Questões de Pedagogia

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As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

A noção de competência abrange

  • A.

    a capacidade de utilizar os saberes para agir em situação.

  • B.

    o saber e mobiliza os saberes.

  • C.

    a noção de que ela não existe sem os conhecimentos.

  • D.

    a reorganização dos conhecimentos.

  • E.

    todas as afirmativas anteriores estão corretas.

Rotina dos maternais numa instituição de educação infantil:

7h às 8h – Entrada dos funcionários e das crianças. Crianças vão sendo encaminhadas para o refeitório.

8h às 8h30 – Café para todos.

8h30 às 9h – Funcionários arrumam sacolas, roupas, colchões; crianças circulam freneticamente.

9h às 10h30 – Salas. Atividade dirigida, controle de esfíncteres para algumas crianças.

10h30 às 11h30 – Almoço para todos.

11h30 às 13h30 – Sono para todas as crianças.

13h30 às 14h – Arrumação do lanche.

14h às 14h30 – Lanche para todos.

14h30 às 15h30 – Banho para todos.

15h30 às 16h30 – Sala de TV.

16h30 às 17h30 – Sopa para todos.

17h30 às 18h – Saída. As crianças esperam seus pais dentro das salas.

Quanto à rotina apresentada, é correto afirmar que

  • A.

    as atividades dirigidas são constantemente adequadas ao ritmo e necessidades das crianças.

  • B.

    é desconsiderado o relógio biológico no desenvolvimento das atividades, privilegiando a regulação psicológica.

  • C.

    a função de cuidar, objetivo central desse tipo de instituição é secundarizada, prevalecendo, portanto, a função de educar.

  • D.

    não há espaço e nem tempo destinado a contemplar o direito de brincar.

  • E.

    o foco de atenção são as atividades pedagógicas livres ou dirigidas.

No planejamento dos programas de desenvolvimento de capacitação no ambiente profissional, não é possível deixar de considerar o fenômeno motivacional como processo psicológico. McGregor identificou duas teorias, a Y e a X. Cada uma dessas orientações envolvia crenças básicas desenvolvidas pelos gerentes sobre o comportamento humano. As crenças da teoria Y tendem a levar os gerentes a:

  • A.

    pensar em termos de controle rígido dos subordinados, visto que as pessoas são consideradas desprovidas do desejo de assumir responsabilidades;

  • B.

    confiar mais nos seus subordinados, por considerar que são naturalmente orientados para o crescimento e desenvolvimento;

  • C.

    supor que as pessoas são inerentemente passivas, desprovidas de ambição e resistentes a mudanças;

  • D.

    desenvolver uma atitude mais humana, mas voltada para o controle dos seus subordinados;

  • E.

    uma atitude menos participativa, adotando uma orientação mais diagnóstica.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

O ato do general Figueiredo de que trata o texto representou o fortalecimento do governo militar e a reestruturação da educação nesse período da história brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo da evolução das idéias pedagógicas no Brasil e de suas influências nas políticas e legislação educacional permite caracterizar os diversos momentos que marcaram a história da educação brasileira. Assim, é CORRETO afirmar que a década de 30 teve como um dos marcos característicos:

  • A. a consolidação da Pedagogia Tradicional.
  • B. a elaboração do manifesto dos Pioneiros da Educação.
  • C. a elaboração do Plano Nacional de Alfabetização.
  • D. a consolidação da Pedagogia Libertadora.
  • E. a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

Conhecimento pertinente, quer dizer

  • A.

    conhecimento que vem da escola, que é a detentora do monopólio do saber.

  • B.

    conhecimento capaz de situar qualquer informação em seu contexto.

  • C.

    conhecimento que existe ao nosso redor.

  • D.

    conhecimento que independe da compreensão.

  • E.

    conhecimento que surge como uma capacidade inata do ser humano de perceber os objetos, as pessoas e os acontecimentos ao nosso redor.

Considere os quadrinhos a seguir para responder à questão de número 35.

Conforme o artigo 58 do ECA, no processo educacional respeitar- se-ão os valores culturais próprios do contexto social de cada criança, garantindo-se a estas a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. Ainda neste artigo, é assegurado o direito de respeito aos valores

  • A.

    políticos e históricos.

  • B.

    artísticos e religiosos.

  • C.

    religiosos e históricos.

  • D.

    artísticos e históricos.

  • E.

    políticos e religiosos.

A avaliação institucional tem por meta o aperfeiçoamento da qualidade da Educação. A escola como um todo deve ser avaliada, não apenas a aprendizagem dos alunos. Assinale a opção que apresenta e define, corretamente, um dos princípios da avaliação institucional na perspectiva transformadora e de aperfeiçoamento.

  • A.

    Unidade de linguagem – todos os membros da comunidade educativa têm de adotar as mesmas concepções filosóficas, a fim de a escola ser bem avaliada.

  • B.

    Competência técnico-metodológica – o projeto de avaliação deve ter uma base científica que o direcione e que proporcione legitimidade aos dados coletados.

  • C.

    Adesão voluntária – só devem ser avaliados aqueles que tiverem segurança em relação a seu trabalho, havendo respeito às subjetividades.

  • D.

    Qualificação de resultados – qualquer quantificação mascara as conquistas, devendo-se adotar registros que expressem aspectos mais profundos.

  • E.

    Respeito à identidade da escola – a prática avaliadora não pode comprometer o processo histórico construído institucionalmente.

À medida que o mundo se torna mais interligado e os negócios mais complexos e dinâmicos, já não basta ter uma única pessoa aprendendo pela organização. As molas mestras das "organizações de aprendizagem" são a criatividade e a inovação. A respeito do raciocínio sistêmico, pode-se afirmar que:

  • A.

    refere-se à idéias profundamente arraigadas, generalizações, ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes;

  • B.

    refere-se à aprendizagem sobre nosso objetivo pessoal, envolvendo controle e paciência;

  • C.

    as pessoas descartam seus velhos modos de pensar e as rotinas padronizadas para resolver problemas;

  • D.

    as forças organizacionais não devem operar de forma fragmentada; as pessoas devem pensar em termos de processos, padrões e inter-relações;

  • E.

    as pessoas devem trabalhar juntas para intercambiar experiências e conhecimentos com a equipe, visando uma ação coordenada.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

Quando se refere à "tecnocracia", o autor alude à classe burguesa que apoiava as ações militares.

  • C. Certo
  • E. Errado
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