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Considerando o impacto das megatendências globais, vemos a substituição de uma economia baseada na manufatura e na exploração de recursos naturais para uma economia baseada no valor do conhecimento, na informação e na inovação. Muitas organizações estão promovendo modificações em sua cultura visando:
maior autonomia, participação e comprometimento das pessoas;
ênfase na eficiência da produção, no método e na rotina;
departamentalização funcional para assegurar a especialização;
estabelecimento de mecanismos de controle mais eficazes e maior probabilidade de manifestação da criatividade;
ênfase nos meios e procedimentos.
O planejamento, além de ser meio para se programar as ações docentes, é um momento de pesquisa e reflexão ligado intimamente à avaliação. O ato de planejar permite ao professor/ educador fazer a previsão de suas ações e fundamentá-la em opções político- pedagógicas, tendo como referências as situações concretas com que se depara. Sobre as funções do planejamento de ensino é correto afirmar:
explicita princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que asseguram articulação entre as tarefas das instituições educativas, das normas e leis, das exigências do contexto social e do processo de participação democrática;
expressa os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar em várias reuniões, através de objetivos, conteúdos e métodos;
assegura a racionalização, organização e coordenação do trabalho técnico-administrativo da instituição, de modo que a previsão das ações possibilitem ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina;
prevê objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais individuais dos aprendentes;
assegura a unidade e coerência determinada pelos órgãos públicos estaduais e municipais, atualizando conteúdos que atendam aos interesses dos estabelecimentos do ensino.
Na creche, é importante interagir de forma lúdica com os bebês e, para tanto, é necessário desenvolver atitudes específicas para introduzir formas de comunicação entre adulto e criança. Isto é possível através de:
respostas sistemáticas às primeiras manifestações infantis, imprimindo significados universais do mundo adulto, com o intuito de desenvolver, além de valores, a cognição e a motricidade.
atividades planejadas e compartilhadas que possibilitem a interação e a troca entre crianças, estimulando a concentração e a uniformidade de comportamentos adequados a cada faixa etária.
atividades diversificadas que estimulem a linguagem verbal e a não verbal, preparando a criança para a leitura do mundo, para a escrita incidental e para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
comportamentos não direcionados, que não pretendam ensinar alguma coisa à criança, mas demonstrar atenção pelas manifestações infantis, dando-lhes significado e organização.
brincadeiras dirigidas, que pretendam estimular comportamentos na criança, que desenvolvam sua capacidade de resolução de problemas simples e estimulem novas formas de interação.
"O avanço do Capitalismo monopolista já oferece condições à política educacional de acionar um novo mecanismo de recomposição de hegemonia: os meios de comunicação de massa e as tecnologias de ensino".
A partir da Leitura do trecho acima, a que tendência pedagógica se refere:
concepção humanista tradicional;
concepção humanista moderna;
concepção dialética;
concepção analítica.
Cada indivíduo, dotado de disposições internas, constrói seus esquemas de representação e de atuação a partir dos esquemas de interpretação e ação legitimados em sua comunidade cultural. Esta afirmação condiz com a teoria de aprendizagem
comportamentalista.
idealista.
mecanicista.
interacionista.
empirista.
A perspectiva humanista da hierarquia das necessidades de Maslow supõe que a segunda classe de incentivos que sucede a primeira na hierarquia motivacional numa situação de trabalho consiste em necessidades:
fisiológicas;
de sobrevivência material;
de auto-realização;
de reconhecimento social;
de segurança.
A educação escolar baseada nos princípios que regem a educação nacional, explícitos na Constituição Federal de 1988, deve estar ajustada, para aplicação, à situações reais. Para esse fim, ela deve contemplar:
o funcionamento das redes públicas escolares, comunitárias, confessionais e não-escolares ;
a formação de especialistas e docentes para atuarem no ensino fundamental;
o aproveitamento da aprendizagem, promoção do aluno e classificação das escolas;
os recursos financeiros, técnicos, materiais e humanos para o desenvolvimento do ensino;
a participação do poder público e particular, promovendo a qualidade da escola pública.
A qualidade do trabalho na Educação Infantil está diretamente ligada à organização do espaço. Para que esse espaço seja, juntamente com a criança e o educador, protagonista da ação educativa, deve ser considerado como:
campo de vivências e explorações, zona de múltiplos recursos e possibilidades para a criança reconhecer objetos, experiências e significados das palavras e expressões.
campo de reflexão e pesquisa, utilizando múltiplos recursos materiais e didáticos que facilitem o aprimoramento do educador nos diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.
local de guarda das crianças onde educadores e funcionários estão constantemente preocupados com a integridade e segurança delas, exercendo sua função de cuidar.
local de atividades pedagógicas efetivas, com o objetivo de preparar adequadamente a criança para o Ensino Fundamental, por meio de leituras, jogos matemáticos e exercícios corporais.
local de atividades pedagógicas efetivas para as crianças e de reflexão e pesquisa para os educadores, sempre com a supervisão de uma coordenadora pedagógica.
Mas é preciso, sublinho, que o educador, permanecendo e amorosamente cumprindo o seu dever, não deixe de lutar politicamente, por seus direitos e pelo respeito à dignidade de sua tarefa, assim como pelo zelo devido ao espaço pedagógico em que atua... (Paulo Freire)
Para compreender as dimensões educativas de sua ação e realizá-las com competência, o pedagogo, em seu processo de formação continuada, deverá
estudar as novas teorias do conhecimento e da psicologia do desenvolvimento para que o aprendizado de seus orientandos se realize de forma efetiva.
obter os conhecimentos teóricos necessários para atuar de forma eficiente para que seus orientandos adquiram o maior número de conhecimentos possíveis.
empenhar-se para atualizar seus conhecimentos técnicos e metodológicos para conseguir realizar sua ação educativa de forma mais significativa.
apropriar-se das diferentes formas de interpretação da realidade em que atua e intervir nas práticas no sentido da transformação da realidade.
buscar a troca de experiência entre seus colegas de trabalho e procurar experiências alternativas para planejar suas atividades.
Um projeto de desenvolvimento de equipes tomou como referência os aspectos motivacionais do trabalho. A teoria das necessidades socialmente adquiridas de McClelland identificou três necessidades que os trabalhadores desenvolvem:
de auto-estima, de segurança e de afiliação;
de realização, de poder e de afiliação;
de desenvolvimento, de poder e de assumir responsabilidades;
de recompensas, do estabelecimento de metas e de recompensas intrínsecas ao trabalho;
de recompensas simbólicas como prestígio, reconhecimento e respeito.
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