Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Cuidar e Educar constituem-se as funções da Educação Infantil. Considerando-se essas funções, analise os itens a seguir.

I. A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especialmente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.

II. As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhes oferece.

 III. É tarefa exclusiva da creche e da pré-escola, promover o desenvolvimento integral da criança.

Pode-se afirmar que

  • A. apenas II e III estão corretos.
  • B. I, II e III estão corretos.
  • C. apenas I e III estão corretos.
  • D. apenas I está correto.
  • E. apenas I e II estão corretos.

As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Incluir não é colocar quem está fora dentro se o dentro continua o mesmo.

  • B.

    O mundo inclusivo, é para todos, os mutantes e abrangentes, não apenas para a minoria.

  • C.

    Todos nós estaremos em desvantagem ideológica no decorrer da vida, pela abertura de estarmos competindo com os diferentes.

  • D.

    Muitos tem sido os avanços na área dos direitos humanos das pessoas que estão em minoria.

  • E.

    Não se pode considerar uma política inclusiva, aquela política que determina cotas para negros, mulheres ou deficientes.

Com a preocupação de promover a inclusão digital dos alunos de uma determinada escola, o gestor escolar precisa estimular que seus professores:

  • A.

    naveguem pela Internet, diariamente, para elaborar aulas baseadas em conteúdos atualizados.

  • B.

    reconheçam na Informática uma poderosa ferramenta para a construção do conhecimento.

  • C.

    percebam a importância da utilização da Informática como instrumento de marketing para a escola.

  • D.

    incorporem atividades na Internet em sua prática pedagógica, de modo a ultrapassar abordagens tradicionais de ensino.

  • E.

    permitam que os alunos redijam suas atividades escolares da mesma forma como escrevem em sites de conversas on line.

Um projeto de desenvolvimento de carreiras em uma organização pautou seu planejamento nos aspectos motivacionais do trabalho. Em uma concepção que considera que os fatores motivacionais não são baseados em necessidades fisiológicas e de segurança, mas incluem realização, reconhecimento, a natureza do trabalho em si, responsabilidade e progresso, pode-se afirmar que o projeto baseou-se na teoria:

  • A.

    da motivação-higiene de Herzberg;

  • B.

    da expectativa;

  • C.

    do condicionamento e reforço;

  • D.

    da hierarquia das necessidades de Maslow;

  • E.

    das necessidades socialmente adquiridas de McClelland.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

Ao utilizar a expressão "de uma penada", o autor do texto refere-se à Lei n.º 7.044, que retirou do 2.º grau a obrigatoriedade da qualificação para o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A escola que pretende oferecer um ensino de qualidade afinado com os pressupostos de uma pedagogia progressista deverá desenvolver um projeto educativo que:

I. contemple experiências de aprendizagem que ajudem o aluno a utilizar de forma consciente e produtiva os conhecimentos adequados.

II. adote metodologias de ensino que privilegiem a memorização de conhecimentos e o acúmulo de informações.

III. considere a aprendizagem numa perspectiva contínua.

IV. contemple políticas de formação continuada dos professores.

É CORRETO o que se diz apenas em

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I e II.

As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.

Para Claudia Werneck, em "Sociedade Inclusiva", a mudança que deve acontecer na educação para que ela seja inclusiva é

  • A.

    a construção de uma sociedade inspirada na diversidade, acreditando que não existem: excepcionais, especiais ou diferentes, porque somos únicos.

  • B.

    a proposta de uma minoria disposta a trabalhar com o diferente.

  • C.

    as instituições militares e à classe médica, ficariam a dispor desta sociedade para qualquer esclarecimento e atendimento.

  • D.

    dizer não a diversidade e continuar mantendo o lugar que a história sempre lhes reservou.

  • E.

    pedir ajuda aos meios de comunicação, esporte e lazer, para não deixar somente por conta do conhecimento, e sim, da bioética.

O planejamento estratégico constitui uma forma eficaz para que se evite uma gestão voltada apenas para agir na urgência. Segundo Lück (2000), o planejamento estratégico:

  • A.

    tem caráter normativo, resultando num plano que legitima as ações administrativas.

  • B.

    focaliza a realidade em categorias tópicas e fracionadas, para melhor atuar sobre a mesma.

  • C.

    favorece uma administração das crises por visar a uma ação pontual sobre as demandas da organização.

  • D.

    enfatiza o processo envolvido na elaboração do plano, que legitima o planejado e compromete os profissionais.

  • E.

    supõe esforço destinado a produzir decisões e ações orientadas para resultados concatenados com o futuro.

As empresas utilizam várias técnicas para o desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo atual. A modalidade na qual funcionários que aspiram subir a níveis mais elevados dentro da organização recebem assistência e advocacia de executivos da cúpula denomina-se:

  • A.

    aprendizagem prática;

  • B.

    jogos de empresas;

  • C.

    tutoria (coaching);

  • D.

    aconselhamento de funcionários;

  • E.

    atribuição de comissões.

Os sistemas educacionais, assim como as escolas, devem ser entendidos como organismos vivos e dinâmicos que fazem parte de um contexto socioeconômico e cultural, demandando um modelo de gestão democrática que implica a participação de todos os segmentos de forma articulada para realizar um projeto educacional compatível com as necessidades sociais. Assinale a alternativa que contempla um pressuposto desse modelo de gestão:

  • A. Tensão, conflitos e crise são encarados como problemas a serem evitados e reprimidos.
  • B. O ambiente de trabalho e o comportamento humano são previsíveis, podendo ser controlados por normas que garantam a uniformidade de ação.
  • C. A responsabilidade maior do dirigente é a obtenção e a garantia de recursos necessários para o bom funcionamento da escola.
  • D. Boas experiências realizadas em outro contexto servem apenas como referência e não como modelos, não podendo ser transferidas, tendo em vista a peculiaridade de cada ambiente escolar.
  • E. A melhor maneira de administrar é fragmentar o trabalho em funções e tarefas atribuídas a diferentes pessoas de acordo com suas especialidades.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...