Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A mudança de paradigma na gestão de pessoas da administração taylorista para a gestão estratégica tem um impacto significativo no comportamento organizacional. Em relação à gestão estratégica, considere os seguintes aspectos:
I - Participação de todos os níveis da organização; refere-se a um mecanismo de aprendizagem organizacional através do qual a empresa aprende com a retroação decorrente dos erros e acertos nas suas decisões e ações;
II - Cultura voltada para resultados; tecnologia com automatização rígida inserida numa rotina de trabalho; necessidade de adaptação; adoção de estruturas híbridas;
III - Estruturas horizontalizadas e amplamente descentralizadas cedem espaço a estruturas verticalizadas e centralizadas.
São aspectos fundamentais de gestão estratégica somente:
I;
II;
III;
I e III;
I, II e III.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Ao introduzir um novo conteúdo curricular, o professor precisa conhecer o que os alunos já sabem a respeito, que opiniões têm, que hipóteses levantam. Um bom recurso que levaria o professor a mobilizar e despertar o interesse dos alunos seria(m)
As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.
Segundo a Pedagogia Empreendedora, o 5º Pilar da educação é
I - Conceito de se aprender a ser.
II - Aprender a empreender.
III - Conhecimento do setor aprender a conhecer.
IV - Liderança e energia de aprender a fazer.
V - Rede de relações de aprender a conviver. Está correta
I.
II.
III.
IV.
V.
Brincar é uma atividade essencialmente humana, principal modo de expressão da infância. O brincar é a ferramenta, por excelência, para a criança aprender a
gastar suas energias.
viver e criar cultura; brincando a criança se humaniza e se constitui como sujeito histórico e social.
relaxar.
vivenciar uma recreação com regras inventadas e dirigidas pelos adultos.
obedecer a normas, regras e limites, sobretudo a partir dos jogos com regras estabelecidas pelos adultos.
Observe os procedimentos abaixo.
I - Avaliações da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em todo o ciclo.
II - Atividades de reforço e de recuperação ao final de ciclo ou nível e, se necessário, ao longo do processo.
III - Controle de freqüência dos alunos.
IV - Avaliação institucional externa, e não interna, para garantir a rigorosidade necessária à implementação dos procedimentos do processo educativo.
Fazem parte do projeto de implantação da progressão continuada no Estado de São Paulo, apenas, os procedimentos:
Na avaliação final do ano, os profissionais de uma escola constataram que havia uma situação de agressividade e violência entre alunos e professores que precisava ser enfrentada.
Na concepção de Thurler (2001), qual das ações abaixo contribuirá para que consigam alterar essa realidade?
Construir uma gestão participativa, que se dá quando a escola desenvolve a capacidade de prever um plano de formação interna.
Fazer emergir no Diretor o papel de liderança para atuar firmemente na transformação das práticas da escola.
Modernizar o sistema educativo através da adoção de novas concepções e práticas propostas pelo meio acadêmico.
Rever os programas de ensino no caso de eles apontarem para a existência de uma falta de coesão administrativa.
Colocar em discussão valores e normas que embasam as ações, num processo coletivo da prática reflexiva.
O programa de desenvolvimento de habilidades gerenciais é considerado um dos pilares de sustentação da empresa, contribuindo para a Qualidade Total. Essa capacitação, no entanto, deve ser estruturada e planejada de tal sorte que todos, a empresa e os gerentes, saibam a que lugar pretendem chegar. São desafios de um gerente eficaz:
mensurar resultados, trabalhar em parceria, assumir riscos, ser agente de mudança;
conhecer as suas idiossincrasias, preferências e limitações;
adotar métodos de desenvolvimento de habilidades cognitivas;
habilitar-se com um alto grau de especialização, voltado para a preservação da cultura organizacional;
priorizar o instrumental e o previsível na abordagem do comportamento humano.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
14. O conceito de educação inclusiva compreende não apenas os alunos portadores de deficiência, mas inclui também aqueles que encontram grandes dificuldades para ultrapassar as possibilidades comuns de aprendizagem e exigem medidas excepcionais.
Em classes em que existam alunos nessas condições, o professor precisa
As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.
O papel do professor na Cidade que Educa é:
I - encontrar sentido na sua própria missão;
II - transformar pessoas, dar nova forma a elas e alimentar, por sua vez, a esperança para que consigam construir uma realidade diferente, uma cidade nova;
III - uma vida mais humana, menos feia, menos malvada. Está(ão) correta(s):
só I.
só II.
só III.
I , II e III.
I e III.
É fundamental planejar e organizar o tempo de vivência pelas crianças na instituição de educação infantil. Neste planejamento, o educador deve
prever as longas esperas de crianças e bebês em filas, nos berços e, sobretudo, nos momentos de entrada e saída diárias.
buscar o equilíbrio entre tempo de envolver-se em atividades por conta própria, construir algo em conjunto, dedicar-se a atividades mais espontâneas, e envolver-se em situações dirigidas.
humanizar as filas que são incorporadas nas práticas cotidianas como uma forma eficiente e de controle que organizam o deslocamento das crianças.
buscar ensinar às crianças a necessidade de esperar para fazer uso do banheiro, para ter as fraldas trocadas, para iniciar as refeições,
perceber que ocorrem episódios de mordidas e brigas entre as crianças, sendo, portanto, necessário estabelecer e refletir sobre o tempo do castigo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...