Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paralelamente às comunidades de aprendizagem profissional, um outro modelo de organização vem buscando políticas que produzam resultados para a melhoria do ensino em grande escala. Trata-se do modelo denominado por Hargreaves (2004) como "seitas de treinamento para o desempenho". Assinale a opção que contém uma crítica específica a este modelo.

  • A.

    Demandas por resultados rápidos na elevação dos níveis de aquisição desencorajam sua adoção pelos fornecedores de políticas públicas.

  • B.

    Áreas do conhecimento ligadas às Ciências Sociais ou Humanas, que desenvolvem o pensamento crítico e a cidadania, são pouco enfatizadas.

  • C.

    Professores se sentem retraídos diante das exigências de curto prazo e desistem de buscar, por conta própria, iniciativas coletivas de melhoria de longo prazo.

  • D.

    Escolas competem para atrair investimentos públicos, gerando prejuízo para a construção de um projeto pedagógico que proporcione mudanças conseqüentes.

  • E.

    Formas cooperativas de trabalho são abandonadas quando a urgência de implantação ou criação de um plano de melhoria da escola tenha passado.

Reconhecer o estabelecimento escolar como "organização aprendente" concebendo-o "sistemicamente como mais do que a soma das aprendizagens individuais dos seus membros" (Thurler, 2001) significa reconhecer, também, que:

  • A.

    o projeto de formação deve ser centralizado nas disciplinas, sob o risco de a escolaridade dos alunos perder sua importância social.

  • B.

    a realidade escolar aponta para a necessidade de um projeto de formação que seja fundamentado na reflexão crítica em torno de um tema central.

  • C.

    as estratégias de ensino-aprendizagem podem ser apresentadas, prontas para uso, desde que sejam processadas pelos formadores.

  • D.

    as necessidades reais dos professores orientam o projeto de formação, coordenando os momentos de acordos coletivos e aqueles em que cada um tenta usar suas novas competências no dia-a-dia da classe.

  • E.

    as lacunas de formação dos professores devem ser preenchidas considerando as suas individualidades no processo de formação contínua.

Um dos pontos cruciais para a busca de excelência na cultura organizacional contemporânea foi a idéia de Organização Qualificante. Assim, a organização qualificante, além de apresentar as dimensões da organização qualificada como: autonomia delegada às células, diminuição dos níveis hierárquicos e integração das funções da empresa, deve:

  • A.

    intensificar a redução das hierarquias e da cultura do controle;

  • B.

    focar-se no aproveitamento de competências individuais;

  • C.

    basear-se em uma gestão participativa, proporcionando o envolvimento das pessoas;

  • D.

    implementar a política de remuneração por desempenho individual;

  • E.

    centrar-se na inteligência e no domínio de situações de imprevisto.

Considere os seguintes enunciados:

I. assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio;

II. oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental;

III. assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior.

Os enunciados I, II e III indicam, respectivamente, de acordo com a LDB, responsabilidades da (os):

  • A. união, municípios e estados.
  • B. estados, municípios e união.
  • C. estados, união e municípios.
  • D. municípios, estados e união.
  • E. municípios, união e estados.

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

A relação entre Escola Cidadã e Cidade Educadora encontra-se:

  • A.

    na própria origem etimológica das palavras "cidade" e "cidadão".

  • B.

    ambas derivam da origem alemã.

  • C.

    na concepção referente da vida das pessoas.

  • D.

    no auto governo da comunidade.

  • E.

    num espaço demográfico livre, de um lugar.

A escola e a organização dos materiais também são objetos de planejamento das instituições de educação infantil. Objetos e materiais existentes no ambiente servem de recurso para a criança explorar, interagir. Em relação aos materiais, deverão ser organizados

  • A.

    em estantes inacessíveis, e somente o professor os torna visíveis às crianças na hora apropriada.

  • B.

    para garantir o acesso a objetos de difícil manuseio, visando à exploração e a investigação infantil.

  • C.

    nas salas de atividades, não sendo necessárias mesas, cadeiras, pratos e talheres no refeitório.

  • D.

    no ambiente, garantindo a acessibilidade, visando auxiliar a construção da autonomia da criança.

  • E.

    para garantir a visibilidade, mas acessibilidade não, principalmente em relação aos CD`s de músicas.

Um conceito bastante difundido atualmente no campo da gestão é o do empoderamento (empowerment). No contexto escolar, o empoderamento ocorre quando:

  • A.

    a interiorização e a apropriação ativas do processo de mudança pelos professores são acentuadas, em uma perspectiva de profissionalização interativa.

  • B.

    o sistema de ensino concede poder ao Diretor para que possa administrar autonomamente as mudanças que deseja empreender.

  • C.

    se delega poder à coordenação pedagógica para que possa acompanhar e avaliar o trabalho desenvolvido pelos professores.

  • D.

    se oferece poder aos alunos para que possam determinar aspectos relativos aos conteúdos curriculares e ao desenvolvimento docente.

  • E.

    se amplia o campo de atuação de determinado professor que apresenta competências para uma tarefa necessária à escola.

As transformações sócio-econômico-tecnológicas fomentaram o que é denominado Total Quality Control System - Programa de Qualidade Total - que consiste numa filosofia de gestão com características especiais. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I - A QT visa à satisfação do cliente; princípios de gestão participativa trabalhando, sobretudo com grupos dentro das organizações.
II - A qualidade deixa de ser uma preocupação restrita ao produto e ao processo de produção para permear todo o tecido organizacional, com ênfase nas pessoas.
III - A QT se caracteriza por: abertura permanente ao exterior e às inovações tecnológicas; mobilização da inteligência de todos; valorização das habilidades técnicas.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III;

  • D.

    I e II;

  • E.

    I, II e III.

Uma das preocupações contemporâneas dos estudiosos de currículo na formação docente é o

  • A. intelectualismo.
  • B. multiculturalismo.
  • C. cientificismo.
  • D. compromisso.
  • E. conservadorismo.

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

"Na cidade que educa todos os seus habitantes usufruem das mesmas oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e de entretenimento que ela oferece".

O "Manifesto das Cidades Educadoras" aprovado em Barcelona em 1990 e revisto em Bolonha em 1994 afirma que

I - a satisfação das necessidades das crianças e dos jovens, no âmbito das competências do município, pressupõe uma oferta de espaços, equipamentos e serviços adequados ao desenvolvimento social, moral e cultural, a serem partilhados com outras gerações.

II - o município, no processo de tomada de decisões, não levará em contas o impacto das mesmas.

III - a cidade não oferecerá aos pais uma formação que lhes permita ajudar os seus filhos a crescer e utilizar a cidade num espírito de respeito mútuo.

IV - todos os habitantes da cidade têm direito de refletir e participar na criação de programas educativos e culturais, e a dispor dos instrumentos necessários que lhes permitam descobrir um projeto educativo, na estrutura e na gestão da sua cidade, nos valores que esta fomenta, na qualidade de vida que oferece, nas festas, nas campanhas e no interesse que manifeste por eles e na forma de os escutar.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II, III, IV.

  • B.

    II, III, IV.

  • C.

    I, II, IV.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    I e II.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...