Questões de Pedagogia

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O espaço das unidades educacionais não se resume apenas à sua metragem, insolação, topografia, mas precisa tornar-se um ambiente. É tarefa fundamental de todo educador:

  • A.

    garantir a segurança, exigindo um espaço muito branco e organizado, onde os materiais para as crianças não possam estar em pontos de fácil acesso.

  • B.

    transformar cada cantinho em ambientes para a vivência individual, garantindo o direito da criança à privacidade.

  • C.

    organizar os espaços e os materiais como se a sala de aula fosse uma loja de shopping, visando a estética de todo os espaço.

  • D.

    impedir a visibilidade do espaço exterior da escola, o contato com os elementos da natureza, e nunca dar publicidade às produções infantis.

  • E.

    transformar os espaços em ambientes, devendo ser continuamente planejados e reorganizados.

"Estar implicado em um processo de inovação convida a tomar consciência das diferentes fontes e formas de liderança." (Thurler, 2001). Entre estas, é correto afirmar que, na liderança voltada para a(s):

  • A.

    transformação, a meta é a melhoria das competências individuais e coletivas, objetivando mudança durável na maneira de o grupo pensar e agir.

  • B.

    posição no sistema social, a liderança se dá por meio de uma delegação de poder pelo corpo docente, com tempo de exercício limitado.

  • C.

    formação ou acompanhamento, o Diretor da escola não interfere demais nas práticas de sala de aula e os professores manifestam lealdade às suas decisões.

  • D.

    cultura, a liderança é exercida por líderes que acompanham e aconselham os docentes durante a implantação de inovações.

  • E.

    transações, os líderes direcionam a maneira como os profissionais conseguem agir em coerência com seus valores e crenças.

A partir das constantes mudanças no mundo contemporâneo, as organizações precisam se colocar em permanente processo de aprendizagem. A avaliação do treinamento nas empresas implica a identificação das categorias de benefícios organizacionais obtidos e a determinação dos indicadores associados a esses tipos de benefícios. Assinale a opção que apresenta indicadores relacionados à melhora de qualidade:

  • A.

    volume de envolvimento do funcionário na tomada de decisões e número de soluções inovadoras ou produtos desenvolvidos;

  • B.

    freqüência de comunicação dentro da empresa e tempo parado de equipamentos;

  • C.

    quantidade de tempo de adaptação de novos funcionários e quantidade de horas extras;

  • D.

    número de acidentes e número de violação de regras ou procedimentos;

  • E.

    número de processos concluídos e quantidade de trabalho em carteira.

A educação tem um papel crucial na chamada "sociedade da informática", pois é um dos meios pelos quais os indivíduos serão capazes de compreender e de se situar na contemporaneidade. Assim, é correto afirmar que o educador deverá compreender e utilizar as novas tecnologias (computador e internet) como:

  • A. Instrumento auxiliar da prática educativa, podendo contribuir para a democratização de saberes socialmente significativos.
  • B. Instrumento único, inovador e centralizador do papel do professor.
  • C. Ferramenta diretamente responsável e necessária à melhoria do processo ensino-aprendizagem.
  • D. Instrumento que visa unicamente favorecer o conhecimento e a emancipação.
  • E. Artefato que deve ser tratado independente da cultura social e escolar.

A concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino é um referencial útil para a reflexão e tomada de decisões compartilhadas e pressupõe

  • A. diagnóstico do que os alunos pensam e desejam aprender.
  • B. grau de exigência e tempo destinado à realização de cada tarefa.
  • C. planejamento, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem.
  • D. o trabalho em equipe de uma escola, a partir do planejamento de ensino.
  • E. conjunto de princípios, que fiquem bem coletivamente.

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

Não se pode falar de Escola Cidadã sem compreendê-la como escola:

  • A.

    qualitativa, onde o que prioriza é a quantidade.

  • B.

    participativa, apropriada pela população como parte da cidade, mecanismos próprios, possibilitam qualificar o entendimento da leitura e escrita do mundo.

  • C.

    quantitativa, garantindo a compreensão do mundo em imediato.

  • D.

    que não compreende de forma analítica e sim reflexiva.

  • E.

    que se preocupa com os problemas do mundo contemporâneo e não com o cotidiano.

As instituições de Educação Infantil devem se caracterizar como ambientes que possibilitem à criança ampliar suas experiências e a se desenvolver em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e lingüística. Isto pressupõe uma escola voltada para

  • A.

    a preparação para a alfabetização.

  • B.

    a vivência de contextos de aprendizagens, de trocas de significações a partir de linguagens diversas.

  • C.

    desenvolver atividades dirigidas usando papel, tinta e lápis.

  • D.

    possibilitar a ocupação uniforme dos espaços da instituição.

  • E.

    desenvolver práticas improvisadas, sem intencionalidade, visando garantir a espontaneidade da criança.

Numa reunião de planejamento, a Diretora de uma escola trouxe, para reflexão dos professores, um texto que abordava valores como honestidade, dignidade, justiça social e solidariedade, entre outros. Um dos professores manifestou-se contrário à leitura, argumentando que, para uma reunião de planejamento, melhor seria um texto que abordasse, mais diretamente, componentes curriculares.

Diante dessa fala, para mostrar ao professor que o texto era pertinente à discussão proposta, qual deveria ter sido a contraargumentação da Diretora, com base na concepção de flexibilidade curricular?

  • A.

    Esses valores devem estar presentes para a construção de um projeto de formação humana e não só intelectual.

  • B.

    A discussão desses valores deve ocupar um item curricular, conforme orientação da Lei de Diretrizes e Bases.

  • C.

    A compreensão desses valores como componentes curriculares faz parte tanto das orientações das políticas públicas, quanto da implantação dos ciclos de aprendizagem.

  • D.

    A reflexão sobre esses valores deve fazer parte da formação continuada dos professores, já que essa reflexão é negligenciada nos cursos de formação.

  • E.

    Os pais e responsáveis pelos alunos exigem que a escola dê formação moral às suas crianças discutindo esses valores.

As transformações da cultura organizacional fundadas na implantação da aprendizagem provocaram mudanças nas estratégias didático-pedagógicas. Os métodos dos programas de desenvolvimento de pessoal tidos como os mais atuais no sentido de organizar espaços e circunstâncias de aprendizagem no contexto organizacional devem considerar:

  • A.

    a transmissão de conhecimentos técnicos aos profissionais iniciantes;

  • B.

    o desenvolvimento de competências e habilidades sociais, assim como as de caráter técnico, em toda comunidade organizacional;

  • C.

    a separação entre planejamento e execução;

  • D.

    a associação entre responsabilidade, autoridade clara e hierarquia evidente;

  • E.

    a divisão das atividades, de modo que planejamento e controle sejam de responsabilidade dos gerentes.

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

Em Cidade Educadora, podemos dizer que cidadania é

I - essencialmente consciência de direitos, deveres e exercício da democracia;

II - direitos civis, como segurança e locomoção;

III - direitos sociais, como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação, etc.

IV - direitos políticos, como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos, etc.

 

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II, III, IV.

  • B.

    II, III, IV.

  • C.

    I, II, IV.

  • D.

    II e V.

  • E.

    I e II.

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