Questões de Pedagogia

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“A função social e política da escola básica é a socialização do saber por meio do ensino de qualidade, garantindo o ingresso e o sucesso escolar para todos”. A análise dessa afirmativa nos permite caracterizar a escola como:

I. única via de acesso do conhecimento.

II. espaço de inclusão social.

III. espaço onde se desenvolvem ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos e sistematizados.

É CORRETO o que se expressa em:

  • A. nas alternativas I, II e III.
  • B. apenas nas alternativas II e III.
  • C. apenas nas alternativas I e III.
  • D. apenas na alternativa III.
  • E. apenas na alternativa II.

Quando se fala em aprendizagem, estamos nos referindo ao fenômeno que ocorre no dia –a- dia desde o nascimento. Todo ato de aprendizagem depende de uma série de acontecimentos externos ao aprendiz, projetados para estimular os processos internos da aprendizagem. Sobre a aprendizagem avalie as afirmativas:

I- implica em um treinamento repetitivo e memorizante por parte do sujeito que aprende;
II- promove uma modificação relativamente duradoura do comportamento, através de treinos, experiências e observações;
III - provoca alterações superficiais do comportamento, embora exija um excessivo treinamento de habilidades;
IV- implica num esforço reconstrutivo pessoal do educando, inserindo-se num processo tipicamente formativo.

Estão corretas somente as afirmativas;

  • A.

    I e III;

  • B.

    II e III;

  • C.

    II e IV;

  • D.

    III e IV;

  • E.

    I e IV.

Sobre a didática, o referido método de ensino é uma forma de representar fenômenos e processos que ocorrem na realidade. Ela se dá seja através de explicações em um estudo do meio, seja através de explicação coletiva de um fenômeno.

► O trecho acima, é:

  • A.

    exemplificação;

  • B.

    demonstração;

  • C.

    exposição verbal;

  • D.

    ilustração.

Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil “Educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, ao conhecimento mais amplo da realidade social e cultural”. Dentro dessa perspectiva, examine os itens a seguir, julgue-os como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) O cuidar e o educar são indissociáveis, quando o educador está cuidando e ao mesmo tempo ele está educando.

( ) A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especificamente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.

( ) As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhe oferece.

  • A. F, V, F
  • B. V, F, F
  • C. F, V, V
  • D. V, V, V
  • E. V, F, V

Segundo Candau (2001), para enfrentar a violência é necessário promover, em todos os âmbitos da vida, uma cultura dos direitos humanos. De acordo com o pensamento da autora, no ambiente escolar essa cultura é promovida por meio de:

  • A.

    medidas de caráter repressivo e punitivo baseadas na vigilância.

  • B.

    pedagogias que tornem o cotidiano educacional um mundo auto-referido.

  • C.

    metodologia que enfatiza a sensibilização e o saber socialmente construído.

  • D.

    ações investigativas tendo a segurança como foco, visando a preservar os alunos.

  • E.

    projetos que objetivem equipar e proteger as escolas das ações depredadoras.

Ausubel assinala que a característica essencial da aprendizagem por descoberta, seja na forma de conceitos ou soluções de problemas exige que:

  • A.

    o conteúdo principal deva fornecer o agrupamento de informações para que possa ser integrado pelos alunos à sua estrutura cognitiva;

  • B.

    o conteúdo deva ser trazido ao aluno, na proposição de estímulos para provocar uma resposta padrão esperada e possa ser percebido no comportamento manifesto;

  • C.

    o professor seja o manipulador da informação, cabendo-lhe treinar o aluno para eliciar um comportamento significativo;

  • D.

    o aluno trabalhe sozinho sem a atuação do professor, bastando que responda a uma instrução programada préconstruída;

  • E.

    a solução de problemas seja uma atividade que exija do aluno o movimento de hipotetizar sobre os dados e, portanto, não se aplica a qualquer série ou ano escolar.

Enquanto instituição social, a escola é sempre orientada pelo tipo de homem que deseja formar. Numa perspectiva progressista, tem a função de construir pela práxis uma nova relação humana, formar pessoas criativas, questionadoras, críticas, comprometidas com as mudanças e não com a reprodução de modelo. Nessa concepção, a avaliação da aprendizagem deve ser considerada principalmente como:

  • A. intenção de acompanhamento permanente, de mediação, de intervenção pedagógica para a melhoria da aprendizagem.
  • B. constatação das capacidades dos alunos, quantificando seus saberes e apontando seus erros.
  • C. intenção prognóstica de explicação e apresentação de resultados.
  • D. instrumento de classificação e consolidação de resultados.
  • E. meio de obtenção e registro da aprendizagem do educando.

A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Sendo assim, é lícito afirmar que

  • A.

    para propiciar um ambiente acolhedor é importante que o professor elimine os conflitos, as disputas e as divergências existentes em sala de aula.

  • B.

    de forma alguma é bom propiciar situações de conversa, brincadeiras ou aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, pois estas aumentam a confiança e a auto–estima.

  • C.

    a interação social não é facilitada quando se garante a proximidade de crianças com interesses e níveis de desenvolvimento semelhantes e com idades diferentes.

  • D.

    é tarefa do professor individualizar aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, sociais, emocionais e cognitivas.

  • E.

    as crianças se desenvolvem em situações de interação social, nas quais conflitos e negociação de sentimentos, idéias e soluções são elementos indispensáveis.

O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projeto pedagógico. Segundo alguns autores, há pelo menos três tipos de currículo: currículo real,currículo formal e currículo oculto. Por currículo real, entende-se

  • A. aquele que não se manifesta claramente, não é prescrito, não aparece no planejamento, embora constitua importante fator de aprendizagem.
  • B. as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e dos significados trazidos pelos alunos do seio social.
  • C. aquele estabelecido pelos sistemas de ensino.
  • D. aquele que, de fato, acontece na sala de aula em decorrência dos planos de ensino.
  • E. tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea com várias práticas, atitudes, comportamentos em vigor no meio.

Uma sala de aula inspirada por essa afirmação de Oswald seria lugar de:

  • A. atividades sistemáticas de leitura de textos apropriados à criança
  • B. encontro e interlocução, onde diferentes leituras são interpretadas
  • C. valorização exclusiva da oralidade em detrimento da leitura.
  • D. promoção de atividades lúdicas que mobilizem a imaginação.
  • E. ênfase no treinamento motor, o que é fundamental para a escrita
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