Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
A noção de competência abrange
a capacidade de utilizar os saberes para agir em situação.
o saber e mobiliza os saberes.
a noção de que ela não existe sem os conhecimentos.
a reorganização dos conhecimentos.
todas as afirmativas anteriores estão corretas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Rotina dos maternais numa instituição de educação infantil:
7h às 8h – Entrada dos funcionários e das crianças. Crianças vão sendo encaminhadas para o refeitório.
8h às 8h30 – Café para todos.
8h30 às 9h – Funcionários arrumam sacolas, roupas, colchões; crianças circulam freneticamente.
9h às 10h30 – Salas. Atividade dirigida, controle de esfíncteres para algumas crianças.
10h30 às 11h30 – Almoço para todos.
11h30 às 13h30 – Sono para todas as crianças.
13h30 às 14h – Arrumação do lanche.
14h às 14h30 – Lanche para todos.
14h30 às 15h30 – Banho para todos.
15h30 às 16h30 – Sala de TV.
16h30 às 17h30 – Sopa para todos.
17h30 às 18h – Saída. As crianças esperam seus pais dentro das salas.
Quanto à rotina apresentada, é correto afirmar que
as atividades dirigidas são constantemente adequadas ao ritmo e necessidades das crianças.
é desconsiderado o relógio biológico no desenvolvimento das atividades, privilegiando a regulação psicológica.
a função de cuidar, objetivo central desse tipo de instituição é secundarizada, prevalecendo, portanto, a função de educar.
não há espaço e nem tempo destinado a contemplar o direito de brincar.
o foco de atenção são as atividades pedagógicas livres ou dirigidas.
No planejamento dos programas de desenvolvimento de capacitação no ambiente profissional, não é possível deixar de considerar o fenômeno motivacional como processo psicológico. McGregor identificou duas teorias, a Y e a X. Cada uma dessas orientações envolvia crenças básicas desenvolvidas pelos gerentes sobre o comportamento humano. As crenças da teoria Y tendem a levar os gerentes a:
pensar em termos de controle rígido dos subordinados, visto que as pessoas são consideradas desprovidas do desejo de assumir responsabilidades;
confiar mais nos seus subordinados, por considerar que são naturalmente orientados para o crescimento e desenvolvimento;
supor que as pessoas são inerentemente passivas, desprovidas de ambição e resistentes a mudanças;
desenvolver uma atitude mais humana, mas voltada para o controle dos seus subordinados;
uma atitude menos participativa, adotando uma orientação mais diagnóstica.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
O ato do general Figueiredo de que trata o texto representou o fortalecimento do governo militar e a reestruturação da educação nesse período da história brasileira.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O estudo da evolução das idéias pedagógicas no Brasil e de suas influências nas políticas e legislação educacional permite caracterizar os diversos momentos que marcaram a história da educação brasileira. Assim, é CORRETO afirmar que a década de 30 teve como um dos marcos característicos:
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
Conhecimento pertinente, quer dizer
conhecimento que vem da escola, que é a detentora do monopólio do saber.
conhecimento capaz de situar qualquer informação em seu contexto.
conhecimento que existe ao nosso redor.
conhecimento que independe da compreensão.
conhecimento que surge como uma capacidade inata do ser humano de perceber os objetos, as pessoas e os acontecimentos ao nosso redor.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Considere os quadrinhos a seguir para responder à questão de número 35.
Conforme o artigo 58 do ECA, no processo educacional respeitar- se-ão os valores culturais próprios do contexto social de cada criança, garantindo-se a estas a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. Ainda neste artigo, é assegurado o direito de respeito aos valores
políticos e históricos.
artísticos e religiosos.
religiosos e históricos.
artísticos e históricos.
políticos e religiosos.
A avaliação institucional tem por meta o aperfeiçoamento da qualidade da Educação. A escola como um todo deve ser avaliada, não apenas a aprendizagem dos alunos. Assinale a opção que apresenta e define, corretamente, um dos princípios da avaliação institucional na perspectiva transformadora e de aperfeiçoamento.
Unidade de linguagem – todos os membros da comunidade educativa têm de adotar as mesmas concepções filosóficas, a fim de a escola ser bem avaliada.
Competência técnico-metodológica – o projeto de avaliação deve ter uma base científica que o direcione e que proporcione legitimidade aos dados coletados.
Adesão voluntária – só devem ser avaliados aqueles que tiverem segurança em relação a seu trabalho, havendo respeito às subjetividades.
Qualificação de resultados – qualquer quantificação mascara as conquistas, devendo-se adotar registros que expressem aspectos mais profundos.
Respeito à identidade da escola – a prática avaliadora não pode comprometer o processo histórico construído institucionalmente.
À medida que o mundo se torna mais interligado e os negócios mais complexos e dinâmicos, já não basta ter uma única pessoa aprendendo pela organização. As molas mestras das "organizações de aprendizagem" são a criatividade e a inovação. A respeito do raciocínio sistêmico, pode-se afirmar que:
refere-se à idéias profundamente arraigadas, generalizações, ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes;
refere-se à aprendizagem sobre nosso objetivo pessoal, envolvendo controle e paciência;
as pessoas descartam seus velhos modos de pensar e as rotinas padronizadas para resolver problemas;
as forças organizacionais não devem operar de forma fragmentada; as pessoas devem pensar em termos de processos, padrões e inter-relações;
as pessoas devem trabalhar juntas para intercambiar experiências e conhecimentos com a equipe, visando uma ação coordenada.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Quando se refere à "tecnocracia", o autor alude à classe burguesa que apoiava as ações militares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...