Questões de Pedagogia

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Considerando o impacto das megatendências globais, vemos a substituição de uma economia baseada na manufatura e na exploração de recursos naturais para uma economia baseada no valor do conhecimento, na informação e na inovação. Muitas organizações estão promovendo modificações em sua cultura visando:

  • A.

    maior autonomia, participação e comprometimento das pessoas;

  • B.

    ênfase na eficiência da produção, no método e na rotina;

  • C.

    departamentalização funcional para assegurar a especialização;

  • D.

    estabelecimento de mecanismos de controle mais eficazes e maior probabilidade de manifestação da criatividade;

  • E.

    ênfase nos meios e procedimentos.

O planejamento, além de ser meio para se programar as ações docentes, é um momento de pesquisa e reflexão ligado intimamente à avaliação. O ato de planejar permite ao professor/ educador fazer a previsão de suas ações e fundamentá-la em opções político- pedagógicas, tendo como referências as situações concretas com que se depara. Sobre as funções do planejamento de ensino é correto afirmar:

  • A.

    explicita princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que asseguram articulação entre as tarefas das instituições educativas, das normas e leis, das exigências do contexto social e do processo de participação democrática;

  • B.

    expressa os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar em várias reuniões, através de objetivos, conteúdos e métodos;

  • C.

    assegura a racionalização, organização e coordenação do trabalho técnico-administrativo da instituição, de modo que a previsão das ações possibilitem ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina;

  • D.

    prevê objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais individuais dos aprendentes;

  • E.

    assegura a unidade e coerência determinada pelos órgãos públicos estaduais e municipais, atualizando conteúdos que atendam aos interesses dos estabelecimentos do ensino.

Na creche, é importante interagir de forma lúdica com os bebês e, para tanto, é necessário desenvolver atitudes específicas para introduzir formas de comunicação entre adulto e criança. Isto é possível através de:

  • A.

    respostas sistemáticas às primeiras manifestações infantis, imprimindo significados universais do mundo adulto, com o intuito de desenvolver, além de valores, a cognição e a motricidade.

  • B.

    atividades planejadas e compartilhadas que possibilitem a interação e a troca entre crianças, estimulando a concentração e a uniformidade de comportamentos adequados a cada faixa etária.

  • C.

    atividades diversificadas que estimulem a linguagem verbal e a não verbal, preparando a criança para a leitura do mundo, para a escrita incidental e para o desenvolvimento do raciocínio lógico.

  • D.

    comportamentos não direcionados, que não pretendam ensinar alguma coisa à criança, mas demonstrar atenção pelas manifestações infantis, dando-lhes significado e organização.

  • E.

    brincadeiras dirigidas, que pretendam estimular comportamentos na criança, que desenvolvam sua capacidade de resolução de problemas simples e estimulem novas formas de interação.

"O avanço do Capitalismo monopolista já oferece condições à política educacional de acionar um novo mecanismo de recomposição de hegemonia: os meios de comunicação de massa e as tecnologias de ensino". 

 A partir da Leitura do trecho acima, a que tendência pedagógica se refere:

  • A.

    concepção humanista tradicional;

  • B.

    concepção humanista moderna;

  • C.

    concepção dialética;

  • D.

    concepção analítica.

Cada indivíduo, dotado de disposições internas, constrói seus esquemas de representação e de atuação a partir dos esquemas de interpretação e ação legitimados em sua comunidade cultural. Esta afirmação condiz com a teoria de aprendizagem

  • A.

    comportamentalista.

  • B.

    idealista.

  • C.

    mecanicista.

  • D.

    interacionista.

  • E.

    empirista.

A perspectiva humanista da hierarquia das necessidades de Maslow supõe que a segunda classe de incentivos que sucede a primeira na hierarquia motivacional numa situação de trabalho consiste em necessidades:

  • A.

    fisiológicas;

  • B.

    de sobrevivência material;

  • C.

    de auto-realização;

  • D.

    de reconhecimento social;

  • E.

    de segurança.

A educação escolar baseada nos princípios que regem a educação nacional, explícitos na Constituição Federal de 1988, deve estar ajustada, para aplicação, à situações reais. Para esse fim, ela deve contemplar:

  • A.

    o funcionamento das redes públicas escolares, comunitárias, confessionais e não-escolares ;

  • B.

    a formação de especialistas e docentes para atuarem no ensino fundamental;

  • C.

    o aproveitamento da aprendizagem, promoção do aluno e classificação das escolas;

  • D.

    os recursos financeiros, técnicos, materiais e humanos para o desenvolvimento do ensino;

  • E.

    a participação do poder público e particular, promovendo a qualidade da escola pública.

A qualidade do trabalho na Educação Infantil está diretamente ligada à organização do espaço. Para que esse espaço seja, juntamente com a criança e o educador, protagonista da ação educativa, deve ser considerado como:

  • A.

    campo de vivências e explorações, zona de múltiplos recursos e possibilidades para a criança reconhecer objetos, experiências e significados das palavras e expressões.

  • B.

    campo de reflexão e pesquisa, utilizando múltiplos recursos materiais e didáticos que facilitem o aprimoramento do educador nos diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.

  • C.

    local de guarda das crianças onde educadores e funcionários estão constantemente preocupados com a integridade e segurança delas, exercendo sua função de cuidar.

  • D.

    local de atividades pedagógicas efetivas, com o objetivo de preparar adequadamente a criança para o Ensino Fundamental, por meio de leituras, jogos matemáticos e exercícios corporais.

  • E.

    local de atividades pedagógicas efetivas para as crianças e de reflexão e pesquisa para os educadores, sempre com a supervisão de uma coordenadora pedagógica.

Mas é preciso, sublinho, que o educador, permanecendo e amorosamente cumprindo o seu dever, não deixe de lutar politicamente, por seus direitos e pelo respeito à dignidade de sua tarefa, assim como pelo zelo devido ao espaço pedagógico em que atua... (Paulo Freire)

Para compreender as dimensões educativas de sua ação e realizá-las com competência, o pedagogo, em seu processo de formação continuada, deverá

  • A.

    estudar as novas teorias do conhecimento e da psicologia do desenvolvimento para que o aprendizado de seus orientandos se realize de forma efetiva.

  • B.

    obter os conhecimentos teóricos necessários para atuar de forma eficiente para que seus orientandos adquiram o maior número de conhecimentos possíveis.

  • C.

    empenhar-se para atualizar seus conhecimentos técnicos e metodológicos para conseguir realizar sua ação educativa de forma mais significativa.

  • D.

    apropriar-se das diferentes formas de interpretação da realidade em que atua e intervir nas práticas no sentido da transformação da realidade.

  • E.

    buscar a troca de experiência entre seus colegas de trabalho e procurar experiências alternativas para planejar suas atividades.

Um projeto de desenvolvimento de equipes tomou como referência os aspectos motivacionais do trabalho. A teoria das necessidades socialmente adquiridas de McClelland identificou três necessidades que os trabalhadores desenvolvem:

  • A.

    de auto-estima, de segurança e de afiliação;

  • B.

    de realização, de poder e de afiliação;

  • C.

    de desenvolvimento, de poder e de assumir responsabilidades;

  • D.

    de recompensas, do estabelecimento de metas e de recompensas intrínsecas ao trabalho;

  • E.

    de recompensas simbólicas como prestígio, reconhecimento e respeito.

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