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A avaliação faz parte do processo educativo. Ela permite que os responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem reformulem ou não seus procedimentos didático-pedagógicos.
Sobre a avaliação é correto afirmar que:
se utiliza de modo indiscriminado de provas e testes, mensurando os resultados para conhecer os sujeitos avaliados;
reforça tanto a classificação dos aprendentes de forma sistemática e global, como conduz à reprovação;
é uma intervenção no processo ensino-aprendizagem, medindo quantitativamente a capacidade dos sujeitos envolvidos;
é apenas um ato concluso, processo que se realiza para determinado momento;
representa um dos atos vitais para o alcance de uma prática pedagógica.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
A respeito dos princípios da avaliação da aprendizagem, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1 2 3 4.
2 1 4 3.
4 3 2 1.
1 2 4 3.
3 4 1 2.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, semelhanças e diferenças entre as Teorias de J. Piaget e de L. S. Vygotsky.
A democratização da gestão escolar pressupõe a participação da comunidade no que concerne à
execução das ações planejadas pelos Administradores e Especialistas em relação aos projetos destinados à coletividade.
verificação da atuação dos Especialistas na elaboração dos projetos educativos.
formulação da política de educação, acompanhamento de sua execução, através dos mecanismos institucionais e avaliação da mesma.
análise da competência técnica dos Gestores para decidir e realizar o Projeto Político-Pedagógico da escola.
definição dos objetivos de interesse popular para que os Dirigentes possam planejá-los e executá-los.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
A respeito das propostas progressistas de alfabetização e letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso.
( ) Ensinar apenas a mecânica do ler e do escrever é alfabetizar letrando.
( ) No processo de alfabetização, é necessário trabalhar apenas o sistema gráfico.
( ) O processo de alfabetização e letramento exige o trabalho na dimensão significativa e na dimensão gráfica.
( ) O texto deve ser o ponto de partida do processo de alfabetização e letramento.
( ) Alfabetizar não se reduz ao domínio das primeiras letras. Envolve também utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.
F V F V V.
F F V V V.
V V F F F.
V F V F F.
V V F V F.
Assinale a opção que apresente, corretamente, a tendência pedagógica que norteia cada um desses professores.
As dimensões política, social e cultural do Projeto Pedagógico se traduzem pela explicitação dos principais problemas de cada instituição educacional, pela proposição de soluções e definição de responsabilidades coletivas e individuais na superação desses problemas. Nesse sentido, a elaboração do Projeto Pedagógico, se constitui em
solução para se obter o ensino de qualidade.
um exercício de autonomia escolar.
momento privilegiado de avaliação das competências profissionais dos educadores.
responsabilidade principal da equipe técnica.
discussão coletiva dos conhecimentos a serem refletidos.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Joana freqüenta uma classe de alfabetização. Ao tentar escrever COPO, registrou QOPO, e na escrita de CAMISA, escreveu KAMIZA. Esse nível de produção gráfica em que a criança não omite letras, mas usa letras diferentes da escrita convencional, é denominada na psicogênese da língua escrita como nível:
pré-silábico.
ortográfico.
alfabético.
alfabético.
silábico-alfabético.
O currículo integrado é uma tendência importante na educação contemporânea, em todos os seus níveis. Sua adoção se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de proporcionar:
armazenagem do conhecimento em suas áreas específicas.
intercâmbio entre os docentes, visando ao acompanhamento personalizado da aprendizagem.
delineamento das linhas mestras para que possa ser gerado novo conhecimento.
reducionismo dos conteúdos e da maneira de realizar seu tratamento didático.
ordenamento especializado das disciplinas em uma progressão linear e didática.
Numa concepção crítica de educação, faz parte da elaboração de um Projeto Político-Pedagógico:
diagnosticar a capacidade intelectual de cada membro do grupo, visando desenvolver as ações educativas a quem tem possibilidade de sucesso de aprendizagem e respectiva inserção na vida produtiva da sociedade.
perceber o potencial cognitivo das várias crianças e/ou adolescentes para, assim, poder melhor preparar atividades de recuperação sócio-educativa aos educandos com déficit intelectual.
fazer um levantamento das condições sócio-econômicas das crianças e adolescentes para analisar o grau de carência cultural existente, visando uma ação educativa corretiva que supere as dificuldades sociais, culturais, cognitivas, de interação e de comunicação.
reconhecer, no grupo de crianças ou adolescentes a que se destina a ação sócio-educativa, as pessoas que têm capacidade de se ajustar às normas e regras sociais de qualquer tipo de grupo de convivência, para poder direcionar o projeto a este segmento do grupo.
conhecer e reconhecer os vários saberes existentes das crianças ou adolescentes a quem este se destina, assim como refletir as questões relativas ao cotidiano deles e suas subjetividades, explorando a diversidade cultural e social, enquanto elementos que favoreçam as ações educativas.
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