Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A prática da avaliação em nossas escolas tem sido alvo de muitas críticas por parte dos educadores. Pode-se afirmar que essas críticas incidem sobre a prática de avaliação em virtude de(a):

I. Redução da avaliação a sua função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas.

II. Ênfase dada às aprendizagens orientadas por objetivos plurianuais e à individualização dos percursos de formação.

III. Fixação de critérios de desempenho unilaterais independentemente das condições do ensino, dos alunos e dos fatores externos e internos que interferem no rendimento escolar.

IV. Importância dada à negociação de sentidos no processo ensino-aprendizagem e na avaliação.

V. Utilização da avaliação como recompensa aos �bons� alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados.

Estão corretas apenas:

  • A. I e II
  • B. III e IV
  • C. I, III e V
  • D. II e III
  • E. III, IV e V

Podem ser consideradas como características da comunicação e da interação grupal no campo pedagógico:

I. A necessidade de mudança das relações autoritárias para as relações baseadas no diálogo.

II. Valorização das experiências do indivíduo.

III. A linguagem explicada e clara é vital para a superação de mal-entendidos.

IV. O clima relacional, emocional e afetivo é irrelevante para a construção de novos saberes.

Estão corretas apenas:

  • A. II, III e IV
  • B. I e II
  • C. I, II e III
  • D. III e IV
  • E. I e IV

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

A concepção liberal renovada não-diretiva, cuja representante é Maria Montessori, trabalha com a perspectiva do método ativo, que propõe situações de experiência que sejam interessantes por si mesmas e nas quais o problema estimule a reflexão, proporcionando a determinação da sua utilidade para a vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à escola como espaço de produção cultural infantil, assinale a opção correta.

  • A.

    Existe a necessidade de apresentar às crianças novas formas culturais, por isso o ambiente educacional deve levar em consideração a vida e a organização do adulto. Só assim, a escola estará preparando a criança para enfrentar o futuro e conviver bem nas relações com os adultos.

  • B.

    A organização dos espaços e tempos deve proporcionar ações adequadas a essa faixa etária, por isso jogos, brincadeiras, ambientes, objetos e materiais de uso diário devem ser permanentemente adaptados de forma a se tornarem acessíveis às crianças.

  • C.

    A criança em idade de zero a três anos não tem condições de compreender a realidade, por isso o educador deve ocupar-se com os cuidados essenciais de saúde e higiene e não se preocupar com questões que só se tornarão importantes em outra fase da vida da criança.

  • D.

    Proporcionar cultura é fazer com que a criança tome contato com outras formas de manifestação humana, por isso a escola deve promover passeios a museus e casas de cultura para que a criança perceba, desde a tenra idade, a importância da arte na vida do ser humano.

O trecho acima deixa evidente que, mais do que uma questão educacional, o uso das TIC – Tecnologias da Informação e da Comunicação – se coloca em âmbitos políticos, econômicos e sociais mais abrangentes. No entanto, deve-se considerar, também, que o número de pessoas que têm, hoje, acesso às TIC aumentou expressivamente. Considerando a importância da educação na formação dos cidadãos e a importância das TIC para o mundo do trabalho, é correto afirmar- se que a(o):

  • A.

    falta de formação dos professores em relação às TIC pode ser superada pelos recursos de tutoria que essas tecnologias trazem como parte da sua arquitetura.

  • B.

    facilidade com que os alunos absorvem as novas tecnologias é um perigo para o processo da utilização das TIC nas escolas, como parte integrante do processo de ensino.

  • C.

    escola precisa evitar deixar-se contagiar pela linguagem tecnológica e manter-se como referencial de saber e informação para seus alunos.

  • D.

    tecnologia digital possibilita a utilização pedagógica adequada dos recursos tecnológicos mesmo sem os conhecimentos técnicos por parte dos professores ou a assistência de técnicos especializados.

  • E.

    advento das TIC gerou novos desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologias na escola em relação a diferentes formas de representação e comunicação de idéias.

Sobre algumas funções da avaliação, é INCORRETO afirmar:

  • A. A função de controle, juntamente com a função de diagnóstico, e o seu significado didático-pedagógico ficam restringidas à simples tarefa de atribuição de notas e classificação.
  • B. A função de diagnóstico permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor.
  • C. A função de controle refere-se aos meios e à freqüência das verificações e da qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas.
  • D. A função pedagógico-didática diz respeito aos próprios objetivos do processo de ensino e está diretamente vinculada às funções de diagnóstico e controle.
  • E. A função pedagógico-didática refere-se ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar.

De acordo com as características da Concepção Dialética da Educação, pode-se afirmar:

I. A educação é marcada por uma visão concreta (histórica) do homem.

II. A acão pedagógica é valorizada pela ação mediadora do comportamento humano, através de técnicas específicas.

III. O eixo do processo de aprendizagem está na modificação das próprias convicções dos alunos.

IV. A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.

V. A ação pedagógica é valorizada enquanto inserida na prática social concreta, considerando o aluno no contexto das relações sociais.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e III
  • B. I e II
  • C. I, II e III
  • D. III e IV
  • E. I e IV

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Assenta-se nos modelos de investimento e de demanda a economia da educação, como concepção. Segundo essa teoria, devem-se utilizar de maneira ótima os meios disponíveis, com a maior rentabilidade possível e, ao mesmo tempo, alcançar o equilíbrio da necessidade de mão-de-obra pelo mercado de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao desenvolvimento da autonomia nas crianças, assinale a opção correta, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).

  • A.

    À escola não compete o direito de desenvolver outros valores além daqueles cultivados no ambiente familiar. Nesse sentido, só alcançarão autonomia as crianças que forem educadas em casa para adquirirem essa condição.

  • B.

    A heteronomia, que diz respeito ao cumprimento de ordens sem questionamento, constitui papel fundamental da escola ao se trabalharem os valores individuais e sociais.

  • C.

    A passagem da heteronomia para a autonomia pressupõe a utilização de recursos afetivos, cognitivos, sociais e culturais, o que pode ser exercitado no emprego de gradativa independência para agir, na escolha e tomada de decisões e na participação no estabelecimento de regras.

  • D.

    A passagem da autonomia para a heteronomia, que ocorre por meio do treino da obediência a regras, deve ser desenvolvida na escola para educar e promover a cidadania de crianças provindas de famílias desestruturadas.

"É preciso conhecer os diferentes tipos ou graus de cooperação profissional, a fim de gerar mudanças nas práticas de participação." (Thurler, 2001). Para cada tipo de cooperação profissional corresponde um estilo de direção e um estilo de funcionamento. Observe alguns deles.

A associação correta entre tipo de cooperação, estilo de direção e estilo de funcionamento é:

  • A. I – P – U
  • B. II – R – V
  • C. III – S – T
  • D. IV– Q – X
  • E. V – S – V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...