Questões de Pedagogia

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Na hora do parquinho, Henrique, de 1 ano e 6 meses, passa grande parte do tempo embrulhando um ursinho de brinquedo com um pano. Anda pelo pátio com ele no colo, mostrando para as outras crianças dizendo: "ó nenen!". Quando mostra para a educadora, levanta a camiseta e aproxima a boca do ursinho de seu mamilo, num gesto claro de amamentação.

Nesse momento, o educador:

  • A.

    interage com a criança, entrando na brincadeira de "faz de conta".

  • B.

    repreende a criança, dando-lhe o dado de realidade de que homem não amamenta.

  • C.

    chama a atenção da criança para uma brincadeira mais masculina.

  • D.

    conversa com a criança durante alguns minutos, explicando que com isso não se brinca.

  • E.

    não dá atenção à criança, chamando a turma para fazer a higiene e entrar na sala.

A realidade profissional de Joana é um produto das transformações que vêm ocorrendo no mundo do trabalho e da educação. Tais transformações, na modernidade, foram marcadas pelo Taylorismo e pelo Fordismo. Recentemente, a ordem do poder, no Ocidente, concentrou-se na perspectiva do Estado Mínimo. Assinale a opção que apresenta, corretamente, características de cada um desses momentos do sistema capitalista.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

No planejamento de um programa de desenvolvimento de habilidades de comunicação foi estabelecido um conjunto de técnicas para o alcance dos objetivos propostos. As descrições das técnicas selecionadas encontram-se a seguir:

I - uso de um equipamento de vídeo que permite que pessoas participem de reuniões mesmo quando distantes;
II - exposição com auxílio audiovisual;
III - um tipo de simulação que trabalha o aspecto lúdico, envolvendo uma situação interpessoal;
IV - análise de uma situação-problema do cotidiano ou eventual.

A seqüência que apresenta corretamente a relação das descrições com as técnicas correspondentes é:

  • A.

    I - brainstorming; II - estudo de caso; III - dinâmica de grupo; IV - teleconferência.

  • B.

    I - estudo de caso; II - estudo de caso; III - dramatização; IV - teleconferência.

  • C.

    I - teleconferência; II - estudo de caso; III - preleção; IV - treinamento de sensitividade;

  • D.

    I - brainstorming; II – tempestade de idéias; III - roleplaying; IV - conferência;

  • E.

    I - teleconferência; II - preleção; III - dramatização; IV - estudo de caso.

Ao mesmo tempo em que as pessoas se propõem a colaborar na constituição de grupos, reconhecendo o direito do outro e a necessidade de respeitá-lo, garantindo o espaço de todos, pode-se perceber que também há formas de agir

I. extremamente individualistas e/ou competitivas, que negam a participação de um ou mais integrante do grupo.

 II. que se propõem a excluir pessoas do grupo, de forma inconsciente ou habilmente dissimulada e intencional.

 III. preconceituosas e discriminadoras que favorecem comportamentos agressivos e utilizando-se, por vezes, de violência simbólica.

IV. que confirmam ser impossível a formação de grupos solidários, numa sociedade competitiva.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

A incorporação da função educacional da creche faz surgir a necessidade de oferecer para as crianças atividades mais diferenciadas, com intencionalidade pedagógica e objetivos claros. Uma das conseqüências dessa mudança de modelo, já que o educador interage com um grupo mais restrito, e que se tornou uma importante variável para a qualidade da experiência educacional, foi o(a):

  • A.

    planejamento diferenciado para cada grupo, construído pela coordenadora pedagógica, já que esta tem o papel de adequar a proposta educacional à organização do ambiente.

  • B.

    maior atenção às funções do educador, que se tornou responsável pela adequação do espaço à proposta educacional, por meio da organização de ambientes propícios à realização de atividades.

  • C.

    maior atenção à interação entre as crianças e entre estas e os adultos, adequando-se a proposta educacional à organização do ambiente.

  • D.

    otimização do tempo das rotinas, pois o educador passou a necessitar de menos tempo para realizá-las, podendo dar mais atenção às crianças na hora da limpeza e da alimentação.

  • E.

    avaliação mais abrangente e eficaz, pois a realização das testagens se torna mais organizada, facilitando o preenchimento da ficha de aproveitamento.

No cenário organizacional contemporâneo, o êxito de um programa de treinamento exige que se leve em consideração alguns pontos decisivos no perfil do profissional responsável, tais como:

  • A.

    sólido conhecimento sobre planejamento; habilidades em comunicação e familiarização com o projeto estratégico da empresa;

  • B.

    domínio sobre os dados lógico-quantitativos na formulação das estratégias;

  • C.

    busca do desenvolvimento de habilidades técnicas;

  • D.

    ênfase na autonomia das ações de treinamento frente ao plano estratégico das organizações;

  • E.

    predomínio de uma visão utilitarista instrumental dentro de um paradigma racional e técnico.

A tarefa do educador não é, simplesmente, a de consumir desejos já existentes, mas de mostrar que vale a pena desejar, de tal modo que se crie novos desejos e se estimule novos interesses. Essa afirmação critica o papel do educador na concepção

  • A.

    sócio-construtivista.

  • B.

    espontaneísta.

  • C.

    libertadora.

  • D.

    reprodutivista.

  • E.

    das inteligências múltiplas.

Uma professora da creche recebeu a visita de uma mãe que estava muito perturbada, pois ficara sabendo que um menino da turma de sua filha usava variados objetos da sala de aula para brincar de dar tiros. Achava esse comportamento muito estranho, indicativo de uma tendência para a violência.

Que resposta deve ser dada a essa mãe pela educadora?

  • A.

    Para evitar tal comportamento, vamos retirar da sala de aula todos os objetos que a criança utiliza para esse fim.

  • B.

    Na brincadeira, a criança exercita papéis com os quais interage no cotidiano para compreendê-los melhor.

  • C.

    Na brincadeira, a criança mostra como agem seus familiares e estes talvez estejam habituados a pegar em armas.

  • D.

    Vamos trocar sua filha de turma e, com isso, evitar suas preocupações com a violência desse menino.

  • E.

    Vamos encaminhar a criança e a família para um atendimento com um profissional especializado fora da creche.

Levando-se em conta que o treinamento é um processo educacional cíclico e contínuo, aplicado de forma sistemática, analise os itens a seguir:

I - mudança de métodos e processos de trabalho; produção e comercialização de novos produtos; comunicações deficientes;
II - a análise da estrutura dos cargos; identificação da missão e da visão organizacional;
III - elevado número de acidentes de trabalho; avarias freqüentes em equipamentos e instalações.

São considerados indicadores de necessidade de treinamento somente:

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III,

  • D.

    I e III;

  • E.

    I, II e III.

O jogo assume várias formas ao longo do desenvolvimento da criança, a partir da relação dela com o adulto. Segundo Piaget, citado por Bondioli e Mantovani (1998), podem ser observados os jogos de exercício, no estágio sensório-motor; os jogos simbólicos, no pré-operatório e os jogos de regras, no estágio das operações concretas. Porém, algumas características do jogo são essenciais e aparecem em todas as suas formas, mas, fundamentalmente, o jogo é uma atividade:

  • A.

    inata, que aparece precoce e naturalmente, imprevisível e automotivada, pois pode ser compartilhada, mas não imposta.

  • B.

    infantil que, através de sua repetição sistemática, influencia o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

  • C.

    cognitiva, emocional e hereditária, que auxilia a aprendizagem das regras sociais e favorece a interação e a motricidade.

  • D.

    automotivada e uma aprendizagem social, que possui variações dependendo dos contextos social, cultural e histórico.

  • E.

    social, que influencia as formas de interagir da criança com seu meio e os papéis que esta irá desempenhar no futuro.

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