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Com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil assinale a alternativa que prevê um dos objetivos da Educação Infantil:
perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvimento e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bemestar;
posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) O planejamento de ensino implica o estabelecimento de objetivos, critérios de avaliação, técnicas de ensino, conteúdo programático, recursos didáticos e organização seqüencial dos conteúdos.
( ) As tendências pedagógicas Humanista, Progressista e Histórico-Crítica não expressam a superação de uma visão dicotomizada de Educação Física Escolar.
( ) Os perfis de habilitação do profissional de Educação Física são: Licenciado, Técnico- Desportivo e Bacharel.
( ) Estudos na área de Educação Física demonstram que há uma predominância avaliativa de tendência tecnicista e comportamentalista ao enfatizar os conteúdos motores.
( ) A prática de esportes nas escolas alcançou um desenvolvimento considerável devido ao crescimento industrial no pós-segunda guerra mundial, crescente urbanização e diversificação dos meios de comunicação de massa.
A seqüência CORRETA das respostas é:
"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo." (FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido.Paz e Terra,1983.)
Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que Paulo Freire refere-se à:
pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluída, tornando-a espaço de discussão visando à transformação da realidade social.
pedagogia do conflito, que sugere evidenciar as contradições ao invés de camuflá-las, visando à ação do professor revolucionário, mesmo sendo a partir da educação conservadora.
a prática, em que a não diretividade e o espontaneísmo supervaloriza a contribuição do próprio educando, coloca em dúvida o resultado da educação.
educação bancária, em que conhecer é um ato de doação do educador ao educando.
prática que defende a auto-gestão pedagógica, em que o professor é o direcionador do processo, em comunhão com os alunos, evitando todas as formas de autoritarismo e disciplina, visando a um trabalho efetivo em direção à democratização do ensino e da sociedade.
...Tivemos a mesma idéia ao mesmo tempo (!) de fazer um céu na nossa sala! Com um sol! Madalena trouxe um pano bem fininho e nós começamos a combinar como ia ser o céu... Todo mundo trabalhou muito até acabarmos todo o céu, mas valeu a pena, porque ele ficou bonito. Bonito não, ficou lindo, lindíssimo!!!...
O relato acima, feito por Marcelo, de 5 anos, à sua mãe, evidencia uma prática na organização do espaço que considera que:
esta organização deve ser uma atividade rotineira, envolvendo as crianças, as famílias e todos os funcionários da escola
esta organização deve ser planejada pela educadora, de acordo com as efemérides
o papel do adulto está no planejar as atividades dirigidas e trazer os materiais para que as crianças possam exercitar a criatividade
o papel do adulto não está em colocar-se no centro da atividade, mas em valorizar a experiência vivida pelas crianças.
os pais devem participar da organização do espaço da sala de aula, já que conhecem os interesses dos filhos.
São princípios norteadores da Educação Infantil previstos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, EXCETO:
o direito das crianças a brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade;
o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Necessários ao processo ensino-aprendizagem, devem refletir os pontos de chegada de educação escolar, sendo definidos a partir das necessidades dos educandos e dos compromissos técnico-políticos dos educadores. Estamos falando de:
Segundo a abordagem sócio-interacionista o comportamento indisciplinado encontrado nas escolas é resultado de:
fatores genéticos herdados, que agravam as condições de precariedade sócio-educacionais.
uma rebeldia salutar em relação às normas socialmente instituídas, estas sim carentes de visão.
uma multiplicidade de influências que se apresentam à criança e ao adolescente ao longo de seu desenvolvimento e com as quais estabelecem uma relação ativa.
um ambiente familiar desestruturado
naturais questionamentos que as novas gerações fazem ao que está instituído
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Texto para as questões 36 e 37
Em um mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, o ato de estar formando para a vida significa mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos. De fato, tal ação significa: saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes naturezas; participar socialmente de forma prática e solidária; ser capaz de elaborar críticas e propostas.
A partir das idéias do texto, assinale a opção incorreta.
Uma proposta pedagógica com abertura para as questões sociopolíticas colabora na concepção de uma escola comprometida com o aspecto social.
Não trabalhar os temas transversais como proposta escolar impossibilita a promoção do enfrentamento de problemas de diferentes naturezas.
Ações de solidariedade no espaço escolar proporcionam a tomada de consciência e a abertura para o compromisso com o próximo.
Não é papel da escola formar cidadãos críticos e comprometidos com a realidade social.
A atividade lúdica é reconhecidamente a atividade de maior valor para o desenvolvimento infantil. Há décadas, os trabalhos e pesquisas nessa área vêm se intensificando e, de uma maneira geral, buscando mostrar a importância da brincadeira e dos jogos na formação da subjetividade da criança. Hoje, porém, alguns autores observam que as brincadeiras de rua e os jogos de tabuleiro vêm sendo substituídos pela televisão e pelo computador. Por este motivo, sobre as crianças do século XXI, é correto afirmar que são mais:
agressivas que as crianças do passado, por se desenvolverem sob influências morais mais negativas, incentivadas pela televisão
ativas que as crianças do passado, por causa do excesso de estimulação proveniente dos programas televisivos e dos jogos de computador
inteligentes que as crianças do passado, por terem maior acesso aos meios de comunicação, o que as incentiva cognitivamente ao estudo.
passivas e menos contestadoras, pois a televisão e o computador já apresentam as informações prontas e, por isso, não precisam pensar
expostas aos meios de comunicação, mas só podem ser entendidas no interior dos acontecimentos sociohistórico- culturais da época de hoje.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A atual legislação brasileira prevê o atendimento dos alunos portadores de deficiências, na perspectiva da educação inclusiva, recomendando
I. a utilização das classes especiais na preparação dos alunos para sua integração na classe comum.
II. a oferta extraordinária dos serviços de educação especial em classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares e em ambiente domiciliar.
III. a inclusão dos alunos preferencialmente em classes comuns das escolas, em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino.
É CORRETO o que se expressa
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