Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As mudanças provocadas pelos processos de globalização e desenvolvimento tecnológico vertiginoso requerem das organizações a habilidade para mudar de uma forma planejada. Os novos tempos exigem novas organizações e uma nova postura das pessoas no sentido de superar o modelo mecanicista. Considere as afirmativas abaixo relativas às organizações orgânicas:

I - Fornecem um clima de evitação aos riscos.
II - A tolerância ao erro parece ser hoje uma das mais importantes responsabilidades gerenciais.
III - Estimulam um sistema de recompensa para a inovação e criatividade.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III;

  • D.

    II e III;

  • E.

    I, II e III.

Segundo alguns autores, três são as modalidades de avaliação presentes no processo de ensino e aprendizagem e o critério que as distingue é o lugar que elas ocupam em relação à ação docente. Assinale a alternativa que contempla uma função da avaliação somativa:

  • A. analisar o desempenho e condições evidenciadas pelo aluno ao final de uma etapa escolar.
  • B. auxiliar o aluno a aprender e a se desenvolver, colaborando para a regulação da aprendizagem.
  • C. fornecer aos professores e especialistas os elementos que permitem identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
  • D. identificar características do aluno e fazer a análise da situação em relação ao que se espera dele no decorrer do período de formação.
  • E. identificar os esquemas existentes para partir da situação do aluno ou relacionar novos conhecimentos com os já existentes para construir novos saberes.

No Brasil, as tendências pedagógicas têm ligação com a História da Didática.

Aponte a alternativa que se refere à Escola Nova ou Didática ativa.

  • A. Conhecimentos estereotipados e memorização.
  • B. O erro é importante elemento na aprendizagem.
  • C. O aluno é o foco central do processo de aprendizagem.
  • D. Objetivos educacionais coerentes com os estágios do desenvolvimento.
  • E. O tecnicismo educacional é o sujeito da aprendizagem.

As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.

Na Pedagogia do Empreendimento encontramos as Leis da Pirâmide, que consiste em

I - Conservação das crenças, religiões, educação, família, etc.

II - Funcionamento, tudo flui para o topo, de forma concentrada.

III - Exclusividade, a pirâmide é a única estrutura aceita, ela combaterá a outras formas.

IV - Ética, afirma que tudo que preserva a pirâmide é bom. Está(ão) correta(s):

  • A.

    I apenas.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Falar, ler, ouvir e contar histórias são modos muito especiais de cuidar

  • A.

    das capacidades lingüísticas e cognitivas e de argumentação das crianças.

  • B.

    das linguagens, de modo isolado e preferencialmente disciplinar. É a hora de aprender a língua materna.

  • C.

    do processo de decodificação, possibilitando a associação do código às pessoas, imagens e sons.

  • D.

    da oralidade das crianças com necessidades educacionais especiais, tais como as surdas.

  • E.

    da imaginação, da inteligência, dos afetos, das relações e das memórias das crianças.

A avaliação, quando faz parte do processo ação-reflexão-ação da proposta pedagógica, traz a decisão de novas ações a partir da reflexão sobre a ação realizada. Tal avaliação corresponde a um(a):

  • A.

    instrumento de julgamento da aquisição dos conhecimentos previstos pelo professor.

  • B.

    instrumento de verificação do aproveitamento escolar e de controle dos alunos.

  • C.

    meio de controle da qualidade de ensino pela medição dos resultados.

  • D.

    busca de compreensão da prática cotidiana dos alunos e dos professores.

  • E.

    prática avaliativa que confere legitimidade à prática pedagógica.

Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.

Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.

Marcelo prefere atuar na escola onde há gestão democrático- participativa. Sua preferência se justifica pelo fato de, neste modelo de gestão, haver:

  • A.

    interação entre pessoas com funções e especialidades distintas, que compartilham objetivos comuns e decidem os processos e os meios de conquistar objetivos.

  • B.

    flexibilização dos procedimentos organizativos e das formas de acompanhamento e de avaliação do trabalho pedagógico.

  • C.

    exclusão de qualquer forma de diretividade, dando lugar a uma liderança compartilhada em que todos podem exercer as mesmas funções.

  • D.

    valorização maior dos elementos instituídos do que dos instituintes, investindo na capacidade criativa da equipe de trabalho.

  • E.

    identificação do ambiente organizacional com o de uma família, prevalecendo um relacionamento interpessoal compreensivo e afetivo.

As teorias das organizacões se configuraram numa evolução do pensamento administrativo e são produtos sociais influenciadas por forças culturais e econômicas. A teoria que gerou uma crítica ao ideário taylorista da Administração Científica do Trabalho, ressaltando que os sentimentos das pessoas participavam de modo significativo do sucesso do trabalho, é conhecida como:

  • A.

    teoria da aprendizagem social;

  • B.

    teoria da contingência;

  • C.

    teoria dos sistemas;

  • D.

    escola estruturalista;

  • E.

    escola das relações humanas.

O professor, ao considerar que os conteúdos de ensino são apenas informações, princípios científicos e leis, estabelecidas e ordenadas numa seqüência lógica e psicológica, revela que os pressupostos teóricometodológicos que fundamentam a sua prática estão baseados na tendência pedagógica:

  • A. libertária.
  • B. dos conteúdos socioculturais.
  • C. libertadora.
  • D. tecnicista.
  • E. renovada não-diretiva.

A proposta dos temas transversais se define em torno de alguns pontos: I. constituem novas disciplinas, pressupondo um tratamento diferenciado das demais disciplinas do currículo formal;

II. dispensa a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente com valores e atitudes em todas as áreas;

III. implica a necessidade de trabalho contínuo e regular a respeito de posturas a serem desenvolvidas;

IV. permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre os diferentes membros da comunidade;

V. emergem de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito de diferentes campos do conhecimento.

Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas coerentes com a proposta dos temas transversais, apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • A. I, II e III.
  • B. I, IV e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...