Questões de Pedagogia

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A avaliação faz parte do processo educativo. Ela permite que os responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem reformulem ou não seus procedimentos didático-pedagógicos.
Sobre a avaliação é correto afirmar que:

  • A.

    se utiliza de modo indiscriminado de provas e testes, mensurando os resultados para conhecer os sujeitos avaliados;

  • B.

    reforça tanto a classificação dos aprendentes de forma sistemática e global, como conduz à reprovação;

  • C.

    é uma intervenção no processo ensino-aprendizagem, medindo quantitativamente a capacidade dos sujeitos envolvidos;

  • D.

    é apenas um ato concluso, processo que se realiza para determinado momento;

  • E.

    representa um dos atos vitais para o alcance de uma prática pedagógica.

A respeito dos princípios da avaliação da aprendizagem, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4.

  • B.

    2 – 1 – 4 – 3.

  • C.

    4 – 3 – 2 – 1.

  • D.

    1– 2 – 4 – 3.

  • E.

    3 – 4 – 1 – 2.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, semelhanças e diferenças entre as Teorias de J. Piaget e de L. S. Vygotsky.

  • A.

  • B.
  • C.

  • D.

  • E.

A democratização da gestão escolar pressupõe a participação da comunidade no que concerne à

  • A.

    execução das ações planejadas pelos Administradores e Especialistas em relação aos projetos destinados à coletividade.

  • B.

    verificação da atuação dos Especialistas na elaboração dos projetos educativos.

  • C.

    formulação da política de educação, acompanhamento de sua execução, através dos mecanismos institucionais e avaliação da mesma.

  • D.

    análise da competência técnica dos Gestores para decidir e realizar o Projeto Político-Pedagógico da escola.

  • E.

    definição dos objetivos de interesse popular para que os Dirigentes possam planejá-los e executá-los.

A respeito das propostas progressistas de alfabetização e letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso.

( ) Ensinar apenas a mecânica do ler e do escrever é alfabetizar letrando.

( ) No processo de alfabetização, é necessário trabalhar apenas o sistema gráfico.

( ) O processo de alfabetização e letramento exige o trabalho na dimensão significativa e na dimensão gráfica.

( ) O texto deve ser o ponto de partida do processo de alfabetização e letramento.

( ) Alfabetizar não se reduz ao domínio das “primeiras letras”. Envolve também utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A.

    F – V – F – V – V.

  • B.

    F – F – V – V – V.

  • C.

    V – V – F – F – F.

  • D.

    V – F – V – F – F.

  • E.

    V – V – F – V – F.

Assinale a opção que apresente, corretamente, a tendência pedagógica que norteia cada um desses professores.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

As dimensões política, social e cultural do Projeto Pedagógico se traduzem pela explicitação dos principais problemas de cada instituição educacional, pela proposição de soluções e definição de responsabilidades coletivas e individuais na superação desses problemas. Nesse sentido, a elaboração do Projeto Pedagógico, se constitui em

  • A.

    solução para se obter o ensino de qualidade.

  • B.

    um exercício de autonomia escolar.

  • C.

    momento privilegiado de avaliação das competências profissionais dos educadores.

  • D.

    responsabilidade principal da equipe técnica.

  • E.

    discussão coletiva dos conhecimentos a serem refletidos.

Joana freqüenta uma classe de alfabetização. Ao tentar escrever COPO, registrou QOPO, e na escrita de CAMISA, escreveu KAMIZA. Esse nível de produção gráfica em que a criança não omite letras, mas usa letras diferentes da escrita convencional, é denominada na psicogênese da língua escrita como nível:

  • A.

    pré-silábico.

  • B.

    ortográfico.

  • C.

    alfabético.

  • D.

    alfabético.

  • E.

    silábico-alfabético.

O currículo integrado é uma tendência importante na educação contemporânea, em todos os seus níveis. Sua adoção se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de proporcionar:

  • A.

    armazenagem do conhecimento em suas áreas específicas.

  • B.

    intercâmbio entre os docentes, visando ao acompanhamento personalizado da aprendizagem.

  • C.

    delineamento das linhas mestras para que possa ser gerado novo conhecimento.

  • D.

    reducionismo dos conteúdos e da maneira de realizar seu tratamento didático.

  • E.

    ordenamento especializado das disciplinas em uma progressão linear e didática.

Numa concepção crítica de educação, faz parte da elaboração de um Projeto Político-Pedagógico:

  • A.

    diagnosticar a capacidade intelectual de cada membro do grupo, visando desenvolver as ações educativas a quem tem possibilidade de sucesso de aprendizagem e respectiva inserção na vida produtiva da sociedade.

  • B.

    perceber o potencial cognitivo das várias crianças e/ou adolescentes para, assim, poder melhor preparar atividades de recuperação sócio-educativa aos educandos com déficit intelectual.

  • C.

    fazer um levantamento das condições sócio-econômicas das crianças e adolescentes para analisar o grau de carência cultural existente, visando uma ação educativa corretiva que supere as dificuldades sociais, culturais, cognitivas, de interação e de comunicação.

  • D.

    reconhecer, no grupo de crianças ou adolescentes a que se destina a ação sócio-educativa, as pessoas que têm capacidade de se ajustar às normas e regras sociais de qualquer tipo de grupo de convivência, para poder direcionar o projeto a este segmento do grupo.

  • E.

    conhecer e reconhecer os vários saberes existentes das crianças ou adolescentes a quem este se destina, assim como refletir as questões relativas ao cotidiano deles e suas subjetividades, explorando a diversidade cultural e social, enquanto elementos que favoreçam as ações educativas.

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