Questões de Pedagogia

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Vygotsky e Piaget assumem posições diferentes em relação aos impactos da aprendizagem sobre o desenvolvimento e, por conseqüência, no papel da intervenção pedagógica. As premissas das teorias de Vygotsky e Piaget são respectivamente:

  • A.

    a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o desenvolvimento segue-se a aprendizagem, enquanto a epistemologia genética de Piaget reconhece que o desenvolvimento subordina-se à aprendizagem.

  • B.

    a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem não tem um impacto decisivo sobre o desenvolvimento, enquanto a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que sucede o desenvolvimento.

  • C.

    a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que a aprendizagem não tem impacto decisivo no desenvolvimento, enquanto a perspectiva histórico-cultural de Piaget propõe a simultaneidade da aprendizagem e do desenvolvimento.

  • D.

    a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget postula que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.

  • E.

    a abordagem sócio-histórica de Vygotsky reconhece que a aprendizagem não tem papel decisivo no desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.

Texto para as questões 36 e 37

 

Em um mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, o ato de estar formando para a vida significa mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos. De fato, tal ação significa: saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes naturezas; participar socialmente de forma prática e solidária; ser capaz de elaborar críticas e propostas.

Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta.

  • A.

    A tradição escolar que compartimenta as disciplinas em atividades padronizadas sem relacioná-las com contextos reais necessita ser repensada para atender às necessidades educacionais atuais.

  • B.

    A mudança de atitude diante da passividade depende exclusivamente do educando e não, dos métodos de ensino e de uma nova sintonia entre a escola e a realidade.

  • C.

    As alterações na forma de ensino dependem exclusivamente dos professores e das metodologias utilizadas em sala de aula, e, a partir da mudança de postura desse profissional, a escola estará comprometida com a contemporaneidade.

  • D.

    Atitudes e compromissos sociais não devem ser ensinados na escola, pois fazem parte da capacidade individual do educando e dependem de seu livre arbítrio. A única instituição capaz de transformar essas atitudes é a família.

Segundo Zabalza (1998), a fundamentação de um novo conceito de criança pequena como sujeito da educação constitui a base dos desafios que a escola infantil precisa enfrentar. O autor compreende que a criança:

  • A.

    é aberta aos novos conhecimentos, pois, sendo muito nova ao chegar à escola, não traz muitas experiências prévias, sendo a instituição responsável por fornecer os conhecimentos necessários para seu desenvolvimento

  • B.

    é competente e, ao entrar na escola, já traz consigo vivências, destrezas que a escola aproveitará como alicerces do seu desenvolvimento, sendo necessário, portanto, pensá-la como sujeito potente

  • C.

    é um ser puro e ingênuo que precisa ser preservado da violência urbana e das informações nocivas ao seu desenvolvimento, sendo papel da escola preservá-la das influências negativas.

  • D.

    chega à instituição de Educação Infantil com muitas defasagens, tendo em vista suas experiências familiares, cabendo à escola suprir as carências infantis e prepará-la para o Ensino Fundamental.

  • E. chega à escola com muitas experiências e conhecimentos e o papel da instituição é deixá-la livre para continuar seu desenvolvimento espontâneo, garantindo momentos agradáveis, acolhedores e significativos

O professor que se coloca como orientador / facilitador com sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem, e que busca desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com aquilo que é observado, aplica um dos princípios pedagógicos do processo ensino-aprendizagem, denominado:

  • A. contextualização.
  • B. interdisciplinaridade.
  • C. identidade.
  • D. sensibilidade.
  • E. igualdade.

Plano de aula é a proposta de trabalho do professor para determinada aula ou conjunto de aulas. (Vasconcellos, 2006).

Para que os planos sirvam efetivamente como guias orientadores devem apresentar, segundo Libâneo, as seguintes características:

  • A.

    logicidade, unidade, clareza

  • B.

    racionalidade, praticidade, realismo

  • C.

    objetividade, coerência, flexibilidade

  • D.

    racionalidade, funcionalidade, seqüência

  • E.

    interdisciplinaridade, adequação, uniformidade

Os componentes do espaço onde vivemos e da paisagem tanto são decorrentes da ação da natureza como da ação dos homens. A percepção dos elementos que compõem a paisagem do lugar onde vivem é uma aprendizagem fundamental para as crianças, no pré-escolar. Assim sendo, em uma escola de periferia, que atende a crianças oriundas de famílias que vivem em condições socioeconômicas bastantes precárias, é importante:

  • A. levá-las a conhecer profundamente a sua realidade, pois dificilmente terão oportunidade de conhecer algo diferente.
  • B. entrar em contato com as famílias para compreender como vivem e como percebem o meio ambiente
  • C. dar condições para que aprendam a ler e contar, pois isso é o que importa para sua sobrevivência na infância e no futuro
  • D. partir dos conhecimentos das crianças para compreendêlos e ampliá-los em relação à realidade material e social.
  • E. ensinar a cultura da escola para as crianças, garantindo uma compensação das carências naturais existentes nessas classes

A noção de aprender a partir do conhecimento do sujeito, a noção de ensinar a partir de palavras e temas geradores, a educação como ato de conhecimento e de transformação social e a politicidade da educação são marcos característicos da:

  • A. pedagogia dos conteúdos socioculturais.
  • B. pedagogia libertária.
  • C. escola nova.
  • D. pedagogia tecnicista.
  • E. pedagogia libertadora.

"(...) No que se refere às funções da avaliação da aprendizagem, importa ter presente que ela permite o julgamento e a conseqüente classificação, mas essa não é a sua função constitutiva. É importante estar atento à sua função ontológica (constitutiva), que é de diagnóstico, e, por isso mesmo, a avaliação cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subseqüentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade nos resultados." (LUCKESI,1995)

Articuladas com a função ontológica da Avaliação da Aprendizagem estão, segundo Luckesi, as funções, EXCETO:

  • A.

    de disciplinamento da personalidade do educando;

  • B.

    de propiciar a autocompreensão, tanto do educando quanto do educador;

  • C.

    de motivar o crescimento;

  • D.

    de aprofundamento da aprendizagem;

  • E.

    de auxiliar a aprendizagem .

Nos projetos educativos buscamos desenvolver a capacidade do aluno em estabelecer conexões interdisciplinares entre os diferentes conteúdos e áreas do conhecimento constitutivos da aprendizagem escolar. A partir desse fragmento avalie as afirmativas a seguir:

I – estamos estabelecendo relações e construindo significados através das experiências e noções que os sujeitos estabelecem independentemente de suas capacidades cognitivas, afetivas e relacionais;
II – estamos oferecendo condições para que o aluno construa sua autonomia através da proposição de novas questões a partir do que já conhece e do (re)significado de seus registros simbólicos- representacionais acerca do aprendido;
III – estamos tornando a aprendizagem sistemática, quando o aluno percebe a informação ou o conhecimento que lhe está sendo apresentado através de reforço audiovisual;
IV – estamos utilizando a avaliação como um processo a ser encarado tanto nos seus aspectos teórico-conceituais, quanto nos aspectos referentes à construção de instrumentos ao que se está avaliando.

As afirmativas corretas são:

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e III;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    II e IV

  • E.

    III e IV.

Muitas são as concepções do processo educacional presentes na Educação Infantil. Há desde práticas assistencialistas até as que buscam antecipar para o pré%u2013escolar conteúdos e metodologias do Ensino Fundamental. Dentre tantas possibilidades encontram-se a concepção que percebe o pré-escolar como momento específico para estimulação do desenvolvimento cognitivo, o que leva a um conjunto de práticas que:

  • A. consideram a criança como um adulto em miniatura
  • B. consideram a criança totalmente dependente do adulto e de sua condução
  • C. privilegiam cuidados físicos, com ênfase na higiene, além de rotinas rígidas.
  • D. desvalorizam o papel do afeto no processo de desenvolvimento da criança.
  • E. valorizam os processos de socialização e educação para a cidadania.
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