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Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
O trabalho com o texto na escola básica, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, deve estar baseado numa concepção de linguagem. Segundo essa concepção, a linguagem é:
um instrumento de comunicação.
uma expressão do pensamento.
baseada em normas a serem seguidas, e tudo aquilo que delas se desvincula é considerado errado.
uma forma de interação social.
um conjunto de signos que se combinam segundo regras e que é capaz de transmitir uma mensagem.
Ongari e Molina (2003) destacam o fato de que muitas pesquisas acerca da figura profissional da educadora de creche têm sido realizadas objetivando caracterizar o perfil necessário desse profissional. A partir dos resultados da pesquisa, alguns aspectos desse perfil podem ser destacados:
I – ser um profissional com habilidade para organizar conteúdos para ensinar às crianças, preparando-as para o futuro;
II – ser firme, garantindo a disciplina das crianças, já que nessa faixa etária elas ainda não têm as regras sociais internalizadas;
III – saber escolher, a cada momento, as maneiras de se relacionar com as crianças, uma vez que elas mudam a todo instante;
IV – ter a capacidade de acolher todas as crianças, estabelecendo uma relação significativa e afetiva com elas.
Está(ão) correta(s), apenas, o(s) aspecto(s):
Sobre o currículo é INCORRETO afirmar que:
é elemento imprescindível para compreender o que costumamos chamar de prática pedagógica;
é um enfoque puramente economicista para compreender o poder reprodutor da educação;
está estreitamente relacionado com o conteúdo da profissionalização dos docentes;
se entrecruzam componentes e determinações muito diversas: pedagógicas, políticas, práticas administrativas, de controle sobre o sistema escolar, de inovação pedagógica.
"Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Currículo implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo a opção por um referencial teórico que o sustente" (Veiga, 1995, p. 26). Desse modo, o currículo escolar deve ser:
historicamente situado e culturalmente determinado;
mera simplificação do conhecimento cientifico, adequada a faixa etária e aos interesses dos alunos;
definida as delimitações das diferentes disciplinas curriculares, segmentalizando-as;
orientação para a organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Das alternativas abaixo, qual a opção que melhor representa o novo perfil do professor de Ensino Religioso?
"A idéia central da Pedagogia de Projetos é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado." (Burnier, In:Nóvoa,1992)
Pode-se afirmar que a Pedagogia de Projetos atinge os seguintes pressupostos da aprendizagem:
I- partir de uma visão sincrética do assunto, passar por uma etapa analítica e fechar com uma visão sintética do problema estudado;
II- proporcionar experiências de contato, de uso e de análise das informações acessadas;
III- partir de situações propostas pela prática, questioná-la e ampliá-la à luz da teoria e retornar à prática a fim de intervir na realidade, transformando-a;
IV- trabalhar objetivos ao saber, ao saber fazer e ao saber ser.
Assinale a alternativa:
se apenas I,II e III forem verdadeiras
se I, II, III e IV forem verdadeiras
se apenas I e IV forem verdadeiras
se apenas I,III e IV forem verdadeiras
se apenas II, III e IV forem verdadeiras
Para os autores, esse fato ilustra a existência de
conflito religioso.
diversidade religiosa.
intolerância religiosa.
divergência entre cultos.
disputas religiosas.
"O conjunto de normas e valores implícitos nas atividades escolares, porém não mencionados pelos professores ou não intencionalmente buscados por eles. São, portanto, aprendizagens ou efeitos de aprendizagens não intencionais que se dão como resultado certos elementos presentes no ambiente da escola". O texto faz menção ao:
currículo vazio;
currículo oficial;
currículo explícito;
currículo oculto.
Leia atentamente as afirmativas abaixo que referemse, segundo SAVIANI(1983), a quatro diferentes correntes pedagógicas:
I- Cabe à educação proporcionar um eficiente treinamento para a execução das múltiplas tarefas demandadas continuamente pelo sistema social... O importante é aprender a fazer.
II- A escola se organiza como uma agência centrada no professor, o qual transmite segundo uma gradação lógica o acervo cultural aos alunos. A este cabe assimilar os conhecimentos que lhes são transmitidos.
III- O importante na escola não é aprender, mas aprender a aprender.
IV- A escola tem como função garantir aos trabalhadores um ensino de melhor qualidade possível, nas condições históricas atuais, de modo a evitar que ela seja apropriada aos interesses dominantes e articulada com os mesmos.
As quatro correntes pedagógicas mencionadas são, respectivamente:
crítico-social dos conteúdos, nova, tradicional e tecnicista.
tradicional, crítico-social dos conteúdos, nova e tecnicista.
tecnicista,nova, tradicional e crítico-social dos conteúdos.
nova, crítico-social dos conteúdos, tecnicista e tradicional.
tecnicista, tradicional, nova e crítico-social dos conteúdos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Uma escola pública de ensino fundamental está passando por alguns problemas de violência, como desrespeito dos alunos aos professores e funcionários e agressões verbais e corporais entre alunos. Para resolver essa situação de forma duradoura e conseqüente, é indispensável:
solicitar ao sistema policial uma viatura permanentemente na escola.
passar uma determinação a todos os alunos, alertando-os sobre a medida de transferência a outras instituições de quem não obedecer às normas de bom convívio.
impor normas mais rígidas de conduta aos alunos.
ouvir professores, alunos e a comunidade como um todo, para que possa ser traçado um projeto coletivo visando o enfrentamento do problema.
treinar profissionais para fiscalizar permanentemente os alunos.
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