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As mudanças provocadas pelos processos de globalização e desenvolvimento tecnológico vertiginoso requerem das organizações a habilidade para mudar de uma forma planejada. Os novos tempos exigem novas organizações e uma nova postura das pessoas no sentido de superar o modelo mecanicista. Considere as afirmativas abaixo relativas às organizações orgânicas:
I - Fornecem um clima de evitação aos riscos.
II - A tolerância ao erro parece ser hoje uma das mais importantes responsabilidades gerenciais.
III - Estimulam um sistema de recompensa para a inovação e criatividade.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I;
II;
III;
II e III;
I, II e III.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Segundo alguns autores, três são as modalidades de avaliação presentes no processo de ensino e aprendizagem e o critério que as distingue é o lugar que elas ocupam em relação à ação docente. Assinale a alternativa que contempla uma função da avaliação somativa:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
No Brasil, as tendências pedagógicas têm ligação com a História da Didática.
Aponte a alternativa que se refere à Escola Nova ou Didática ativa.
As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.
Na Pedagogia do Empreendimento encontramos as Leis da Pirâmide, que consiste em
I - Conservação das crenças, religiões, educação, família, etc.
II - Funcionamento, tudo flui para o topo, de forma concentrada.
III - Exclusividade, a pirâmide é a única estrutura aceita, ela combaterá a outras formas.
IV - Ética, afirma que tudo que preserva a pirâmide é bom. Está(ão) correta(s):
I apenas.
I, II e IV.
III e IV.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
Falar, ler, ouvir e contar histórias são modos muito especiais de cuidar
das capacidades lingüísticas e cognitivas e de argumentação das crianças.
das linguagens, de modo isolado e preferencialmente disciplinar. É a hora de aprender a língua materna.
do processo de decodificação, possibilitando a associação do código às pessoas, imagens e sons.
da oralidade das crianças com necessidades educacionais especiais, tais como as surdas.
da imaginação, da inteligência, dos afetos, das relações e das memórias das crianças.
A avaliação, quando faz parte do processo ação-reflexão-ação da proposta pedagógica, traz a decisão de novas ações a partir da reflexão sobre a ação realizada. Tal avaliação corresponde a um(a):
instrumento de julgamento da aquisição dos conhecimentos previstos pelo professor.
instrumento de verificação do aproveitamento escolar e de controle dos alunos.
meio de controle da qualidade de ensino pela medição dos resultados.
busca de compreensão da prática cotidiana dos alunos e dos professores.
prática avaliativa que confere legitimidade à prática pedagógica.
Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.
Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.
Marcelo prefere atuar na escola onde há gestão democrático- participativa. Sua preferência se justifica pelo fato de, neste modelo de gestão, haver:
interação entre pessoas com funções e especialidades distintas, que compartilham objetivos comuns e decidem os processos e os meios de conquistar objetivos.
flexibilização dos procedimentos organizativos e das formas de acompanhamento e de avaliação do trabalho pedagógico.
exclusão de qualquer forma de diretividade, dando lugar a uma liderança compartilhada em que todos podem exercer as mesmas funções.
valorização maior dos elementos instituídos do que dos instituintes, investindo na capacidade criativa da equipe de trabalho.
identificação do ambiente organizacional com o de uma família, prevalecendo um relacionamento interpessoal compreensivo e afetivo.
As teorias das organizacões se configuraram numa evolução do pensamento administrativo e são produtos sociais influenciadas por forças culturais e econômicas. A teoria que gerou uma crítica ao ideário taylorista da Administração Científica do Trabalho, ressaltando que os sentimentos das pessoas participavam de modo significativo do sucesso do trabalho, é conhecida como:
teoria da aprendizagem social;
teoria da contingência;
teoria dos sistemas;
escola estruturalista;
escola das relações humanas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O professor, ao considerar que os conteúdos de ensino são apenas informações, princípios científicos e leis, estabelecidas e ordenadas numa seqüência lógica e psicológica, revela que os pressupostos teóricometodológicos que fundamentam a sua prática estão baseados na tendência pedagógica:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A proposta dos temas transversais se define em torno de alguns pontos: I. constituem novas disciplinas, pressupondo um tratamento diferenciado das demais disciplinas do currículo formal;
II. dispensa a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente com valores e atitudes em todas as áreas;
III. implica a necessidade de trabalho contínuo e regular a respeito de posturas a serem desenvolvidas;
IV. permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre os diferentes membros da comunidade;
V. emergem de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito de diferentes campos do conhecimento.
Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas coerentes com a proposta dos temas transversais, apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
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