Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da educação a distância (EAD), julgue os itens a seguir.
Os cursos de treinamento não-presenciais só podem ocorrer em instituições que possuam laboratórios de informática.
Uma das contribuições de uma língua estrangeira na composição do currículo do ensino fundamental pode ser entendida por uma visão sócio-interacional, ou seja:
a possibilidade de ascensão social por meio da habilidade comunicativa.
o desenvolvimento de cidadania na preparação para o mercado.
a preparação do aluno para ler e escrever na língua inglesa.
a ampliação da autopercepção do aluno como ser humano e cidadão.
a compreensão do papel da língua inglesa na globalização.
Sabe-se, atualmente, que existem pelo menos seis tipos diferentes de aprendizagem, o que demanda, da parte dos educadores, procedimentos diferenciados para que a criança seja adequadamente estimulada. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um dos seis tipos de aprendizagem e sua definição.
Aprendizagem por meio de significação - manifesta-se pela transformação dos saberes já existentes em outros, mais elaborados.
Aprendizagem social - corresponde a respostas voluntárias aos estímulos recebidos do meio ambiente, havendo reforço positivo ou negativo.
Aprendizagem por habituação - há resposta automática e involuntária a um estímulo que originalmente não provocaria esta resposta.
Condicionamento operante - é um tipo de aprendizagem que se desenvolve através da imitação de modelos, como os pais e outras pessoas significativas.
Condicionamento clássico - acompanha o ser humano pela vida inteira, caracterizando-se pela exposição repentina a um estímulo específico, que gera uma resposta reduzida.
A avaliação, entendida como um processo, tem por objetivo melhorar a ação educativa e não, apenas, medir resultados (...) Ninguém melhor do que os próprios envolvidos para dizer o que precisa ser mudado e como isto pode ser feito. Ou seja, os procedimentos utilizados em uma avaliação devem ser próprios à proposta educativa, considerando, portanto suas especificidades.
Uma proposta de auto-avaliação, num projeto educativo, tem como pressuposto
ser a alternativa de avaliar a prática educativa quando não há realização de provas.
a crença na capacidade do grupo de resolver seus próprios problemas.
ser a única possibilidade de avaliar a aprendizagem, quando não há exigência de notas e controles externos pelo sistema de ensino.
a negação da participação autoritária da Coordenação do Projeto no acompanhamento educativo.
a não necessidade de quantificar os conhecimentos aprendidos e, sim, a formação geral realizada.
Assinale a opção incorreta acerca dos direitos de crianças e adolescentes bem como dos pais no tocante à educação.
Os estudantes têm direito de contestar os critérios avaliativos a que são submetidos na escola, mas somente seus pais podem recorrer às instâncias escolares superiores.
É direito dos estudantes organizarem-se em entidades estudantis que os representem e defendam os seus interesses.
É direito dos pais dos estudantes participar da definição das propostas educacionais a serem desenvolvidas pelos professores dos seus filhos.
O adolescente trabalhador tem direito de exigir do Estado o oferecimento de ensino noturno regular.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).
Como não deve haver transferência de estratégias do ensino presencial para programas de ensino a distância, apenas aulas mediadas pelo uso de tecnologias de comunicação a distância devem ser utilizadas no contato professor-aluno.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relativos a andragogia.
Tanto os professores mediadores como os alunos devem ser orientados pelos princípios da horizontalidade e da participação.
A formação de um professor de inglês atualmente prioriza
a educação continuada sobre materiais didáticos atualizados.
o treinamento no desenho de programas de computação.
a reflexão sobre sua prática e o conhecimento para a ação.
a sua capacitação lingüística para o ensino das quatro habilidades.
o conhecimento cultural dos povos falantes da língua inglesa.
Um método é um caminho para atingir um objetivo. A ação docente supõe a utilização de métodos de ensino, tendo em vista a aprendizagem. Dentre os diferentes métodos está o de elaboração conjunta que, segundo Libâneo (1994), trata-se de:
cooperação dos alunos entre si tendo em vista a realização de uma tarefa, estando todos previamente familiarizados com o tema em estudo.
apresentação ou demonstração de conhecimentos, habilidades e tarefas pelo professor, de forma verbal, ilustrada ou exemplificada, com atividade receptiva dos alunos.
tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos resolvam de modo relativamente independente e criador, com extrema atividade mental.
interação ativa entre professor e alunos, aplicada em vários momentos da unidade didática, baseada na conversação e na problematização desafiadora.
proposição de exercícios de aprofundamento e aplicação de temas já tratados, englobando o estudo dirigido, a solução de problemas e a pesquisa grupal.
A professora Susana propôs uma atividade utilizando textos de jornais para alunos da etapa inicial do ensino fundamental. Uma pessoa leiga no assunto a questionou: "Tão novinhos e já conseguem ler jornais?" A atividade e o questionamento remetem à seqüenciação de conteúdos de linguagem escrita. Assinale a opção que apresenta, corretamente, alguns dos critérios que devem ser considerados para esta seqüenciação quanto aos alunos e quanto às atividades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...