Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da educação a distância (EAD), julgue os itens a seguir.

Os cursos de treinamento não-presenciais só podem ocorrer em instituições que possuam laboratórios de informática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das contribuições de uma língua estrangeira na composição do currículo do ensino fundamental pode ser entendida por uma visão sócio-interacional, ou seja:

  • A.

    a possibilidade de ascensão social por meio da habilidade comunicativa.

  • B.

    o desenvolvimento de cidadania na preparação para o mercado.

  • C.

    a preparação do aluno para ler e escrever na língua inglesa.

  • D.

    a ampliação da autopercepção do aluno como ser humano e cidadão.

  • E.

    a compreensão do papel da língua inglesa na globalização.

Sabe-se, atualmente, que existem pelo menos seis tipos diferentes de aprendizagem, o que demanda, da parte dos educadores, procedimentos diferenciados para que a criança seja adequadamente estimulada. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um dos seis tipos de aprendizagem e sua definição.

  • A.

    Aprendizagem por meio de significação - manifesta-se pela transformação dos saberes já existentes em outros, mais elaborados.

  • B.

    Aprendizagem social - corresponde a respostas voluntárias aos estímulos recebidos do meio ambiente, havendo reforço positivo ou negativo.

  • C.

    Aprendizagem por habituação - há resposta automática e involuntária a um estímulo que originalmente não provocaria esta resposta.

  • D.

    Condicionamento operante - é um tipo de aprendizagem que se desenvolve através da imitação de modelos, como os pais e outras pessoas significativas.

  • E.

    Condicionamento clássico - acompanha o ser humano pela vida inteira, caracterizando-se pela exposição repentina a um estímulo específico, que gera uma resposta reduzida.

A avaliação, entendida como um processo, tem por objetivo melhorar a ação educativa e não, apenas, medir resultados (...) Ninguém melhor do que os próprios envolvidos para dizer o que precisa ser mudado e como isto pode ser feito. Ou seja, os procedimentos utilizados em uma avaliação devem ser próprios à proposta educativa, considerando, portanto suas especificidades.

Uma proposta de auto-avaliação, num projeto educativo, tem como pressuposto

  • A.

    ser a alternativa de avaliar a prática educativa quando não há realização de provas.

  • B.

    a crença na capacidade do grupo de resolver seus próprios problemas.

  • C.

    ser a única possibilidade de avaliar a aprendizagem, quando não há exigência de notas e controles externos pelo sistema de ensino.

  • D.

    a negação da participação autoritária da Coordenação do Projeto no acompanhamento educativo.

  • E.

    a não necessidade de quantificar os conhecimentos aprendidos e, sim, a formação geral realizada.

Assinale a opção incorreta acerca dos direitos de crianças e adolescentes bem como dos pais no tocante à educação.

  • A.

    Os estudantes têm direito de contestar os critérios avaliativos a que são submetidos na escola, mas somente seus pais podem recorrer às instâncias escolares superiores.

  • B.

    É direito dos estudantes organizarem-se em entidades estudantis que os representem e defendam os seus interesses.

  • C.

    É direito dos pais dos estudantes participar da definição das propostas educacionais a serem desenvolvidas pelos professores dos seus filhos.

  • D.

    O adolescente trabalhador tem direito de exigir do Estado o oferecimento de ensino noturno regular.

Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).

Como não deve haver transferência de estratégias do ensino presencial para programas de ensino a distância, apenas aulas mediadas pelo uso de tecnologias de comunicação a distância devem ser utilizadas no contato professor-aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a andragogia.

Tanto os professores mediadores como os alunos devem ser orientados pelos princípios da horizontalidade e da participação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A formação de um professor de inglês atualmente prioriza

  • A.

    a educação continuada sobre materiais didáticos atualizados.

  • B.

    o treinamento no desenho de programas de computação.

  • C.

    a reflexão sobre sua prática e o conhecimento para a ação.

  • D.

    a sua capacitação lingüística para o ensino das quatro habilidades.

  • E.

    o conhecimento cultural dos povos falantes da língua inglesa.

Um método é um caminho para atingir um objetivo. A ação docente supõe a utilização de métodos de ensino, tendo em vista a aprendizagem. Dentre os diferentes métodos está o de elaboração conjunta que, segundo Libâneo (1994), trata-se de:

  • A.

    cooperação dos alunos entre si tendo em vista a realização de uma tarefa, estando todos previamente familiarizados com o tema em estudo.

  • B.

    apresentação ou demonstração de conhecimentos, habilidades e tarefas pelo professor, de forma verbal, ilustrada ou exemplificada, com atividade receptiva dos alunos.

  • C.

    tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos resolvam de modo relativamente independente e criador, com extrema atividade mental.

  • D.

    interação ativa entre professor e alunos, aplicada em vários momentos da unidade didática, baseada na conversação e na problematização desafiadora.

  • E.

    proposição de exercícios de aprofundamento e aplicação de temas já tratados, englobando o estudo dirigido, a solução de problemas e a pesquisa grupal.

A professora Susana propôs uma atividade utilizando textos de jornais para alunos da etapa inicial do ensino fundamental. Uma pessoa leiga no assunto a questionou: "Tão novinhos e já conseguem ler jornais?" A atividade e o questionamento remetem à seqüenciação de conteúdos de linguagem escrita. Assinale a opção que apresenta, corretamente, alguns dos critérios que devem ser considerados para esta seqüenciação quanto aos alunos e quanto às atividades.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...