Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil assinale a alternativa que prevê um dos objetivos da Educação Infantil:

  • A.

    perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

  • B.

    descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvimento e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bemestar;

  • C.

    posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

  • D.

    saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O planejamento de ensino implica o estabelecimento de objetivos, critérios de avaliação, técnicas de ensino, conteúdo programático, recursos didáticos e organização seqüencial dos conteúdos.

( ) As tendências pedagógicas Humanista, Progressista e Histórico-Crítica não expressam a superação de uma visão dicotomizada de Educação Física Escolar.

( ) Os perfis de habilitação do profissional de Educação Física são: Licenciado, Técnico- Desportivo e Bacharel.

( ) Estudos na área de Educação Física demonstram que há uma predominância avaliativa de tendência tecnicista e comportamentalista ao enfatizar os conteúdos motores.

( ) A prática de esportes nas escolas alcançou um desenvolvimento considerável devido ao crescimento industrial no pós-segunda guerra mundial, crescente urbanização e diversificação dos meios de comunicação de massa.

A seqüência CORRETA das respostas é:

  • A. F, V, F, V, F
  • B. F, V, V, F, F
  • C. F, V, V, F, F
  • D. V, F, V, F, V
  • E. V, F, F, V, V

"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo." (FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido.Paz e Terra,1983.)

Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que Paulo Freire refere-se à:

  • A.

    pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluída, tornando-a espaço de discussão visando à transformação da realidade social.

  • B.

    pedagogia do conflito, que sugere evidenciar as contradições ao invés de camuflá-las, visando à ação do professor revolucionário, mesmo sendo a partir da educação conservadora.

  • C.

    a prática, em que a não diretividade e o espontaneísmo supervaloriza a contribuição do próprio educando, coloca em dúvida o resultado da educação.

  • D.

    educação bancária, em que conhecer é um ato de doação do educador ao educando.

  • E.

    prática que defende a auto-gestão pedagógica, em que o professor é o direcionador do processo, em comunhão com os alunos, evitando todas as formas de autoritarismo e disciplina, visando a um trabalho efetivo em direção à democratização do ensino e da sociedade.

...Tivemos a mesma idéia ao mesmo tempo (!) de fazer um céu na nossa sala! Com um sol! Madalena trouxe um pano bem fininho e nós começamos a combinar como ia ser o céu... Todo mundo trabalhou muito até acabarmos todo o céu, mas valeu a pena, porque ele ficou bonito. Bonito não, ficou lindo, lindíssimo!!!...

O relato acima, feito por Marcelo, de 5 anos, à sua mãe, evidencia uma prática na organização do espaço que considera que:

  • A.

    esta organização deve ser uma atividade rotineira, envolvendo as crianças, as famílias e todos os funcionários da escola

  • B.

    esta organização deve ser planejada pela educadora, de acordo com as efemérides

  • C.

    o papel do adulto está no planejar as atividades dirigidas e trazer os materiais para que as crianças possam exercitar a criatividade

  • D.

    o papel do adulto não está em colocar-se no centro da atividade, mas em valorizar a experiência vivida pelas crianças.

  • E.

    os pais devem participar da organização do espaço da sala de aula, já que conhecem os interesses dos filhos.

São princípios norteadores da Educação Infantil previstos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, EXCETO:

  • A.

    o direito das crianças a brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;

  • B.

    a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

  • C.

    o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade;

  • D.

    o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

Necessários ao processo ensino-aprendizagem, devem refletir os pontos de chegada de educação escolar, sendo definidos a partir das necessidades dos educandos e dos compromissos técnico-políticos dos educadores. Estamos falando de:

  • A. conteúdos programáticos.
  • B. objetivos escolares.
  • C. procedimentos metodológicos.
  • D. métodos de ensino.
  • E. projetos didáticos.

Segundo a abordagem sócio-interacionista o comportamento indisciplinado encontrado nas escolas é resultado de:

  • A.

    fatores genéticos herdados, que agravam as condições de precariedade sócio-educacionais.

  • B.

    uma rebeldia salutar em relação às normas socialmente instituídas, estas sim carentes de visão.

  • C.

    uma multiplicidade de influências que se apresentam à criança e ao adolescente ao longo de seu desenvolvimento e com as quais estabelecem uma relação ativa.

  • D.

    um ambiente familiar desestruturado

  • E.

    naturais questionamentos que as novas gerações fazem ao que está instituído

Texto para as questões 36 e 37

 

Em um mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, o ato de estar formando para a vida significa mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos. De fato, tal ação significa: saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes naturezas; participar socialmente de forma prática e solidária; ser capaz de elaborar críticas e propostas.

A partir das idéias do texto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Uma proposta pedagógica com abertura para as questões sociopolíticas colabora na concepção de uma escola comprometida com o aspecto social.

  • B.

    Não trabalhar os temas transversais como proposta escolar impossibilita a promoção do enfrentamento de problemas de diferentes naturezas.

  • C.

    Ações de solidariedade no espaço escolar proporcionam a tomada de consciência e a abertura para o compromisso com o próximo.

  • D.

    Não é papel da escola formar cidadãos críticos e comprometidos com a realidade social.

A atividade lúdica é reconhecidamente a atividade de maior valor para o desenvolvimento infantil. Há décadas, os trabalhos e pesquisas nessa área vêm se intensificando e, de uma maneira geral, buscando mostrar a importância da brincadeira e dos jogos na formação da subjetividade da criança. Hoje, porém, alguns autores observam que as brincadeiras de rua e os jogos de tabuleiro vêm sendo substituídos pela televisão e pelo computador. Por este motivo, sobre as crianças do século XXI, é correto afirmar que são mais:

  • A.

    agressivas que as crianças do passado, por se desenvolverem sob influências morais mais negativas, incentivadas pela televisão

  • B.

    ativas que as crianças do passado, por causa do excesso de estimulação proveniente dos programas televisivos e dos jogos de computador

  • C.

    inteligentes que as crianças do passado, por terem maior acesso aos meios de comunicação, o que as incentiva cognitivamente ao estudo.

  • D.

    passivas e menos contestadoras, pois a televisão e o computador já apresentam as informações prontas e, por isso, não precisam pensar

  • E.

    expostas aos meios de comunicação, mas só podem ser entendidas no interior dos acontecimentos sociohistórico- culturais da época de hoje.

A atual legislação brasileira prevê o atendimento dos alunos portadores de deficiências, na perspectiva da educação inclusiva, recomendando

I. a utilização das classes especiais na preparação dos alunos para sua integração na classe comum.

II. a oferta extraordinária dos serviços de educação especial em classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares e em ambiente domiciliar.

III. a inclusão dos alunos preferencialmente em classes comuns das escolas, em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino.

É CORRETO o que se expressa

  • A. na alternativa I apenas.
  • B. nas alternativas I e III apenas.
  • C. nas alternativas II e III apenas.
  • D. na alternativa III apenas.
  • E. nas alternativas I e II apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...