Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
'Aprender a aprender' (noção vinculada a 'autoaprendizagem', 'educação permanente', 'autodidatismo') é um lema corrente no discurso educativo.
Porém, segundo Rosa Maria Torres, pouco tem sido feito concretamente, nesse terreno, visando assumir esse objetivo porque parte substancial do aprender e da possibilidade de aprimorar a própria aprendizagem exige, por parte do professor, as seguintes ações:
I. refletir sobre a própria aprendizagem;
II. tomar consciência das estratégias e dos estilos cognitivos individuais;
III. reconstruir os itinerários seguidos;
IV. identificar as dificuldades encontradas e os pontos de apoio que permitem avançar.
V. propor atividades dinâmicas para casa, como a pesquisa via Internet.
É correto o que se afirma APENAS em
I, II e V.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
II, IV e V.
Os PCNs apresentam quatro grandes blocos de conteúdos.
I. Recursos tecnológicos.
II. Ser humano e saúde.
III. Terra e universo.
IV. Ambiente.
Todos os ciclos do ensino fundamental devem trabalhar conteúdos dos blocos
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. A prática e a reflexão sobre a prática levaram a incorporar outra categoria não menos importante: a da organização. Paulo Freire e Adriano Nogueira (1989) afirmaram-na:
"Como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito." (Freire & Nogueira, 1989, p. 19).
Sobre Educação Popular, é correto afirmar:
1- A educação popular surgiu na margem da sociedade, muitas vezes francamente contra a educação formal. Nas discussões das décadas de 1970 e 1980 era muito corriqueiro depararmo- nos com argumentos contra e a favor da possibilidade de uma autêntica educação popular dentro do sistema escolar, uma vez que o caráter controlador era visto como inerente à ordem institucional da qual a escola faz parte.
2- Talvez uma característica definidora da educação popular seja exatamente a busca de alternativas, a partir de lugares sociais e espaços pedagógicos distintos, que têm em comum a existência de necessidades que levam a querer mudanças na sociedade.
3- Defender para a educação popular uma ortodoxia que ela jamais teve, ou pretendia ter, não seria tão sensato. Pelo contrário, uma de suas especificidades estava exatamente no seu caráter iconoclasta e, em conseqüência, na quase impossibilidade de enquadrar as práticas em algum tipo de definição que lhes fizesse jus.
4- De início pela polissemia do conceito popular, que incorpora conotações muito distintas entre si, tais como: classe social, classes subaltern
1, 2 e 4, somente.
1 e 2, somente.
3 e 4, somente.
1, 2, 3 e 4.
"Um grupo tem a finalidade de representar os diversos setores da escola e conceber, planejar e controlar a organização do trabalho escolar". O trecho refere-se ao:
Conselho de Classe;
Conselho de Escola;
Grêmio Estudantil;
Círculo de Pais e Professores;
Serviço de Orientação Pedagógica.
Que conteúdos são abordados no Referencial Curricular Nacional?
Históricos, científicos e filosóficos.
De identidade, de autonomia e de formação social.
Disciplinares, transdisciplinares e interdisciplinares.
Conceituais, procedimentais e atitudinais.
Teóricos, práticos e metafísicos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo o texto anterior como referência inicial, e considerando que a população de inscritos no PLD foi de 53.000 alunos, julgue os itens seguintes, acerca do processo educacional.
A abordagem de desenho instrucional, denominada ambientes abertos de aprendizagem, utiliza recursos das novas tecnologias da informação e comunicação para apoiar o estudo autodirigido e criar mecanismos de suporte metacognitivo ao estudante. Essa abordagem seria aplicável ao curso PLD em função da natureza dos objetivos instrucionais e do perfil do público-alvo.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No Brasil, desde o processo de colonização portuguesa, apenas a elite brasileira teve acesso à Educação, em detrimento das outras camadas sociais. Assim, os movimentos sociais são respostas coletivas aos problemas que vivenciam, procurando lutar por suas reivindicações, construindo e refazendo sua própria história em determinado tempo. Neste sentido, sobre a história dos movimentos sociais em torno da educação no Brasil é correto afirmar que são:
fenômenos políticos, organizados pelos partidos políticos e existirão enquanto seus interesses ideológicos, relativos à educação, não forem atendidos.
fenômenos históricos, e existirão enquanto a humanidade não resolver seus problemas relacionados ao acesso, permanência e qualidade da escola.
organizações propostas pelo poder público quando há impasses entre as esferas de poder do estado em matéria de educação.
organizações de trabalhadores, filiados a sindicatos, que vislumbram o atendimento das necessidades e dificuldades cotidianas dos seus filhos nas escolas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para a abordagem vygotskyana, há uma interação dialética entre os fatores inatos e os adquiridos pelo ser humano desde o seu nascimento. Com base nessa afirmação, julgue os itens subseqüentes.
Vygotsky caracteriza-se como um inatista ao afirmar que a aprendizagem decorre do que cada indivíduo traz em seu DNA, embora haja influência do meio nesse processo
Uma educação de qualidade é aquela que promove para todos o domínio de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais necessários ao atendimento das necessidades dos alunos. Nesse sentido, é correto afirmar que a qualidade social do ensino diz respeito à(ao):
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo o texto anterior como referência inicial, e considerando que a população de inscritos no PLD foi de 53.000 alunos, julgue os itens seguintes, acerca do processo educacional.
A utilização de recursos de apoio a interações síncronas e assíncronas entre pessoas (aluno-aluno, aluno-professor ou tutor, aluno-outras pessoas) é a maneira mais eficiente de atingir os objetivos educacionais do curso PLD.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...