Questões de Pedagogia

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A mudança de paradigma na gestão de pessoas da administração taylorista para a gestão estratégica tem um impacto significativo no comportamento organizacional. Em relação à gestão estratégica, considere os seguintes aspectos:

I - Participação de todos os níveis da organização; refere-se a um mecanismo de aprendizagem organizacional através do qual a empresa aprende com a retroação decorrente dos erros e acertos nas suas decisões e ações;
II - Cultura voltada para resultados; tecnologia com automatização rígida inserida numa rotina de trabalho; necessidade de adaptação; adoção de estruturas híbridas;
III - Estruturas horizontalizadas e amplamente descentralizadas cedem espaço a estruturas verticalizadas e centralizadas.

São aspectos fundamentais de gestão estratégica somente:

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III;

  • D.

    I e III;

  • E.

    I, II e III.

Ao introduzir um novo conteúdo curricular, o professor precisa conhecer o que os alunos já sabem a respeito, que opiniões têm, que hipóteses levantam. Um bom recurso que levaria o professor a mobilizar e despertar o interesse dos alunos seria(m)

  • A. questionamentos individuais.
  • B. provas objetivas.
  • C. exposição oral.
  • D. problematização planejada.
  • E. questionamento em grupo.

As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.

Segundo a Pedagogia Empreendedora, o 5º Pilar da educação é

I - Conceito de se aprender a ser.

II - Aprender a empreender.

III - Conhecimento do setor aprender a conhecer.

IV - Liderança e energia de aprender a fazer.

V - Rede de relações de aprender a conviver. Está correta

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    IV.

  • E.

    V.

Brincar é uma atividade essencialmente humana, principal modo de expressão da infância. O brincar é a ferramenta, por excelência, para a criança aprender a

  • A.

    gastar suas energias.

  • B.

    viver e criar cultura; brincando a criança se humaniza e se constitui como sujeito histórico e social.

  • C.

    relaxar.

  • D.

    vivenciar uma recreação com regras inventadas e dirigidas pelos adultos.

  • E.

    obedecer a normas, regras e limites, sobretudo a partir dos jogos com regras estabelecidas pelos adultos.

Observe os procedimentos abaixo.

I - Avaliações da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em todo o ciclo.

II - Atividades de reforço e de recuperação ao final de ciclo ou nível e, se necessário, ao longo do processo.

III - Controle de freqüência dos alunos.

 IV - Avaliação institucional externa, e não interna, para garantir a rigorosidade necessária à implementação dos procedimentos do processo educativo.

Fazem parte do projeto de implantação da progressão continuada no Estado de São Paulo, apenas, os procedimentos:

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. II e IV
  • E. III e IV

Na avaliação final do ano, os profissionais de uma escola constataram que havia uma situação de agressividade e violência entre alunos e professores que precisava ser enfrentada.

Na concepção de Thurler (2001), qual das ações abaixo contribuirá para que consigam alterar essa realidade?

  • A.

    Construir uma gestão participativa, que se dá quando a escola desenvolve a capacidade de prever um plano de formação interna.

  • B.

    Fazer emergir no Diretor o papel de liderança para atuar firmemente na transformação das práticas da escola.

  • C.

    Modernizar o sistema educativo através da adoção de novas concepções e práticas propostas pelo meio acadêmico.

  • D.

    Rever os programas de ensino no caso de eles apontarem para a existência de uma falta de coesão administrativa.

  • E.

    Colocar em discussão valores e normas que embasam as ações, num processo coletivo da prática reflexiva.

O programa de desenvolvimento de habilidades gerenciais é considerado um dos pilares de sustentação da empresa, contribuindo para a Qualidade Total. Essa capacitação, no entanto, deve ser estruturada e planejada de tal sorte que todos, a empresa e os gerentes, saibam a que lugar pretendem chegar. São desafios de um gerente eficaz:

  • A.

    mensurar resultados, trabalhar em parceria, assumir riscos, ser agente de mudança;

  • B.

    conhecer as suas idiossincrasias, preferências e limitações;

  • C.

    adotar métodos de desenvolvimento de habilidades cognitivas;

  • D.

    habilitar-se com um alto grau de especialização, voltado para a preservação da cultura organizacional;

  • E.

    priorizar o instrumental e o previsível na abordagem do comportamento humano.

14. O conceito de educação inclusiva compreende não apenas os alunos portadores de deficiência, mas inclui também aqueles que encontram grandes dificuldades para ultrapassar as possibilidades comuns de aprendizagem e exigem medidas excepcionais.

Em classes em que existam alunos nessas condições, o professor precisa

  • A. solicitar que professores especializados assessorem seu trabalho nas aulas, pois a situação exige isso.
  • B. trabalhar de modo igual para todos, pois todos são iguais no ponto de partida da aprendizagem.
  • C. proteger particularmente os alunos diferentes, porque eles são mais carentes e frágeis.
  • D. proporcionar um atendimento segregado e inclusivo.
  • E. especializar-se nas deficiências que os alunos apresentam, para dar conta do ensino.

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

O papel do professor na Cidade que Educa é:

I - encontrar sentido na sua própria missão;

II - transformar pessoas, dar nova forma a elas e alimentar, por sua vez, a esperança para que consigam construir uma realidade diferente, uma cidade nova;

III - uma vida mais humana, menos feia, menos malvada. Está(ão) correta(s):

  • A.

    só I.

  • B.

    só II.

  • C.

    só III.

  • D.

    I , II e III.

  • E.

    I e III.

É fundamental planejar e organizar o tempo de vivência pelas crianças na instituição de educação infantil. Neste planejamento, o educador deve

  • A.

    prever as longas esperas de crianças e bebês em filas, nos berços e, sobretudo, nos momentos de entrada e saída diárias.

  • B.

    buscar o equilíbrio entre tempo de envolver-se em atividades por conta própria, construir algo em conjunto, dedicar-se a atividades mais espontâneas, e envolver-se em situações dirigidas.

  • C.

    humanizar as filas que são incorporadas nas práticas cotidianas como uma forma eficiente e de controle que organizam o deslocamento das crianças.

  • D.

    buscar ensinar às crianças a necessidade de esperar para fazer uso do banheiro, para ter as fraldas trocadas, para iniciar as refeições,

  • E.

    perceber que ocorrem episódios de mordidas e brigas entre as crianças, sendo, portanto, necessário estabelecer e refletir sobre o tempo do castigo.

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