Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os movimentos que marcam o final do século XX destacam a informação e o conhecimento e trazem o avanço na informatização. No campo do treinamento, domina a área a seguinte tendência:

  • A.

    visão utilitarista, instrumental e pragmática num paradigma racional-burocrático;

  • B.

    busca do desenvolvimento de habilidades técnicas e gerenciais;

  • C.

    crescente desvinculação das ações de treinamento ao plano estratégico global das organizações;

  • D.

    ênfase na aquisição de informação, mudança de atitude e desenvolvimento de habilidades cede espaço para o pensamento criativo, a habilidade de aprender a aprender e o preparo para tomada de decisões;

  • E.

    especialistas de gestão passam a enfatizar os dados lógico-quantitativos na formulação de estratégias.

Atentando para a abrangência do termo e para a importância dos recursos didáticos na Educação Infantil, julgue os itens apresentados abaixo como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) todo material didático usado pelo professor deve estar vinculado à proposta educativa que a escola pretende desenvolver e fazer parte do acervo escolar.

( ) as pessoas da comunidade, principalmente as mais idosas, quando vêm à escola compartilhar com as crianças os conhecimentos e informações que possuem sobre a comunidade local, podem ser consideradas recursos didáticos.

( ) os recursos didáticos não devem ser utilizados como centro da ação educativa e sim como instrumento de apoio com que podem contar professor e aluno no processo ensinoaprendizagem.

  • A. F, V, V
  • B. V, V, V
  • C. V, F, V
  • D. F, F, V
  • E. V, F, F

É característica da avaliação

I controlar a disciplina dos alunos.

II possibilitar a revisão do plano de ensino.

III ajudar a desenvolver capacidades e habilidades nos alunos.

IV refletir os valores e expectativas do professor em relação aos alunos.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. II, III e IV.

Todas as transformações tecnológicas introduzidas nas empresas atingiram na essência o principal elemento, ou seja, o homem, passando a exigir do trabalhador maior responsabilidade, autonomia e novos conhecimentos. O planejamento de programas de capacitação técnicooperacional só será eficaz se:

I - identificar o quadro de pessoal e contar com uma base segura de dados, atualizada e coletada de todos os postos de trabalho;
II - adotar uma política de treinamento com premissas básicas;
III - utilizar a rede de ensino oficial ou as escolas Senai para suprir a mão-de-obra.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III;

  • D.

    I e II;

  • E.

    I, II e III.

Na curta história da educação infantil no Brasil vem se observando o binômio também presente em outros níveis educacionais que deu origem às práticas educacionais: de um lado a orientação tradicional conservadora e de outro a orientação nova/liberal. Na tentativa de romper com esses modelos, pode-se dizer que uma escola ao adotar pressupostos para uma educação transformadora defende em seu projeto político-pedagógico, no tocante à formação pessoal e social da criança , que a infância:

I. é um tempo de preparação para a cidadania.

II. é um tempo de vivência de cidadania.

III. é um tempo que não tem identidade, um estágio de preparação para a vida adulta.

É CORRETO o que se expressa:

  • A. apenas no item I.
  • B. apenas no item II.
  • C. apenas no item III.
  • D. apenas nos itens I e III.
  • E. nos itens I, II e III.

No que se refere à função educativa da avaliação na prática escolar, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação deve ser utilizada como recompensa aos bons alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados.

  • B.

    O bom professor é aquele que confia em seu olho clínico, por isso não necessita de verificações parciais no decorrer das aulas.

  • C.

    No processo de avaliação, deve-se considerar a relação mútua entre aspectos quantitativos e qualitativos, visando ao desenvolvimento autônomo e independente do educando.

  • D.

    As avaliações qualitativas devem ser valorizadas em detrimento das quantitativas, que não medem o conhecimento dos alunos.

O desenvolvimento organizacional é uma abordagem especial de mudança organizacional apoiada pela alta direção no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas e renovação organizacional. Reunião de confrontação refere-se a:

  • A.

    uma técnica de mudança de comportamento, de enfoque socioterapêutico, na qual grupos em conflito se reúnem sob a ajuda de um consultor interno;

  • B.

    uma técnica que visa o autodiagnóstico das relações interpessoais e se concentra nos estilos e conteúdos das comunicações;

  • C.

    uma técnica que reúne grupos orientados por um líder treinado para aumentar a tolerância quanto às habilidades e dificuldades de relacionamento;

  • D.

    uma técnica na qual equipes de funcionários ou gerentes competem, tomando decisões computadorizadas a respeito de situações reais;

  • E.

    técnica de mudança de comportamento que parte do princípio de que a retroação de dados proporciona a aprendizagem de novos dados a respeito de si mesmo, dos outros, dos processos grupais ou da dinâmica da organização.

O marco de nossa experiência, baseado na prática, teoria e pesquisas, é a imagem das crianças como ricas, fortes e poderosas. A ênfase é colocada em vê-las como sujeitos únicos, com direitos, em vez de simplesmente com necessidades.

Carlina Rinaldi

Essa concepção de infância está presente em instituições de Educação Infantil que promovem atividades que viabilizam para a criança a(o):

  • A.

    apropriação de conteúdos de linguagem e cognição, considerando-os como elementos constituintes do desenvolvimento infantil, voltados para a construção da imaginação e da lógica.

  • B.

    aproximação dos adultos que exercerão papéis fundamentais na construção dos seus modelos de comportamento social e cultural, possibilitando seu desenvolvimento afetivo e cognitivo.

  • C.

    aproximação da cultura, da linguagem, da cognição e da afetividade, como elementos constituintes do desenvolvimento humano, voltados para a construção da imaginação e da lógica.

  • D.

    desenvolvimento integral por meio de experiências interativas e afetivas que irão moldar suas atitudes em relação aos companheiros da mesma faixa etária, contribuindo para sua socialização.

  • E.

    desenvolvimento da percepção do outro, possibilitando a construção da identidade e a ampliação do repertório de soluções frente a situações-problema presentes no cotidiano.

Entende-se que a Educação Infantil tem por função primeira socializar, inserir as crianças no mundo que as cerca de maneira criativa, compromissada e responsável, bem como perpetuar e criar conhecimentos e culturas. Nessa perspectiva, as práticas avaliativas na Educação Infantil

I. fazem parte do cotidiano das tarefas propostas, das observações atentas do professor, das práticas de sala de aula.

II. são partes inerentes do processo mas não desvinculadas da necessidade de indicadores numéricos ou de outra ordem, para fins de promoção ao ensino fundamental.

III. orientam as crianças para a realização dos seus trabalhos e de suas aprendizagens, redirecionando-as em seus percursos.

É CORRETO o que se expressa:

  • A. nos itens I, II e III.
  • B. apenas nos itens I e II.
  • C. apenas nos itens I e III.
  • D. apenas no item I.
  • E. apenas no item III.

Acerca da segmentação em textos escritos, durante o processo de aquisição da escrita, assinale a opção correta.

  • A.

    O educando necessita apenas dominar a língua falada para fazer a transposição de palavras e expressões para a escrita.

  • B.

    Trata-se de problema conceitual complexo, que exige o reconhecimento de diferentes unidades lingüísticas.

  • C.

    Essa fase corresponde ao início do processo de aquisição da escrita, que o educando domina com muita facilidade.

  • D.

    A segmentação se refere ao processo de escrita formal que se dá com a aquisição de apenas uma unidade lingüística.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...