Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As organizações modernas dispensam atenção aos seus funcionários tanto quanto aos seus clientes. Os programas de treinamento que destacam a importância do comprometimento das chefias na recepção, acompanhamento e avaliação do recém-contratado, visando sua adesão às metas e valores organizacionais, é crucial para a reprodução do universo simbólico da organização. Esse tipo de treinamento denomina-se:
desenvolvimento comportamental;
seminários de avaliação;
programas de integração;
programas de desenvolvimento de equipes eficazes;
programas de qualidade de vida.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
35 As práticas de Artes Visuais na Educação Infantil nem sempre atentam para as contribuições mais recentes dos estudiosos sobre o assunto que enfatizam
I. a manifestação espontânea e auto-expressiva da criança na perspectiva de desenvolvimento do seu potencial criador, sem nenhuma intervenção do professor.
II. a necessidade de proporcionar inicialmente à criança, com o auxílio do professor, a vivência de experiências com materiais alusivos à construção de desenhos e pinturas por meio da exploração sensorial e de sua utilização em diversas brincadeiras .
III. o uso dos trabalhos infantis para ilustrar e enfeitar a escola em datas comemorativas, com a intervenção e auxílio do professor, como proposta de desenvolvimento artístico das crianças.
É CORRETO o que se diz apenas
"Ensinar exige disponibilidade para o diálogo." (Paulo Freire, 1997, p. 135). Essa disponibilidade supõe segurança para:
demonstrar os conhecimentos acumulados durante a formação.
manisfestar vergonha por desconhecer determinado conteúdo.
enfrentar alunos indisciplinados e fazê-los reconhecer a hierarquia.
transmitir conhecimentos com neutralidade ideológica.
assumir o que se sabe e o que não se sabe.
Maria, 5 anos de idade, vai de casa para a escola vendo diversas informações escritas, como as placas de trânsito, outdoors, nomes de lojas, cartazes de ofertas, números de casas, ela quer entender o que se esconde atrás deste misterioso código. A instituição de educação infantil deve assegurar
um alcance homogêneo e simultâneo por parte das crianças, apropriando-se da leitura e da escrita.
a infância, não possibilitando um contato da criança com a leitura e a escrita, pois levam à escolarização precoce.
apenas as práticas discursivas orais, priorizando sempre a realização das rodas de conversas, de leituras orais e silenciosas.
o direito da criança de manter contato com a escrita, mas esse contato não deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais.
o direito da criança de manter contato com a escrita, e esse contato deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais.
O nível de escrita em que a criança representa fielmente o som oral, por meio de um grafema para cada um dos fonemas da língua, é denominado
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A monitora Iracema convocou os pais para uma reunião que trataria sobre o comportamento da sua turma. A mãe de Paula não compareceu. A monitora, então, relatou sobre a rotina do grupo, explicando minuciosamente para os pais o estágio de desenvolvimento de cada criança e suas particularidades, demonstrando conhecer profundamente sua turma. Os pais, após essa exposição, questionaram o motivo pelo qual as crianças freqüentemente voltavam para casa com hematomas, mordidas e escoriações. A monitora, então, explicou que Paula agredia com freqüência seus coleguinhas, e que ultimamente estava mais agressiva, pois seus pais estavam em processo de separação. A monitora, então, explicou aos pais os problemas da família e os reflexos, dessas questões na vida de Paula. Alguns pais concluíram que o melhor seria afastar Paula do convívio de seus filhos, para evitar as agressões. Outros, solicitaram a atuação do Conselho Tutelar. Em razão do adiantado da hora, a monitora agradeceu a presença de todos e agendou uma nova reunião com a mesma pauta. Essa situação demonstra
a falta de atuação do Conselho Tutelar, que já devia ter tirado o pátrio poder da mãe de Paula, já que não está cumprindo com suas obrigações.
o esforço da monitora em velar pela integridade física de sua turma, apontando aos pais a responsável pelas agressões.
a participação dos pais no cotidiano da instituição, influenciando no processo e no progresso pedagógico da turma.
a violabilidade da integridade moral, abrangendo a degradação da imagem da criança, quando a monitora expõe aos presentes a vida de Paula.
o respeito que a monitora tem com sua turma e com cada criança, que conhece e expõe tão bem a particularidade de cada indivíduo para a comunidade.
Ao longo do tempo diferentes abordagens de gestão se configuraram ajustadas aos padrões de sua época, à mentalidade predominante e às necessidades das organizações. Nessa perspectiva, considere as afirmativas abaixo:
I - A teoria dos sistemas desenvolve uma abordagem situacional, ressaltando as condições ambientais exclusivas e fatores internos inerentes de cada organização. Nessa abordagem, concentram-se as pesquisas de estilos de liderança e natureza do relacionamento entre o líder e os membros do grupo.
II - Sob a perspectiva da teoria da contingência, pesquisadores perceberam que a interação entre as dimensões estruturais (mecanicistas) e humanas (comportamentais) das organizações sofriam influência de forças externas.
III – A teoria neoclássica das organizações emergiu das experiências de Hawthorne e aponta os efeitos potencialmente nocivos da Administração Científica do Trabalho, destacando a natureza do relacionamento social entre os integrantes de um grupo de trabalho como efeito motivador no desempenho.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I;
II;
III;
I e III;
I, II e III.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A música é uma das importantes formas de expressão humana o que justifica a sua presença no contexto da educação infantil como possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão das crianças por meio dessa linguagem. Dentro dessa perspectiva, constituem-se orientações adequadas no trabalho com a música na pré-escola:
I. estabelecer relações diretas entre o gesto, o movimento corporal e os diferentes sons.
II. limitar o contato das crianças com o repertório musical infantil.
III. incluir na escuta musical, obras de música erudita, da música popular, do cancioneiro infantil e da música regional.
Pode-se afirmar que apenas
Edgar Morin (2000), em "Os sete saberes necessários à educação do futuro", aponta alguns saberes fundamentais que a educação deve assumir e tratar. Observe alguns destes saberes e suas implicações para a educação.
Assinale a opção que associa corretamente as implicações para a educação com os saberes correspondentes.
P – IV Q – I R – II S – III
P – V Q – IV R – I S – V
Estudos do historiador Philiphe Áries, relatam as diversas transformações ocorridas, através dos séculos, no olhar e na compreensão que se tem acerca da infância. Na sociedade medieval, por exemplo, o alto índice de mortalidade infantil era considerado "normal" e a criança que conseguia sobreviver era imediatamente inserida no mundo adulto, não existindo, portando uma consciência da particularidade infantil, aquela que distingue a criança do adulto. Com isso, pode-se concluir que a concepção de infância é determinada histórica, social e culturalmente. Hoje, a concepção de infância que embasa a ação pedagógica na Educação Infantil entende a criança como:
I - um ser em maturação biológica que se tornará alguém quando deixar de ser criança;
II - um sujeito histórico e social, que se constrói nas relações, produz cultura e é por ela produzido;
III - alguém que tem uma natureza singular, sentindo e pensando o mundo de um jeito muito próprio;
IV - sujeito que necessita de cuidados especiais, pois ainda não desenvolveu uma racionalidade própria.
Está(ão) correta(s), apenas, a(s) afirmativa(s):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...