Questões de Pedagogia

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"Nossa vida depende sempre de avaliações. Cada vez que temos de decidir, precisamos avaliar qual dos caminhos será melhor para o que pretendemos. A fim de minorar a subjetividade destas avaliações, recomenda-se baseá-las em medidas. .... Medida e avaliação estão presentes em todo o processo educacional, seja ele encarado de perto, na sala de aula, seja ele visto pelos responsáveis pelo sistema inteiro de educação." (Bauzer,1979)

Considerada, assim, a avaliação, que é um processo contínuo e racional, tem as seguintes etapas:

I- diagnóstico da situação

II- apreciação do plano preparado para influir na situação encontrada

III- acompanhamento da execução do projeto

IV- crítica dos resultados

São verdadeiras as afirmativas:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, II, III e IV

  • C.

    I, II e IV

  • D.

    I, III e IV

  • E.

    II, III e IV

Raul e Júlio têm 5 anos e estão brincando de polícia e ladrão no pátio de uma instituição de Educação Infantil.

— Polícia e ladrão: mãos para o alto! Você é polícia? (Raul)

— Não. Eu sou ladrão! (Júlio)

— Por quê? (professora)

— Eu acho mais divertido. Ladrão tem carro e é rico! (Júlio)

 A partir desse diálogo, que conclusão deve nortear o trabalho da professora?

  • A. É provável que essa brincadeira exemplifique o real da vida deles, pois traz personagens que fazem parte do contexto social da vida cotidiana
  • B. Os meninos em questão estão querendo desafiar a autoridade da professora por brincarem com um tema inadequado
  • C. Trata-se de uma brincadeira inocente, já que a criança dessa faixa etária ainda não percebe com clareza o que acontece no social mais amplo.
  • D. Júlio não conhece as regras da brincadeira tradicional de polícia e ladrão, sendo preciso que a professora esclareça para ele o que vale e o que não vale
  • E. A escolha da brincadeira provavelmente foi aleatória, tendo em vista que nessa faixa etária eles imitam muito o colega no brincar

A partir da leitura global do texto acima, marque a opção que contém o conjunto de afirmações CORRETAS.

I. A criança escreve segundo o princípio alfabético.

II. O aluno não compreende a função de segmentação dos espaços em branco.

III. O texto produzido proporciona ao leitor uma construção de significação.

IV. Há orientação e alinhamento da escrita de acordo com os padrões da Língua Portuguesa.

V. O texto apresenta lacunas semânticas que o tornam prolixo.

  • A. I, II e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e V.
  • D. I, III e V.
  • E. II, IV e V.

O espaço/ambiente da Educação Infantil é fundamental para a qualidade da ação educativa. Uma das estratégias é a organização de áreas de atividades diversificadas (cantinhos). Com um espaço semi-aberto de atividades, o educador tem a possibilidade de circular entre as crianças dando atenção individualizada. Esses cantinhos permitem a realização de atividades como a roda de conversa, a hora da história, o teatro espontâneo, a construção com blocos, entre outros, e possibilitam que a criança:

  • A. pense de maneira sistematizada a respeito de diferentes áreas do conhecimento, desenvolvendo, assim, o raciocínio lógico.
  • B. elabore comportamentos menos agressivos em relação às outras crianças, o que irá facilitar o planejamento do educador.
  • C. observe as atividades que estão sendo realizadas pelas outras crianças, para que construa um referencial de comportamento.
  • D. trabalhe individualmente, o que vai contribuir para a construção de sua identidade e para o seu desenvolvimento emocional.
  • E. interaja com pequenos grupos, permitindo a criação de um enredo comum nas brincadeiras, aumentando a troca e desenvolvendo a linguagem.

A moderna pedagogia trata o tema da orientação sexual a partir da compreensão da sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, presente no ser humano ao longo de toda a sua existência. Apoiar o aluno para que ele exerça sua sexualidade com prazer e responsabilidade é uma das finalidades essenciais desse tipo de trabalho na escola. Nessa perspectiva, espera-se que a escola se organize de modo a levar o estudante a

  • A.

    questionar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, meio eficaz para impedir a promiscuidade.

  • B.

    reconhecer que os papéis atribuídos ao masculino e ao feminino são naturais, biologicamente marcados e livres de discriminações.

  • C.

    identificar e expressar livremente seus sentimentos e desejos, entendidos como direito individual que não se subordina aos sentimentos e aos desejos de outrem.

  • D.

    conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual.

Como professor das séries iniciais da Educação Básica, você, provavelmente, encontrará nas produções textuais dos alunos ocorrências como as destacadas nos trechos abaixo, extraídas do texto de um aluno da 2ª série.

“Era uma vez um palhaço que queria um (1) enpregada e (2) comvidou um mulher bonita (...) o palhaço dece essa (3) mulhe trabanar muito(...) ele (4) olho um lindo carro de briquedo (...)”

Observe os dados destacados no texto e assinale a alternativa que contém a CORRETA explicação para a ocorrência dos dados destacados:

  • A. Todos os dados (1, 2, 3 e 4) revelam que a criança não compreende, ainda, a função da segmentação e dos espaços em branco.
  • B. Os dados (1) e (2) mostram que a criança não domina aspectos fonológicos da língua; enquanto (3) e (4) evidenciam que ela domina plenamente esses aspectos.
  • C. Todos os dados (1, 2, 3 e 4) evidenciam que a criança transfere marcas da oralidade para a escrita.
  • D. Os dados (1) e (2) evidenciam que a criança ainda não domina a ortografia; já (3) e (4) evidenciam a presença da oralidade na escrita.
  • E. As realizações (1), (2) e (4) evidenciam que a escrita da criança ainda apresenta marcas da oralidade.

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos educadores de Educação Infantil está relacionada à dificuldade de contato com a família das crianças, pois desconhecem os arranjos familiares e a realidade vivida pelas crianças atendidas pela escola. Por isso, uma justificativa comum aos "insucessos" escolares é a de que a criança vive no seio de uma família "desestruturada". Ao usar este termo, o educador evoca a:

  • A. existência de uma cultura de violência no interior da família.
  • B. organização familiar distante do modelo nuclear de família
  • C. falta de condições financeiras da família.
  • D. falta de estrutura habitacional da família.
  • E. ausência de regras a serem seguidas pela criança

A necessidade de se abordar transversalmente o tema saúde, permeando todas as áreas componentes do currículo escolar, decorre da constatação de que a mera transmissão de informações acerca do funcionamento do corpo, das características das doenças e dos hábitos de higiene, ainda que importantes, não garantem o desenvolvimento de atitudes de vida saudável. Entre as opções abaixo, assinale a que não reflete atitude de um educador comprometido com a promoção da saúde.

  • A.

    Entender a escola como um todo, da sala de aula aos banheiros, da área de recreação ao local em que se prepara e é servida a merenda, zelando pela existência de um ambiente saudável.

  • B.

    Promover a ativa participação da comunidade escolar, a começar pelo conjunto dos educadores, na elaboração do projeto pedagógico da educação para a saúde.

  • C.

    Eximir-se da tarefa de oferecer opções para a prática de ações promotoras da saúde para não tolher a liberdade individual de seus alunos.

  • D.

    Buscar um modelo de saúde o mais amplo possível, no qual interajam aspectos físicos, psíquicos, socioculturais e ambientais.

“(...) ela colocou os pratos e as colher na mesa (...)”

 “(...) eu vou comprar umas telha para conserta o telhado (...)”

Os trechos acima, extraídos de uma redação de aluno da 4ª série do Ensino Fundamental, apresentam casos que fogem ao que prescreve a Gramática Normativa, no que concerne à concordância nominal de número. No entanto, o aluno contempla plenamente a idéia de pluralidade no nível:

  • A. fonológico.
  • B. morfológico.
  • C. morfossintático.
  • D. sintático.
  • E. semântico.

Hoje, mais que em qualquer outra época, a questão ambiental ocupa posição de relevo na agenda das sociedades. Isso se dá em face dos preocupantes resultados de um modelo de civilização centrado na industrialização. Por seu impacto na vida das pessoas, o tema do meio ambiente não pode passar ao largo da educação. Em linhas gerais, espera-se que a escola contribua para que seu aluno seja capaz de

  • A.

    compreender os encadeamentos de diversos fenômenos naturais e seu relacionamento com a vida, posicionando-se criticamente ante as condições ambientais de seu meio.

  • B.

    entender que os problemas ambientais não interferem na qualidade de vida das pessoas quando ficam restritos a determinadas localidades.

  • C.

    adotar posturas distintas, relativas à preservação do meio ambiente, na escola, em casa e na comunidade, já que distintas são essas realidades.

  • D.

    assimilar a diferença intransponível entre patrimônio natural, étnico e cultural, condição necessária para se ligar afetivamente à natureza e aos seres humanos.

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