Questões de Pedagogia

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Entre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta proposta incorreta de atividades de produção de textos com apoio, a serem desenvolvidas com alunos iniciantes.

  • A.

    Planejamento coletivo de texto e proposição para que os alunos redijam, individualmente ou em grupo, uma versão desse texto.

  • B.

    Orientação aos alunos quanto à produção de textos a partir de textos já conhecidos, como, por exemplo, um bilhete escrito por personagem de uma obra literária lida.

  • C.

    Apresentação de partes já construídas (início e meio; início e fim; meio e fim) de um texto, para que os alunos redijam as partes que faltam.

  • D.

    Proposição de produção oral de um texto, seguida de gravação desse texto em áudio e posterior transcrição do texto pelo aluno.

Beto, 3 anos, é uma criança bastante inquieta: não aceita ordens e não respeita regras. Costuma, com freqüência, agredir fisicamente seus coleguinhas. Não se incomoda mais em ficar pensando no que fez de errado, no canto do castigo. A mãe revelou não saber mais o que fazer com o filho, pois ele também não a obedece. A monitora Iracema, ao assumir essa turma e conhecendo o histórico da criança, resolveu mudar a forma de punição ao menino: aboliu o canto do castigo. Agora, quando Beto apronta além dos limites, a monitora chama crianças de outras turmas, bem como outras monitoras, para contar o que o Beto fez. A atitude da monitora, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, está

  • A.

    correta; dessa forma as outras crianças não ousarão ter os mesmos comportamentos que Beto.

  • B.

    incoerente; essa situação transformará Beto num líder negativo, impulsionando a turma a ter o mesmo tipo de comportamento.

  • C.

    incorreta; dessa maneira a criança está sendo exposta a uma situação vexatória e constrangedora.

  • D.

    certa; esse é um jeito de fazer a criança se sentir humilhada, ficar triste e pensar no que fez.

  • E.

    equivocada; dessa forma o comportamento negativo será cada vez mais reforçado.

"Ouço e esqueço; Vejo e recordo; Faço e compreendo". Os programas de treinamento que utilizam uma situação vivencial, na qual os treinandos são provocados a reproduzir simbolicamente as circunstâncias do dia-a-dia organizacional são conhecidos como:

  • A.

    programas de integração;

  • B.

    seminários de avaliação;

  • C.

    desenvolvimento comportamental;

  • D.

    programas de desenvolvimento de equipes eficazes;

  • E.

    jogos com papéis na empresa.

Pesquisas na área da linguagem vêm demonstrando que grande parte das crianças inicia o processo de elaboração de hipóteses sobre a escrita, antes mesmo de sua aprendizagem formal, pelo contato cotidiano que mantém com a linguagem escrita a partir de diferentes e usuais portadores de texto: embalagens, cartazes, revistas, placas de ônibus etc. Tal constatação contribui para a defesa e entendimento da aprendizagem da linguagem escrita como esforço de compreensão de um sistema de representação, levando as instituições de educação infantil a priorizar práticas pedagógicas

I. voltadas para o treinamento das habilidades responsáveis pelos aspectos figurativos da escrita: coordenação motora, discriminação visual e organização espacial.

II. voltadas para a mediação entre a oralidade e a escrita envolvendo tanto a participação das crianças em conversas cotidianas como a participação em situações mais formais de uso da linguagem.

III. centradas unicamente no aprendizado da linguagem escrita culta e formal.

  • A. no item III.
  • B. nos itens I e II.
  • C. nos itens II e III.
  • D. no item I.
  • E. no item II.

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

O aluno na sociedade da aprendizagem precisa ser capaz de

  • A.

    aprender a ser aprendiz ao longo da vida.

  • B.

    assumir-se como um ser que observa o mundo e a si mesmo, se questiona e procura atribuir sentido aos objetos, aos acontecimentos e às interações.

  • C.

    convencer-se que precisa ir à procura do saber.

  • D.

    colaborar ativamente com o sistema educacional vigente na nossa sociedade.

  • E.

    Todas as afirmativas anteriores estão corretas.

Considerando a prática de leitura no 1.º e no 2.º ciclos escolares, assinale a opção correta.

  • A.

    Nessa fase da vida escolar, o trabalho com leitura deve privilegiar a decodificação da escrita, sem a preocupação com a extração de informações do texto.

  • B.

    A prática de leitura pressupõe a validação da seleção e a interpretação do texto feitas previamente pelo professor.

  • C.

    Objetiva-se, com o trabalho de leitura, a formação de leitores competentes e escritores que produzam textos com eficácia.

  • D.

    O principal objetivo da prática de leitura é desenvolver nos alunos, ao longo de todo o processo de negociação de significados textuais, a habilidade de revisão do próprio texto.

A monitora Claudia observou que, em sua turma, algumas meninas não brincam com as outras e até mesmo se evitam. Empenhada para que as crianças tenham uma convivência harmoniosa, realiza diariamente dinâmicas e brincadeiras que trabalham o contato físico. As meninas, porém, mesmo no decorrer dessas atividades, não aceitam ser tocadas ou dar as mãos para outras. Nessa situação, a monitora deve

  • A.

    insistir para que as meninas brinquem juntas, coagindo-as.

  • B.

    expor o comportamento indesejável das meninas para a turma.

  • C.

    punir o grupo que está agindo com preconceito.

  • D.

    impedir a aproximação das meninas para evitar maiores constrangimentos.

  • E.

    respeitar as idéias e valores das crianças.

Os novos tempos exigem novas organizações e a mudança torna-se um aspecto essencial da criatividade e inovação na formação de lideranças. A estratégia que permite a delegação de poder a profissionais que exercem funçõeschave na estrutura organizacional, para que funcionem como agentes multiplicadores, é conhecida como:

  • A.

    empowerment (empoderamento);

  • B.

    aprendizagem prática;

  • C.

    instrução programada;

  • D.

    estudo de caso;

  • E.

    tutoria ou coaching.

Ainda da perspectiva crítica de educação, a concepção de papéis de aluno e professor bem definidos − o professor como aquele que ensina e o aluno como aquele que aprende − é considerada

  • A.

    inovadora.

  • B.

    tradicional.

  • C.

    atual.

  • D.

    criativa.

  • E.

    inclusiva.

O Projeto Político Pedagógico consolida-se num documento que detalha os objetivos e propósitos da escola, é a concretização da sua identidade. Segundo Gadotti, são pressupostos do Projeto Político Pedagógico:

  • A. participação e competência.
  • B. liderança e autonomia.
  • C. autonomia e participação.
  • D. participação e controle.
  • E. autonomia e método.
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