Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O treinamento estratégico segue um desenho do programa, que é parte de uma cultura, em um esquema intencional (treinando todas as pessoas), uma atitude proativa (antecipando as necessidades) e uma visão de futuro (a longo prazo), baseado num consenso. Refere-se às técnicas de treinamento:
exame dos requisitos exigidos para os cargos, especificações e mudanças nos cargos;
intervenção: uma ação para alterar a situação atual; administração das atividades de mudança;
administração de conflitos; inovação no sistema de recompensas e do clima organizacional;
análise organizacional: a partir do diagnóstico e determinação da missão, da visão e dos objetivos organizacionais;
programa de indução ou de integração à empresa; desenvolvimento de equipes: uma técnica de alteração comportamental sob a coordenação de um líder.
Numa sala de crianças entre 2 e 3 anos, uma das brincadeiras mais freqüentes é a de mamãe e filhinhos. Uma das crianças assume o papel da mãe e "cuida" dos demais, dando ordens, fazendo comidinhas imaginárias. Para Oliveira (2002), esta brincadeira revela uma característica muito significativa dessa faixa etária, que é o aumento da capacidade simbólica. Essa capacidade favorece:
I – a compreensão de regras;
II – o desenvolvimento da capacidade de perceber o outro;
III – a imitação como forma de compreender o mundo;
IV – a autonomia a partir da vivência das fantasias.
Está(ão) correto(s), apenas, o(s) item(ns):
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Na atualidade, somente a formação inicial não é suficiente para a atuação profissional do professor, porque o mundo está em constante mudança, colaborando para que surjam novas exigências relativas ao trabalho escolar.
A formação continuada do professor deve promover
o desenvolvimento estrito dos aspectos pedagógicos, incluindo o domínio das novas tecnologias e recursos didáticos.
uma formação que extrapole os conhecimentos pedagógicos, promovendo reflexão sobre a própria prática e a troca de experiências.
a formação focada na troca de experiências estritamente relacionadas ao domínio das novas tecnologias e recursos didáticos.
o desenvolvimento pedagógico, bem como o domínio das novas tecnologias e da legislação educacional.
a formação política, informando sobre as novas tecnologias e procedimentos didáticos utilizados em outros países.
A Psicologia do Desenvolvimento tem-se consagrado como o campo de saber de maior destaque no que concerne aos aspectos evolutivos, sociais, cognitivos, psicomotores e afetivos da infância, por reunir em seu arcabouço teórico conhecimentos e metodologias com status científico, gerando um estatuto de verdade sobre o que é produzido por essa área de conhecimento. Diante disso, uma crítica comumente feita à Psicologia do Desenvolvimento é que ela entende a criança como um:
organismo em formação, fragmentado em estágios, deixando de ser entendida por inteiro, como ser histórico e social.
organismo em formação, que se desenvolve em cada estágio, aprimorando suas capacidades intelectuais e sociais.
homem em miniatura, cobrando dela um desenvolvimento cognitivo e motor mais rápido, isolado das vivências infantis.
ser dotado de características diferentes das do adulto e que requer para si um conjunto de teorias próprias para a infância.
ser inteiro, em seus níveis social, afetivo, cognitivo e psicomotor, contribuindo para uma visão global do seu desenvolvimento.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
As metodologias das diversas áreas do conhecimento são decorrentes de uma concepção pedagógica denominada Pedagogia Histórico-Crítica, sistematizada no Brasil por Dermeval Saviani. Essa pedagogia propõe que o ensino seja baseado em 5 passos fundamentais:
atividade problema coleta de dados hipóteses experimentação.
preparação apresentação assimilação generalização aplicação.
prática social problematização instrumentalização catarse prática social.
vivência temas geradores problematização conscientização ação política.
apresentação de problemas vida cotidiana discussão narrativas ação cultural, social e política.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando o pensamento pedagógico existencialista é correto afirmar:
O ensino é meritocrático e conteudista, requerendo disciplina e esforço por parte do aluno.
A tarefa da educação consiste em afirmar a existência concreta da criança, aqui e agora. A existência do ser humano não é igual à de outra coisa qualquer. Sua existência está sendo, se formando; não estática.
O método é o da exposição oral dos conteúdos, pressupondo-se que todos os alunos tenham a capacidade racional de aprendê-los e assimilá-los.
A função política da escola é reproduzir a estrutura social, através da transmissão de conhecimentos e valores estabelecidos historicamente na sociedade.
Segundo Loughlin e Suína, in Zabalza (1998), o professor da Educação Infantil tem quatro tarefas principais na disposição da estrutura básica do ambiente de aprendizagem: organização espacial, equipamentos do espaço para a aprendizagem, disposição dos materiais e organização para finalidades especiais.
Assinale a opção que apresenta corretamente como deve ser a operacionalização de cada tarefa, segundo esses autores.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Na década de 20 do século XX, o índice de analfabetismo no Brasil chegava a 80% da população. Várias manifestações foram feitas, à época, em favor da educação, provocando o surgimento de um movimento que marcou a educação brasileira. Acerca desse movimento, conhecido como escolanovismo, assinale a opção correta.
Por influência desse movimento, as idéias positivistas ganharam a simpatia das gerações mais novas de oficiais formados pelas escolas militares, cujo currículo valorizava as ciências exatas em detrimento da tradição humanista.
Com o movimento da escola-nova, foi aprovada a Reforma Francisco Campos, que instituiu o novo estatuto das universidades brasileiras e a divisão do ensino secundário em dois ciclos, sendo que o último ciclo visava à preparação para o ensino superior.
Esse movimento, que defende a aplicação do modelo empresarial na escola, baseia-se na racionalização e na produção do sistema capitalista, sendo um dos objetivos dos teóricos que a defendem adequar a escola às exigências da sociedade industrial.
Esse movimento introduziu a defesa da escola pública para todos, a fim de que se pudesse alcançar uma sociedade igualitária e sem privilégios.
O Desenvolvimento Organizacional tem seus fundamentos na confluência de conhecimentos oriundos da Psicologia Social, Educação e da Teoria dos Sistemas. Foi influenciado pela orientação sociotécnica do Instituto Tavistock de Relações Humanas.
A respeito de suas características, analise as afirmativas a seguir:
I - visão de mudança como um processo contínuo, a longo prazo, planejado e sustentado por natureza;
II - estímulo à competitividade; educação voltada para os aspectos instrumentais e racionais do trabalho;
III - educação para as exigências do mercado; monitoramento através do controle e da predição;
IV - foco na organização como um todo; utilização de agentes de mudança da organização; melhoria dos processos grupais.
Entre as suas características de intervenção estão somente:
I;
IV;
I e IV;
I, II, III e IV;
nenhuma.
Os bebês e crianças pequenas que ainda usam fraldas e que permanecem durante muitas horas na instituição de Educação Infantil podem precisar de um banho, tanto para maior conforto como para prevenção de assaduras e brotoejas.
RCN, vol.II, 1998.
A hora do banho é um momento da rotina da creche que:
deve ser rápido para não atrasar as atividades pedagógicas.
deve ser reservado para não despertar a sexualidade das crianças.
deve ocorrer antes do almoço, para todas as crianças.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...