Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paralelamente às comunidades de aprendizagem profissional, um outro modelo de organização vem buscando políticas que produzam resultados para a melhoria do ensino em grande escala. Trata-se do modelo denominado por Hargreaves (2004) como "seitas de treinamento para o desempenho". Assinale a opção que contém uma crítica específica a este modelo.
Demandas por resultados rápidos na elevação dos níveis de aquisição desencorajam sua adoção pelos fornecedores de políticas públicas.
Áreas do conhecimento ligadas às Ciências Sociais ou Humanas, que desenvolvem o pensamento crítico e a cidadania, são pouco enfatizadas.
Professores se sentem retraídos diante das exigências de curto prazo e desistem de buscar, por conta própria, iniciativas coletivas de melhoria de longo prazo.
Escolas competem para atrair investimentos públicos, gerando prejuízo para a construção de um projeto pedagógico que proporcione mudanças conseqüentes.
Formas cooperativas de trabalho são abandonadas quando a urgência de implantação ou criação de um plano de melhoria da escola tenha passado.
Reconhecer o estabelecimento escolar como "organização aprendente" concebendo-o "sistemicamente como mais do que a soma das aprendizagens individuais dos seus membros" (Thurler, 2001) significa reconhecer, também, que:
o projeto de formação deve ser centralizado nas disciplinas, sob o risco de a escolaridade dos alunos perder sua importância social.
a realidade escolar aponta para a necessidade de um projeto de formação que seja fundamentado na reflexão crítica em torno de um tema central.
as estratégias de ensino-aprendizagem podem ser apresentadas, prontas para uso, desde que sejam processadas pelos formadores.
as necessidades reais dos professores orientam o projeto de formação, coordenando os momentos de acordos coletivos e aqueles em que cada um tenta usar suas novas competências no dia-a-dia da classe.
as lacunas de formação dos professores devem ser preenchidas considerando as suas individualidades no processo de formação contínua.
Um dos pontos cruciais para a busca de excelência na cultura organizacional contemporânea foi a idéia de Organização Qualificante. Assim, a organização qualificante, além de apresentar as dimensões da organização qualificada como: autonomia delegada às células, diminuição dos níveis hierárquicos e integração das funções da empresa, deve:
intensificar a redução das hierarquias e da cultura do controle;
focar-se no aproveitamento de competências individuais;
basear-se em uma gestão participativa, proporcionando o envolvimento das pessoas;
implementar a política de remuneração por desempenho individual;
centrar-se na inteligência e no domínio de situações de imprevisto.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Considere os seguintes enunciados:
I. assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio;
II. oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental;
III. assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior.
Os enunciados I, II e III indicam, respectivamente, de acordo com a LDB, responsabilidades da (os):
As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.
A relação entre Escola Cidadã e Cidade Educadora encontra-se:
na própria origem etimológica das palavras "cidade" e "cidadão".
ambas derivam da origem alemã.
na concepção referente da vida das pessoas.
no auto governo da comunidade.
num espaço demográfico livre, de um lugar.
A escola e a organização dos materiais também são objetos de planejamento das instituições de educação infantil. Objetos e materiais existentes no ambiente servem de recurso para a criança explorar, interagir. Em relação aos materiais, deverão ser organizados
em estantes inacessíveis, e somente o professor os torna visíveis às crianças na hora apropriada.
para garantir o acesso a objetos de difícil manuseio, visando à exploração e a investigação infantil.
nas salas de atividades, não sendo necessárias mesas, cadeiras, pratos e talheres no refeitório.
no ambiente, garantindo a acessibilidade, visando auxiliar a construção da autonomia da criança.
para garantir a visibilidade, mas acessibilidade não, principalmente em relação aos CD`s de músicas.
Um conceito bastante difundido atualmente no campo da gestão é o do empoderamento (empowerment). No contexto escolar, o empoderamento ocorre quando:
a interiorização e a apropriação ativas do processo de mudança pelos professores são acentuadas, em uma perspectiva de profissionalização interativa.
o sistema de ensino concede poder ao Diretor para que possa administrar autonomamente as mudanças que deseja empreender.
se delega poder à coordenação pedagógica para que possa acompanhar e avaliar o trabalho desenvolvido pelos professores.
se oferece poder aos alunos para que possam determinar aspectos relativos aos conteúdos curriculares e ao desenvolvimento docente.
se amplia o campo de atuação de determinado professor que apresenta competências para uma tarefa necessária à escola.
As transformações sócio-econômico-tecnológicas fomentaram o que é denominado Total Quality Control System - Programa de Qualidade Total - que consiste numa filosofia de gestão com características especiais. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I - A QT visa à satisfação do cliente; princípios de gestão participativa trabalhando, sobretudo com grupos dentro das organizações.
II - A qualidade deixa de ser uma preocupação restrita ao produto e ao processo de produção para permear todo o tecido organizacional, com ênfase nas pessoas.
III - A QT se caracteriza por: abertura permanente ao exterior e às inovações tecnológicas; mobilização da inteligência de todos; valorização das habilidades técnicas.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I;
II;
III;
I e II;
I, II e III.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Uma das preocupações contemporâneas dos estudiosos de currículo na formação docente é o
As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.
"Na cidade que educa todos os seus habitantes usufruem das mesmas oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e de entretenimento que ela oferece".
O "Manifesto das Cidades Educadoras" aprovado em Barcelona em 1990 e revisto em Bolonha em 1994 afirma que
I - a satisfação das necessidades das crianças e dos jovens, no âmbito das competências do município, pressupõe uma oferta de espaços, equipamentos e serviços adequados ao desenvolvimento social, moral e cultural, a serem partilhados com outras gerações.
II - o município, no processo de tomada de decisões, não levará em contas o impacto das mesmas.
III - a cidade não oferecerá aos pais uma formação que lhes permita ajudar os seus filhos a crescer e utilizar a cidade num espírito de respeito mútuo.
IV - todos os habitantes da cidade têm direito de refletir e participar na criação de programas educativos e culturais, e a dispor dos instrumentos necessários que lhes permitam descobrir um projeto educativo, na estrutura e na gestão da sua cidade, nos valores que esta fomenta, na qualidade de vida que oferece, nas festas, nas campanhas e no interesse que manifeste por eles e na forma de os escutar.
Estão corretas as afirmativas
I, II, III, IV.
II, III, IV.
I, II, IV.
I e IV.
I e II.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...