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As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.
"O __________ é alguém que ________ e busca transformar o seu _________ em realidade" (Dolabela). A alternativa que preenche as lacunas corretamente é:
empreendedor – realiza – desejo.
sonhador – consegue possibilidade - sonho.
devedor – inova – desejo.
empreendedor – sonha – sonho.
sonhador - compreende – sonho.
Os materiais, disponíveis para a brincadeira,
devem ser bastante diversificados e flexíveis: brinquedos (convencionais, industrializados, artesanais) e materiais não estruturados (papelão, tecidos, materiais re-aproveitáveis).
não devem incluir fantasias e adereços pois possibilitam às crianças viverem papéis do sexo oposto ao seu.
não devem contar com a presença de objetos portadores de texto, pois não é a hora de estudar e aprender.
devem estar em sala especial, a brinquedoteca, não devem estar presentes nos diversos espaços da instituição (salas de aula, galpão, refeitórios, banheiros).
devem ser bastante diversificados e flexíveis, brinquedos convencionais, industrializados, artesanais, mas não devem ser materiais estruturados, como papelão, tecidos, caixas, etc.
Partindo da "perspectiva de uma evolução das práticas no sentido de uma avaliação formativa, de uma avaliação que ajude o aluno a aprender e o professor a ensinar" (Perrenoud, 1999. p. 145), são necessárias mudanças nas práticas avaliativas. Uma dessas mudanças é a:
inovação dos instrumentos de avaliação tradicionalmente adotados pelas escolas, de modo a provocar uma mudança radical no funcionamento didático e pedagógico.
integração do caráter sistêmico das práticas nas estratégias de mudança, questionando o conjunto de equilíbrios frágeis dos sistemas didático e de ensino.
elaboração de novos contratos pedagógicos e didáticos que possibilitem a participação dos alunos nas notações sobre sua aprendizagem.
modificação das escalas de notação, da construção de tabelas, do regime das médias e do espaçamento entre as provas.
fixação das mudanças na relação entre a avaliação formativa e a diferenciação do ensino.
Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.
Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.
Numa das escolas em que Marcelo trabalha, o modelo de gestão praticado é baseado numa concepção técnico-científica, ao passo que, na outra, é baseado na concepção democráticoparticipativa. Assinale a opção que contém, corretamente, características dessas duas concepções de gestão.
Muitas organizações estão transformando a sua estrutura baseada na departamentalização funcional em redes integradas de equipes na busca de flexibilização. A técnica de desenvolvimento de equipe refere-se a:
reunir grupos orientados por um líder para aumentar a sensibilidade quanto às habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal;
autodiagnóstico das relações interpessoais; o objetivo é reduzir hábitos destrutivos de comunicação;
movimentar pessoas em várias posições no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades;
partir do princípio de que quanto mais feedback de dados cognitivos o grupo receber maior será a possibilidade de se organizar e agir criativamente;
desenvolver um sentimento de liderança, definindo a lista de metas e objetivos a serem alcançados.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A avaliação deverá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que ele possa avançar no seu processo de aprendizagem.
Essa afirmação explica o significado
As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.
As fases da ação empreendedora são:
Avaliar - Motivar -Transformar.
Agarrar – Transformar – Avaliar.
Identificar – Agarrar – Aproveitar.
Aproveitar – Agarrar – Transformar.
Identificar – Aproveitar – Motivar.
Brincar, como a principal linguagem da infância, compreende práticas que envolvem
atividades para preencher o tempo de espera e evitar brigas e mordidas.
a noção de prêmios, no caso de bom comportamento: "se vocês fizerem tudo direitinho, irão para o parque para brincar".
jogos, brinquedos e brincadeiras que garantam o direito às crianças de se comunicarem e interagirem.
horas marcadas na linha do tempo da instituição, sobretudo àqueles minutos destinados ao parque.
brinquedos industrializados, pois hoje as crianças não constroem engenhocas, nem brinquedos de sucatas.
"Com essa leitura, a formação básica a ser buscada no Ensino Médio realizar-se-á mais pela constituição de competências, habilidades e disposições de condutas do que pela quantidade de informação. Aprender a aprender e a pensar, a relacionar o conhecimento com dados da experiência cotidiana, a dar significado ao aprendido e a captar o significado do mundo, a fazer a ponte entre teoria e prática, a fundamentar a crítica, a argumentar com base em fatos, a lidar com o sentimento que a aprendizagem desperta."
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. p. 74.
Para atender a esses princípios colocados pelos PCN do Ensino Médio, uma proposta curricular deve:
priorizar a linguagem escrita como forma padrão de representação do conhecimento e dos valores.
lidar com os sentimentos dissociados das situações de aprendizagem para facilitar a relação do aluno com o conhecimento.
organizar os conteúdos de estudo em áreas disciplinares com vistas ao estabelecimento de diálogos entre as áreas do saber.
aproveitar as relações entre conteúdo e contexto para dar significado ao conhecimento aprendido, estimulando a centralidade do aluno.
adotar estratégias de ensino que valorizem a memória como maneira de apreensão do conhecimento, visando ao desenvolvimento de competências cognitivas.
Essa mudança de postura na educação NÃO pode ser obtida através:
da aplicação dos novos conhecimentos ao aprimoramento da prática e do incentivo à busca constante do desenvolvimento profissional como fator de melhoria da qualidade do trabalho escolar.
da formação continuada que propicia fundamentação teórica nos diferentes campos de atuação dos profissionais envolvidos e da necessária articulação entre essa teoria e a prática.
do fortalecimento do trabalho das escolas na formulação e implementação coletiva de seus projetos.
do cotidiano escolar e da prática docente como fontes para inspiração e programação das atividades a partir das necessidades por elas apontadas ou nelas constatadas.
dos investimentos em capacitação docente em níveis de mestrado e doutorado com o fim de ampliar os conhecimentos específicos para a formação profissional.
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