Questões de Pedagogia

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O treinamento estratégico segue um desenho do programa, que é parte de uma cultura, em um esquema intencional (treinando todas as pessoas), uma atitude proativa (antecipando as necessidades) e uma visão de futuro (a longo prazo), baseado num consenso. Refere-se às técnicas de treinamento:

  • A.

    exame dos requisitos exigidos para os cargos, especificações e mudanças nos cargos;

  • B.

    intervenção: uma ação para alterar a situação atual; administração das atividades de mudança;

  • C.

    administração de conflitos; inovação no sistema de recompensas e do clima organizacional;

  • D.

    análise organizacional: a partir do diagnóstico e determinação da missão, da visão e dos objetivos organizacionais;

  • E.

    programa de indução ou de integração à empresa; desenvolvimento de equipes: uma técnica de alteração comportamental sob a coordenação de um líder.

Numa sala de crianças entre 2 e 3 anos, uma das brincadeiras mais freqüentes é a de mamãe e filhinhos. Uma das crianças assume o papel da mãe e "cuida" dos demais, dando ordens, fazendo comidinhas imaginárias. Para Oliveira (2002), esta brincadeira revela uma característica muito significativa dessa faixa etária, que é o aumento da capacidade simbólica. Essa capacidade favorece:

I – a compreensão de regras;

 II – o desenvolvimento da capacidade de perceber o outro;

 III – a imitação como forma de compreender o mundo;

IV – a autonomia a partir da vivência das fantasias.

Está(ão) correto(s), apenas, o(s) item(ns):

  • A. II
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. III e IV
  • E. I, III e IV

Na atualidade, somente a formação inicial não é suficiente para a atuação profissional do professor, porque o mundo está em constante mudança, colaborando para que surjam novas exigências relativas ao trabalho escolar.

A formação continuada do professor deve promover

  • A.

    o desenvolvimento estrito dos aspectos pedagógicos, incluindo o domínio das novas tecnologias e recursos didáticos.

  • B.

    uma formação que extrapole os conhecimentos pedagógicos, promovendo reflexão sobre a própria prática e a troca de experiências.

  • C.

    a formação focada na troca de experiências estritamente relacionadas ao domínio das novas tecnologias e recursos didáticos.

  • D.

    o desenvolvimento pedagógico, bem como o domínio das novas tecnologias e da legislação educacional.

  • E.

    a formação política, informando sobre as novas tecnologias e procedimentos didáticos utilizados em outros países.

A Psicologia do Desenvolvimento tem-se consagrado como o campo de saber de maior destaque no que concerne aos aspectos evolutivos, sociais, cognitivos, psicomotores e afetivos da infância, por reunir em seu arcabouço teórico conhecimentos e metodologias com status científico, gerando um estatuto de verdade sobre o que é produzido por essa área de conhecimento. Diante disso, uma crítica comumente feita à Psicologia do Desenvolvimento é que ela entende a criança como um:

  • A.

    organismo em formação, fragmentado em estágios, deixando de ser entendida por inteiro, como ser histórico e social.

  • B.

    organismo em formação, que se desenvolve em cada estágio, aprimorando suas capacidades intelectuais e sociais.

  • C.

    homem em miniatura, cobrando dela um desenvolvimento cognitivo e motor mais rápido, isolado das vivências infantis.

  • D.

    ser dotado de características diferentes das do adulto e que requer para si um conjunto de teorias próprias para a infância.

  • E.

    ser inteiro, em seus níveis social, afetivo, cognitivo e psicomotor, contribuindo para uma visão global do seu desenvolvimento.

As metodologias das diversas áreas do conhecimento são decorrentes de uma concepção pedagógica denominada Pedagogia Histórico-Crítica, sistematizada no Brasil por Dermeval Saviani. Essa pedagogia propõe que o ensino seja baseado em 5 passos fundamentais:

  • A.

    atividade – problema – coleta de dados – hipóteses – experimentação.

  • B.

    preparação – apresentação – assimilação – generalização – aplicação.

  • C.

    prática social – problematização – instrumentalização – catarse – prática social.

  • D.

    vivência – temas geradores – problematização – conscientização – ação política.

  • E.

    apresentação de problemas – vida cotidiana – discussão – narrativas – ação cultural, social e política.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando o pensamento pedagógico existencialista é correto afirmar:

  • A.

    O ensino é meritocrático e conteudista, requerendo disciplina e esforço por parte do aluno.

  • B.

    A tarefa da educação consiste em afirmar a existência concreta da criança, aqui e agora. A existência do ser humano não é igual à de outra coisa qualquer. Sua existência está sendo, se formando; não estática.

  • C.

    O método é o da exposição oral dos conteúdos, pressupondo-se que todos os alunos tenham a capacidade racional de aprendê-los e assimilá-los.

  • D.

    A função política da escola é reproduzir a estrutura social, através da transmissão de conhecimentos e valores estabelecidos historicamente na sociedade.

Segundo Loughlin e Suína, in Zabalza (1998), o professor da Educação Infantil tem quatro tarefas principais na disposição da estrutura básica do ambiente de aprendizagem: organização espacial, equipamentos do espaço para a aprendizagem, disposição dos materiais e organização para finalidades especiais.

Assinale a opção que apresenta corretamente como deve ser a operacionalização de cada tarefa, segundo esses autores.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Na década de 20 do século XX, o índice de analfabetismo no Brasil chegava a 80% da população. Várias manifestações foram feitas, à época, em favor da educação, provocando o surgimento de um movimento que marcou a educação brasileira. Acerca desse movimento, conhecido como escolanovismo, assinale a opção correta.

  • A.

    Por influência desse movimento, as idéias positivistas ganharam a simpatia das gerações mais novas de oficiais formados pelas escolas militares, cujo currículo valorizava as ciências exatas em detrimento da tradição humanista.

  • B.

    Com o movimento da escola-nova, foi aprovada a Reforma Francisco Campos, que instituiu o novo estatuto das universidades brasileiras e a divisão do ensino secundário em dois ciclos, sendo que o último ciclo visava à preparação para o ensino superior.

  • C.

    Esse movimento, que defende a aplicação do modelo empresarial na escola, baseia-se na racionalização e na produção do sistema capitalista, sendo um dos objetivos dos teóricos que a defendem adequar a escola às exigências da sociedade industrial.

  • D.

    Esse movimento introduziu a defesa da escola pública para todos, a fim de que se pudesse alcançar uma sociedade igualitária e sem privilégios.

O Desenvolvimento Organizacional tem seus fundamentos na confluência de conhecimentos oriundos da Psicologia Social, Educação e da Teoria dos Sistemas. Foi influenciado pela orientação sociotécnica do Instituto Tavistock de Relações Humanas.

A respeito de suas características, analise as afirmativas a seguir:

I - visão de mudança como um processo contínuo, a longo prazo, planejado e sustentado por natureza;
II - estímulo à competitividade; educação voltada para os aspectos instrumentais e racionais do trabalho;
III - educação para as exigências do mercado; monitoramento através do controle e da predição;
IV - foco na organização como um todo; utilização de agentes de mudança da organização; melhoria dos processos grupais.

Entre as suas características de intervenção estão somente:

  • A.

    I;

  • B.

    IV;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    I, II, III e IV;

  • E.

    nenhuma.

Os bebês e crianças pequenas que ainda usam fraldas e que permanecem durante muitas horas na instituição de Educação Infantil podem precisar de um banho, tanto para maior conforto como para prevenção de assaduras e brotoejas.

RCN, vol.II, 1998.

A hora do banho é um momento da rotina da creche que:

  • A. dispensa a atuação do educador.
  • B. possibilita o cuidar e educar.
  • C.

    deve ser rápido para não atrasar as atividades pedagógicas.

  • D.

    deve ser reservado para não despertar a sexualidade das crianças.

  • E.

    deve ocorrer antes do almoço, para todas as crianças.

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