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Leia o texto: "A avaliação é um termo geral que diz respeito a um conjunto de ações voltadas para o estudo sistemático de um fenômeno, uma situação, um processo, um evento, uma pessoa, visando emitir um juízo valorativo" (LIBÂNEO, 2001). Com base nesse conceito, pode-se afirmar:
I. Os processos de avaliação supõem uma coleta de dados e informações, através de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos foram atingidos.
II. Coleta de dados, juízos de valor e quantificação são componentes irrelevantes para a definição de avaliação.
III. A quantificação, no processo avaliativo, refere-se à utilização de algum tipo de medida, a partir de critérios explicitados previamente.
IV. Os juízos de valores, no processo avaliativo, não se baseiam em critérios previamente definidos, tendo em vista a tomada de decisões para novas ações.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Subjacente à prática escolar, há condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade. Dessa forma, uma educação caracterizada por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa, expressa a tendência pedagógica:
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.
Para Althusser, a superação das estruturas capitalistas é decidida nos aparelhos ideológicos do Estado, que são instrumentos de libertação das classes dominadas, e não apenas das instâncias políticas e econômicas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à educação infantil destinada a crianças entre zero e três anos, assinale a opção correta.
Visto que as creches apresentam peculiaridades diferentes da pré-escola, elas estão desobrigadas a manter fichas de acompanhamento e avaliação que identifiquem o desenvolvimento individual das crianças, pois, nessa faixa etária, o foco está no cuidar.
Pelo fato de não existirem parâmetros curriculares para a educação infantil, tampouco avaliação de aprendizagem, as instituições que oferecem esse tipo de atendimento têm plena liberdade para propor as formas de atendimento infantil.
É necessário que nas creches haja acompanhamento individual das crianças e registros que auxiliem a avaliação de seu desenvolvimento cognitivo e social; tais anotações favorecem o planejamento de atividades e a ampliação de possibilidades pedagógicas.
As instituições que oferecem educação infantil a crianças de zero a três anos devem se ater a um único objetivo: o de proporcionar aos indivíduos dessa faixa etária atividades lúdicas e oportunidade de socialização.
Tanto a elaboração curricular como a implantação de procedimentos avaliativos são instituídas a partir dos objetivos traçados para a educação, destacando-se os objetivos abaixo.
I - Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
II - Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
III - Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
Desses objetivos, o(s) que os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem para o Ensino Fundamental é(são):
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.
Dewey e Mannheim divergem quanto ao objetivo final do processo educativo, pois Dewey acredita que conflitos e contradições serão solucionados e superados, de forma a se construir uma sociedade democrática plena e harmoniosa, possibilidade que Mannheim nega.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal. Com relação a esse tema, assinale a opção incorreta.
A educação infantil deve ser embasada no cuidado com as crianças dispensando ações pedagógicas planejadas.
As situações vivenciadas pelas crianças fora do ambiente escolar, utilizadas como motivadoras para diversas atividades, é um ato pedagógico que deve ser valorizado na educação infantil.
Jogos e brincadeiras são situações que proporcionam a reestruturação do pensamento e favorecem a aquisição de conhecimentos.
Cuidar da criança implica interessar-se pelo que ela sente e pensa sobre o mundo e sobre si mesma, o que contribui para a ampliação de seus conhecimentos e de suas habilidades e para a promoção de sua autonomia.
Dentre as diretrizes abaixo, assinale a que norteia a elaboração curricular dos Ensinos Fundamental e Médio.
Ensino da Arte como componente curricular recomendável, nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Ensino da História do Brasil privilegiando as contribuições da cultura européia em função da sua predominância na constituição do povo brasileiro, mostrando, também, as contribuições das etnias indígena e africana.
Abrangência obrigatória do estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, do conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
Educação Física como componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, tanto nos cursos diurnos quanto nos noturnos.
Inclusão obrigatória, na parte diversificada do currículo, a partir do Ensino Médio, do ensino de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.
Para Bourdieu, as instituições escolares têm dupla função: a de reprodução da cultura e a de reprodução da estrutura de classes. Essa idéia se reflete nos dois tipos de escola do sistema, uma para a elite e outra para o povo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Cuidar das crianças na educação infantil implica
ter consciência de que as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento em uma atividade espontânea e imaginativa.
tomar conta das crianças para que elas não corram perigo, não se deparem com situações que lhes exijam tomada de atitude ou que sejam desafiadoras.
propor atividades sempre por meio de materiais didáticos e brinquedos pedagógicos, visto que atividades nãopedagógicas são consideradas antieducativas pelo fato de independerem da ação do professor.
compreendê-las e ajudá-las a se desenvolverem como seres humanos, valorizar suas capacidades, promover a saúde física e a mental, com base em conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual infantil.
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