Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A função social e política da escola básica é a socialização do saber por meio do ensino de qualidade, garantindo o ingresso e o sucesso escolar para todos. A análise dessa afirmativa nos permite caracterizar a escola como:
I. única via de acesso do conhecimento.
II. espaço de inclusão social.
III. espaço onde se desenvolvem ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos e sistematizados.
É CORRETO o que se expressa em:
Quando se fala em aprendizagem, estamos nos referindo ao fenômeno que ocorre no dia –a- dia desde o nascimento. Todo ato de aprendizagem depende de uma série de acontecimentos externos ao aprendiz, projetados para estimular os processos internos da aprendizagem. Sobre a aprendizagem avalie as afirmativas:
I- implica em um treinamento repetitivo e memorizante por parte do sujeito que aprende;
II- promove uma modificação relativamente duradoura do comportamento, através de treinos, experiências e observações;
III - provoca alterações superficiais do comportamento, embora exija um excessivo treinamento de habilidades;
IV- implica num esforço reconstrutivo pessoal do educando, inserindo-se num processo tipicamente formativo.
Estão corretas somente as afirmativas;
I e III;
II e III;
II e IV;
III e IV;
I e IV.
Sobre a didática, o referido método de ensino é uma forma de representar fenômenos e processos que ocorrem na realidade. Ela se dá seja através de explicações em um estudo do meio, seja através de explicação coletiva de um fenômeno.
► O trecho acima, é:
exemplificação;
demonstração;
exposição verbal;
ilustração.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil Educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, ao conhecimento mais amplo da realidade social e cultural. Dentro dessa perspectiva, examine os itens a seguir, julgue-os como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.
( ) O cuidar e o educar são indissociáveis, quando o educador está cuidando e ao mesmo tempo ele está educando.
( ) A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especificamente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.
( ) As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhe oferece.
Segundo Candau (2001), para enfrentar a violência é necessário promover, em todos os âmbitos da vida, uma cultura dos direitos humanos. De acordo com o pensamento da autora, no ambiente escolar essa cultura é promovida por meio de:
medidas de caráter repressivo e punitivo baseadas na vigilância.
pedagogias que tornem o cotidiano educacional um mundo auto-referido.
metodologia que enfatiza a sensibilização e o saber socialmente construído.
ações investigativas tendo a segurança como foco, visando a preservar os alunos.
projetos que objetivem equipar e proteger as escolas das ações depredadoras.
Ausubel assinala que a característica essencial da aprendizagem por descoberta, seja na forma de conceitos ou soluções de problemas exige que:
o conteúdo principal deva fornecer o agrupamento de informações para que possa ser integrado pelos alunos à sua estrutura cognitiva;
o conteúdo deva ser trazido ao aluno, na proposição de estímulos para provocar uma resposta padrão esperada e possa ser percebido no comportamento manifesto;
o professor seja o manipulador da informação, cabendo-lhe treinar o aluno para eliciar um comportamento significativo;
o aluno trabalhe sozinho sem a atuação do professor, bastando que responda a uma instrução programada préconstruída;
a solução de problemas seja uma atividade que exija do aluno o movimento de hipotetizar sobre os dados e, portanto, não se aplica a qualquer série ou ano escolar.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Enquanto instituição social, a escola é sempre orientada pelo tipo de homem que deseja formar. Numa perspectiva progressista, tem a função de construir pela práxis uma nova relação humana, formar pessoas criativas, questionadoras, críticas, comprometidas com as mudanças e não com a reprodução de modelo. Nessa concepção, a avaliação da aprendizagem deve ser considerada principalmente como:
A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Sendo assim, é lícito afirmar que
para propiciar um ambiente acolhedor é importante que o professor elimine os conflitos, as disputas e as divergências existentes em sala de aula.
de forma alguma é bom propiciar situações de conversa, brincadeiras ou aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, pois estas aumentam a confiança e a auto–estima.
a interação social não é facilitada quando se garante a proximidade de crianças com interesses e níveis de desenvolvimento semelhantes e com idades diferentes.
é tarefa do professor individualizar aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, sociais, emocionais e cognitivas.
as crianças se desenvolvem em situações de interação social, nas quais conflitos e negociação de sentimentos, idéias e soluções são elementos indispensáveis.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projeto pedagógico. Segundo alguns autores, há pelo menos três tipos de currículo: currículo real,currículo formal e currículo oculto. Por currículo real, entende-se
Uma sala de aula inspirada por essa afirmação de Oswald seria lugar de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...