes, objetos e materiais de uso diário devem ser permanentemente adaptados de forma a se tornarem acessíveis às crianças.
A criança em idade de zero a três anos não tem condições de compreender a realidade, por isso o educador deve ocupar-se com os cuidados essenciais de saúde e higiene e não se preocupar com questões que só se tornarão importantes em outra fase da vida da criança.
Proporcionar cultura é fazer com que a criança tome contato com outras formas de manifestação humana, por isso a escola deve promover passeios a museus e casas de cultura para que a criança perceba, desde a tenra idade, a importância da arte na vida do ser humano.
O trecho acima deixa evidente que, mais do que uma questão educacional, o uso das TIC – Tecnologias da Informação e da Comunicação – se coloca em âmbitos políticos, econômicos e sociais mais abrangentes. No entanto, deve-se considerar, também, que o número de pessoas que têm, hoje, acesso às TIC aumentou expressivamente. Considerando a importância da educação na formação dos cidadãos e a importância das TIC para o mundo do trabalho, é correto afirmar- se que a(o):
falta de formação dos professores em relação às TIC pode ser superada pelos recursos de tutoria que essas tecnologias trazem como parte da sua arquitetura.
facilidade com que os alunos absorvem as novas tecnologias é um perigo para o processo da utilização das TIC nas escolas, como parte integrante do processo de ensino.
escola precisa evitar deixar-se contagiar pela linguagem tecnológica e manter-se como referencial de saber e informação para seus alunos.
tecnologia digital possibilita a utilização pedagógica adequada dos recursos tecnológicos mesmo sem os conhecimentos técnicos por parte dos professores ou a assistência de técnicos especializados.
advento das TIC gerou novos desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologias na escola em relação a diferentes formas de representação e comunicação de idéias.
Sobre algumas funções da avaliação, é INCORRETO afirmar:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
De acordo com as características da Concepção Dialética da Educação, pode-se afirmar:
I. A educação é marcada por uma visão concreta (histórica) do homem.
II. A acão pedagógica é valorizada pela ação mediadora do comportamento humano, através de técnicas específicas.
III. O eixo do processo de aprendizagem está na modificação das próprias convicções dos alunos.
IV. A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.
V. A ação pedagógica é valorizada enquanto inserida na prática social concreta, considerando o aluno no contexto das relações sociais.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.
Assenta-se nos modelos de investimento e de demanda a economia da educação, como concepção. Segundo essa teoria, devem-se utilizar de maneira ótima os meios disponíveis, com a maior rentabilidade possível e, ao mesmo tempo, alcançar o equilíbrio da necessidade de mão-de-obra pelo mercado de trabalho.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação ao desenvolvimento da autonomia nas crianças, assinale a opção correta, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).
À escola não compete o direito de desenvolver outros valores além daqueles cultivados no ambiente familiar. Nesse sentido, só alcançarão autonomia as crianças que forem educadas em casa para adquirirem essa condição.
A heteronomia, que diz respeito ao cumprimento de ordens sem questionamento, constitui papel fundamental da escola ao se trabalharem os valores individuais e sociais.
A passagem da heteronomia para a autonomia pressupõe a utilização de recursos afetivos, cognitivos, sociais e culturais, o que pode ser exercitado no emprego de gradativa independência para agir, na escolha e tomada de decisões e na participação no estabelecimento de regras.
A passagem da autonomia para a heteronomia, que ocorre por meio do treino da obediência a regras, deve ser desenvolvida na escola para educar e promover a cidadania de crianças provindas de famílias desestruturadas.
"É preciso conhecer os diferentes tipos ou graus de cooperação profissional, a fim de gerar mudanças nas práticas de participação." (Thurler, 2001). Para cada tipo de cooperação profissional corresponde um estilo de direção e um estilo de funcionamento. Observe alguns deles.
A associação correta entre tipo de cooperação, estilo de direção e estilo de funcionamento é:
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