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Em cada item a seguir é apresentada uma ação pedagógica. Julgue se a ação pedagógica apresentada favorece as práticas de escrita.
I Reconhecer a capacidade de escrita das crianças e dar legitimidade às escritas iniciais.
II Desenvolver atividades que promovam escritas significativas para as crianças.
III Promover atividades que permitam diversidade de estratégias na resolução de problemas.
IV Desenvolver atividades que permitam à criança reler o texto produzido para possível reestruturação e para ampliação da compreensão acerca do processo de escrita.
A quantidade de itens certos é igual a
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Júlia faz um desenho em uma folha e mostra à monitora Iracema. Ela coloca o desenho de lado, pega outra folha e mostra a Júlia como e o que deve desenhar. Júlia continua desenhando do seu jeito. Iracema tira a folha de Júlia e pede que vá brincar com outra coisa. A monitora
agiu corretamente, ensinando a utilização correta dos materiais.
errou em orientar como Júlia deveria fazer. Nessa fase, o correto é pegar na mão da criança para que tenha mais firmeza em seus traços.
não respeitou a liberdade de expressão da criança, procurando direcionar Júlia segundo suas concepções.
ajudou Júlia na execução da sua atividade e a encaminhou no descobrimento de outras possibilidades.
não colaborou com o processo de desenvolvimento da criança, pois diante do fracasso na execução da atividade não persistiu, ao contrário, incentivou Júlia a desistir.
Numa cultura organizacional voltada para a aprendizagem, a transmissão pura de conhecimentos não basta para garantir o desempenho mais adequado tanto para os profissionais individualmente quanto para a empresa. A busca de estratégias de formação mais efetivas se justifica na medida em que:
torna-se urgente atentar para o desenvolvimento de competências mais amplas, como trabalho em equipe e habilidade de comunicação;
a aprendizagem por transmissão atende unicamente às demandas de uma qualificação pautada no desenvolvimento de competências de relacionamento social;
impõe-se o desenvolvimento da independência visando o abandono às normas e padrões;
no contexto atual, as habilidades sociais tornaram-se mais significativas do que as técnicas;
os métodos de aprendizagem orientados basicamente para experiência tornaram-se mais eficazes.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Em relação ao conhecimento do mundo natural e social, as novas discussões levam a concluir que, no campo da educação infantil, os melhores procedimentos didáticos em termos de favorecer a construção desse conhecimento são aqueles que
I. transformam a curiosidade e as perguntas trazidas pelas crianças em conhecimentos a serem explorados.
II. ampliam a compreensão das crianças sobre a vida em sociedade, graduando sempre os conteúdos de acordo com a complexidade que apresentam.
III. priorizam um trabalho materialmente acessível, concreto e próximo da criança.
Sobre o contido nos itens, pode-se afirmar que apenas
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
Na sociedade da informação, a escola deve servir de bússola para navegar nesse mar do conhecimento, superando a visão utilitarista de só oferecer informações "úteis" para a competitividade, para obter resultados. Deve orientar criticamente, sobretudo as crianças e jovens, na busca de uma informação que os faça crescer e não embrutecer. Hoje vale tudo para aprender. Isso vai além da "reciclagem" e da atualização de conhecimentos e muito mais além da "assimilação" de conhecimentos. A sociedade do conhecimento possui múltiplas oportunidades de aprendizagem: parcerias entre o público e o privado (família, empresa, associações, etc.). Neste contexto de impregnação do conhecimento, cabe à escola:
I - Amar o conhecimento como espaço de realização humana, de alegria e de contentamento cultural.
II - Selecionar e rever criticamente a informação.
III - Formular hipóteses.
IV - Ser criativa e inventiva (inovar).
V - Numa perspectiva emancipadora da educação, a escola tem que fazer tudo isso em favor dos excluídos, não discriminando o pobre. De acordo com o texto, estão corretas
I e III.
I e II.
III e IV.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
Assinale a opção correta acerca do processo de ensino e aprendizagem da ortografia no 1.º e no 2.º ciclos escolares.
A normatização ortográfica pressupõe um trabalho intensivo e descontextualizado com palavras cuja grafia se distancia da linguagem falada.
No ensino da ortografia, deve-se considerar a freqüência de uso das palavras, para que as mais freqüentes na escrita dos alunos sejam aprendidas primeiro.
O uso de dicionários deve ser evitado nessa fase, pois tal atividade requer aprendizagem de procedimentos complexos da língua, que só ocorrerá em ciclos escolares posteriores.
A aprendizagem da ortografia caracteriza-se como processo passivo, apoiado na memória individual, por isso atividades ortográficas devem ser o último recurso a ser utilizado em sala de aula.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
João chega atrasado à creche todos os dias. Com isso, além de atrapalhar a turma, também se atrapalha, pois acaba não conseguindo se integrar nas atividades que já começaram a ser desenvolvidas. A monitora Iracema informou a Direção da instituição sobre esse problema e solicitou providências a fim de evitar maiores prejuízos ao andamento da rotina. A Direção da creche, nesse caso, deve
punir João, proibindo sua entrada na instituição toda vez que se atrasar.
orientar os pais e mostrar a eles que João está perdendo as primeiras atividades do dia.
permitir a entrada da criança na instituição, mas não em sua sala, para não desconcentrar a turma.
advertir os pais e, em caso de reincidência, mudar o horário de entrada da criança na instituição.
cercear o acesso da criança às atividades de sua turma, mantendo-a na área administrativa, como forma de intimidação.
O treinamento é um processo cíclico e contínuo, representando um investimento em custo que requer um retorno. A avaliação do programa de treinamento pode ser feita em diferentes níveis. Quanto ao nível dos Recursos Humanos, deve-se considerar:
redução do índice de acidentes de trabalho;
mudanças de atitudes e redução de rotatividade;
redução de custos;
melhoria da imagem da empresa;
maior competitividade organizacional.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Os atuais estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem da matemática permitiram reorientar a prática docente no sentido de buscar novos caminhos no trabalho com a criança na educação infantil, dentro do entendimento de que aprender é construir significados e atribuir sentidos. À luz dessa nova concepção de trabalho com a matemática, é CORRETO afirmar:
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
Ser a favor da aprendizagem do aluno, com função diagnóstica e de acompanhamento, e instrumento auxiliar do trabalho do professor devem ser as características
da avaliação.
da organização numa gestão democrática.
dos métodos e processos escolares.
dos conteúdos de ensino.
das atividades das Classes de Correção.
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