Questões de Pedagogia

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Conversa em uma turma de Educação Infantil:

Pedro: Eu acho que minha mãe é mamífera.

Marcos: A minha foi, mas não é mais.

Professora: E por quê? Marcos: Porque agora não tem mais nenê em casa.

Pedro: Então agora ela é desmamífera.

Como deve ser interpretada a última fala de Pedro?

  • A.

    A criança utilizou uma lógica própria, cometendo um "erro construtivo", criando uma alternativa para responder de acordo com o que ela já conhecia.

  • B.

    A criança é, provavelmente, oriunda de um meio social desfavorecido, cujos pais não são letrados e, portanto, não possuem cultura aprimorada.

  • C.

    A criança cometeu um erro lingüístico provavelmente porque não foi estimulada e corrigida, quando necessário, por seus familiares e professores.

  • D.

    A criança está, provavelmente, imitando a fala de algum coleguinha mais experiente e experimentando novas palavras, o que é típico nessa faixa etária.

  • E.

    A criança ainda não conhece todos os substantivos, o que limita sua possibilidade de utilizar corretamente as palavras e dificulta sua comunicação.

Uma mesma compreensão da prática educativa, uma mesma metodologia de trabalho, não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. (Paulo Freire) Conceber a metodologia nesta perspectiva pressupõe

  • A.

    utilizar sempre métodos inovadores.

  • B.

    improvisar no cotidiano a partir da realidade vivida.

  • C.

    transplantar experiências bem sucedidas.

  • D.

    adequar o contexto aos objetivos propostos.

  • E.

    reinventar as experiências a partir dos desafios do contexto.

A charge acima revela uma situação na qual estão presentes a tentativa de interação da criança e o distanciamento do professor.

Identifique a opção que traduz a importância que a interação assume no processo de desenvolvimento da criança, na instituição de Educação Infantil.

  • A.

    Na interação educador/criança é importante que o adulto assuma seu papel de autoridade, pois é através dele que a criança desenvolverá atitudes de respeito e responsabilidade.

  • B.

    Na interação educador/criança, as informações relacionadas ao professor devem se restringir à sua vida profissional, pois a criança deve percebê-lo somente como tal e não como pessoa da família.

  • C.

    A interação educador/criança não leva apenas à construção de conhecimentos sobre o mundo, mas também à construção de uma ética, uma estética, uma noção política e uma identidade pessoal.

  • D.

    A interação educador/criança é fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, mas é importante que as relações aconteçam de acordo com a proposta pedagógica da instituição.

  • E.

    A interação educador/criança deve acontecer, principalmente, no período da inserção da criança na instituição, pois é nesse momento que se estabelecem relações duradouras.

Numa perspectiva histórica, as funções da Educação Infantil passaram por diferentes momentos e, ainda hoje, alguns deles subsistem numa espécie de inconsciente coletivo em certas instituições. Em algumas delas identificamse, por exemplo, propostas puramente assistencialistas que impregnam muitos dos profissionais que lá atuam, acabando por gerar um(a):

  • A.

    trabalho voltado para a estimulação da criatividade da criança.

  • B.

    visão negativa do cuidar, sendo este considerado como tarefa menor.

  • C.

    preocupação com a preparação para o Ensino Fundamental.

  • D.

    preocupação com o desenvolvimento motor da criança.

  • E.

    ação política e abrangente voltada para a construção da cidadania.

Segundo Forneiros, in Zabalza (1998), há duas palavras que se costuma utilizar de maneira equivalente quando se fala do espaço nas instituições de Educação Infantil: espaço e ambiente. Entretanto, é importante estabelecer uma diferença entre eles, apesar de estarem intimamente relacionados. Assinale a opção que apresenta uma diferenciação correta entre esses dois termos.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Com base no texto, responda às questões de nos 5, 6 e 7 identificando as tendências apontadas pela autora.

Quanto ao período integral versus período parcial, pode-se perceber que a LDB vem sendo interpretada de maneira a:

  • A.

    dissociar a creche do período integral e a pré-escola, do meio período de funcionamento, já que a lei determina que, de 0 a 6 anos, o atendimento seja feito em turnos de quatro horas e meia.

  • B.

    associar a creche ao período integral e a pré-escola, ao meio período de funcionamento, apesar de, em nenhum momento, a lei determinar qual o período de atendimento em cada faixa etária.

  • C.

    incrementar o período integral em creches e préescolas, com o intuito de, retirando as crianças das ruas, escolarizá-las e prepará-las para a vida, visto a crescente violência presente nas cidades.

  • D.

    desqualificar as instituições de Educação Infantil de período integral em detrimento das outras de meio período de funcionamento, pois acredita-se que o período integral afasta a criança da família.

  • E.

    desmistificar a crença de que creches e pré-escolas de período integral adotam posturas assistencialistas, tentando reduzir as resistências das famílias em relação a esse período de atendimento.

Com base no texto, responda às questões de nos 5, 6 e 7 identificando as tendências apontadas pela autora.

Quanto a professores formados em níveis educacionais mais altos versus educadores leigos e pessoas da comunidade, pode-se perceber que, pelas orientações adotadas na LDB quanto à formação dos professores, inclusive de Educação Infantil, existe uma tendência a:

  • A.

    adotar o sistema de uma professora que ensina, ladeada por uma educadora que cuida da higiene e da alimentação.

  • B.

    unificar o atendimento feito por professoras e educadoras leigas, a partir de programas de formação em serviço.

  • C.

    justificar os insucessos das escolas de Educação Infantil pela presença de professoras sem formação adequada.

  • D.

    qualificar o atendimento às crianças de 0 a 6 anos por meio de uma seleção rigorosa de suas educadoras leigas.

  • E.

    assegurar a permanência das educadoras leigas nos espaços de Educação Infantil pela riqueza de suas experiências.

Com base no texto, responda às questões de nos 5, 6 e 7 identificando as tendências apontadas pela autora.

Quanto à segmentação versus a integração, pode-se observar que, em muitos casos, o critério por idade para definir creches e pré-escolas tem levado a uma:

  • A.

    integração no atendimento de 0 a 6 anos, fazendo com que educadores compreendam a similaridade dos currículos para as faixas etárias de 0 a 3 e de 4 a 6 anos.

  • B.

    integração no atendimento de 4 a 6 anos, fazendo com que crianças das pré-escolas públicas tenham uma preparação semelhante às das escolas particulares.

  • C.

    integração em relação ao atendimento de qualidade a crianças de diferentes idades e a uma segmentação quanto à programação curricular de creches e préescolas.

  • D.

    segmentação no atendimento de 0 a 6 anos, fazendo com que crianças tenham de mudar de instituição e de período diário de freqüência ao completar 4 anos.

  • E.

    segmentação no atendimento em creches e pré-escolas, visto que as crianças de 0 a 3 anos necessitam de cuidados maternais e, as de 4 a 6 anos, de escolarização.

O brincar oferece-nos a possibilidade de tornarmo-nos mais humanos, abrindo uma porta para sermos nós mesmos, poder expressar-nos, transformar-nos, curar, aprender, crescer.

Adriana Friedmann

Essa afirmativa significa que a brincadeira é uma linguagem infantil que:

  • A.

    transforma o plano da inteligência em um plano operacional, oportunizando o resgate de conhecimentos funcionais e significativos.

  • B.

    ocorre no plano da imaginação, levando à construção de um mundo simbólico, desenvolvendo valores e promovendo a socialização.

  • C.

    possibilita que o adulto oriente a criança na adoção de diferentes papéis, auxiliando seu crescimento enquanto ser humano.

  • D.

    contribui para que os conhecimentos que as crianças já possuíam anteriormente se transformem em conceitos específicos.

  • E.

    necessita da intervenção do adulto para que se configure como uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo da criança.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As questões relativas ao ensino da arte no Brasil estiveram presentes em todos os momentos de crise de revisão dos parâmetros educacionais, sendo usadas como uma alavanca para ajudar a definir mudanças. Completando essa afirmação, Barbosa explica que "isso se dá porque a arte foi o nosso primeiro elemento de auto-identificação nacional." (Ana Mae Barbosa, 1985, p.41). A partir dessa proposição, pode-se afirmar:

1- O ensino de arte tem incorporado, por meio de suas representações no tocante à identidade nacional, as confluências sócio-político-culturais de cada época.

2- Os parâmetros educacionais estão em estreita harmonia com a pesquisa e o ensino de arte no Brasil.

3- As mudanças havidas nos parâmetros educacionais, nas duas últimas décadas, têm trazido uma influência positiva, mais efetivamente, da articulação advinda dos estudiosos e movimentos organizados no que concerne à arte no Brasil.

4- As mudanças estruturais nas políticas educacionais têm atendido totalmente as demandas dos novos paradigmas no ensino de arte no Brasil.

O correto está em:

  • A.

    1 e 4, somente.

  • B.

    2 e 3, somente.

  • C.

    1 e 3, somente.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

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