Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No final da década de 70, a noção de democratização do direito à educação conviveu com a idéia dos direitos da cidadania. Na luta contra a ditadura e na busca de caminhos para a transição, nasceu a idéia de participação da sociedade civil, através de grupos e movimentos organizados, na formulação, implantação e acompanhamento das políticas públicas, algumas incorporadas na legislação federal em setores diversos, inclusive na educação. Assim, emanam dos movimentos sociais relacionados à educação os seguintes temas/reivindicações:
1- A gestão democrática da unidade escolar.
2- A superação de desigualdades entre os gêneros, através do debate sobre a interação entre os sexos, as concepções e práticas socializadoras na sala de aula.
3- O atendimento das metas traçadas pelo Banco Mundial, no que se refere às novas linguagens tecnológicas.
4- A formação da parceria entre os EUA e o Brasil, para a reestruturação do sistema de ensino brasileiro, que culminou no acordo MEC/USAID.
O correto está somente em:
1 e 2.
2 e 3.
3 e 4
1 e 4.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para a abordagem vygotskyana, há uma interação dialética entre os fatores inatos e os adquiridos pelo ser humano desde o seu nascimento. Com base nessa afirmação, julgue os itens subseqüentes.
A dialética vygotskyana valoriza os conhecimentos adquiridos no contexto, razão por que é caracterizada como ambientalista.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Em Luckesi, quanto à ação educativa, com os seus determinantes, o papel do educador deve refletir "... a responsabilidade de dar a direção ao ensino e ao educando ao participar do processo, o de aprender e se desenvolver, formando-se tanto como sujeito ativo de sua história pessoal quanto como da história humana." Como o docente está "num nível mais elevado de desenvolvimento das suas capacidades e por deter um patamar cultural mais elevado, deverá ocupar o lugar de estimulador do avanço do educando." É no contexto social definido que a relação educador/educando realiza o (s):
projetos de Educação de Jovens e Adultos
processo educativo
projetos e atividades pedagógicas livres
projeto da didática magna
projetos de vida
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em face da importância crescente da educação corporativa em ambientes organizacionais, a autora do fragmento acima definiu sete princípios de sucesso de um sistema de educação corporativa e descreveu algumas práticas associadas a eles. Com base nesses princípios e práticas, M. Eboli analisou casos de UCs instaladas no Brasil. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
O sucesso da educação corporativa está associado a um alto nível de envolvimento dos executivos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em 2006, o Brasil viveu um amplo e irrestrito exercício democrático, porém, há menos de 40 anos o estado era controlado pelos militares, através de uma violenta repressão política sobre a sociedade civil. No apogeu do autoritarismo, no período de 1964 a 1974, o campo da educação foi marcado por reformas institucionais. Sobre a relação entre o estado militar e a educação no Brasil, está correto afirmar:
1- O controle político e ideológico da educação escolar foi exercido em todos os níveis.
2- Instituiu-se a meta da universalização do 1º Grau e a superação do analfabetismo escolar.
3- Desenvolveu-se uma política de financiamento da escola pública e gratuita que valoriza a escola e seus profissionais.
4- Estabeleceu-se uma relação direta entre mercado de trabalho e formação escolar.
O correto está somente em:
1 e 2.
1 e 4.
2 e 3
3 e 4.
Julgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento.
As estratégias e os recursos didáticos não devem manter uma relação de interdependência com a competência ou a habilidade a ser desenvolvida.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para a abordagem vygotskyana, há uma interação dialética entre os fatores inatos e os adquiridos pelo ser humano desde o seu nascimento. Com base nessa afirmação, julgue os itens subseqüentes.
Vygotsky rejeita tanto os ambientalistas quanto os nativistas, caminhando para a superação das oposições.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em face da importância crescente da educação corporativa em ambientes organizacionais, a autora do fragmento acima definiu sete princípios de sucesso de um sistema de educação corporativa e descreveu algumas práticas associadas a eles. Com base nesses princípios e práticas, M. Eboli analisou casos de UCs instaladas no Brasil. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Em educação corporativa, procura-se realizar programas educacionais em parceria com instituições de ensino superior.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em relação à Pedagogia histórico-crítica é correto afirmar:
A tendência histórico-crítica em educação resulta da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na "racionalização", própria do sistema de produção capitalista.
Os teóricos da pedagogia histórico-crítica, influenciados pela dialética marxista, consideram que não há uma natureza humana dada de uma vez por todas, porque o homem se constrói pelo trabalho, inserido na cultura em que vive
Um dos objetivos teóricos da pedagogia histórico-crítica é adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, evidentemente com economia de tempo, esforços e custos.
Na pedagogia histórico-crítica, a função da escola é preparar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, visando à especialização técnica.
Julgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento.
Aprender a lidar na prática com os conceitos internalizados é uma das etapas de um procedimento de aprendizagem significativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...