Questões de Pedagogia

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Pode-se afirmar que uma avaliação educacional foi adequada, se as estratégias adotadas referiam-se, sempre,

  • A.

    aos objetivos educacionais propostos.

  • B.

    aos instrumentos e técnicas adotadas no processo.

  • C.

    às etapas escolhidas para essa realização.

  • D.

    ao número de alunos reprovados e aprovados, ao final de cada etapa da aprendizagem.

  • E.

    ao número de respostas corretas aos diferentes itens da avaliação de múltipla escolha.

Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).

A priorização do conceito de aprender e a interaprendizagem são ações fundamentais para um programa mediado pela EAD.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a andragogia.

A motivação e a experiência dos aprendizes são características essenciais nessa perspectiva de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere a entrevista abaixo.

Entrevistador: Como a senhora observa a aprendizagem de seus alunos de inglês?
Professora: Temos provas bimestrais marcadas pela escola. Às vezes faço uma mensal também. A cada bimestre, ou mesmo a cada mês, vou avaliando a matéria dada... as estruturas gramaticais de cada unidade, por exemplo. Vejo também quantos acertos os alunos têm nas perguntas de leitura. Aí, comparo se têm mais acertos de um bimestre para outro.

Neste depoimento, o procedimento avaliativo da professora revela uma concepção de avaliação

  • A.

    diagnóstica, ou seja, por meio das provas a professora tem um diagnóstico do rendimento comunicativo dos alunos.

  • B.

    tradicional; a preocupação concentra-se numa visão convencional do que representa saber uma língua.

  • C.

    adequada aos objetivos comunicativos, que se voltam para a competência comunicativa dos alunos.

  • D.

    apropriada aos objetivos instrumentais do ensino; prioriza o desenvolvimento da leitura.

  • E.

    continuada; ocorre periodicamente, possibilitando ao professor avaliar se os alunos estão aprendendo.

"Uma ação planejada é uma ação não improvisada." (Whitaker, 2002). Por não ser improvisada, possui uma intencionalidade, tem implicações sociais. Em uma perspectiva que vise a uma educação democrática e inclusiva, o planejamento deve ter entre seus requisitos básicos:

  • A.

    parâmetros dos planos e programas oficiais de instrução e modelos padronizados de aprendizagem normal.

  • B.

    descrição das situações de ensino e simplificação para adequá-lo ao universo cultural popular.

  • C.

    clareza quanto ao objetivo de desenvolvimento cultural e conhecimento das condições prévias de aprendizagem.

  • D.

    domínio dos meios de orientação do processo de assimilação e busca da qualidade total.

  • E.

    preparação das camadas populares para o trabalho físico e visão propedêutica da educação básica.

A professora Letícia percebeu que a maioria de seus alunos tinha, no ambiente doméstico, pouco ou nenhum contato com livros e jornais. Planejou a criação de uma biblioteca de sala de aula como meio de incentivo à leitura. Durante o planejamento, tomou contato com alguns enunciados sobre o assunto.

I – A seleção dos livros deve seguir o mesmo critério adotado para os livros didáticos, quanto ao tipo de leitura a ser proposta para determinado ciclo ou idade.

II – Livros que contêm apenas gravuras são adequados a crianças da educação infantil, ao passo que, no ensino fundamental, devem-se escolher obras com escrita compatível com o nível de desenvolvimento.

 III – O professor realiza uma mediação subjetiva na indicação de livros e no estímulo à leitura, por isso, é importante que se aproprie do acervo para ser um interlocutor competente.

IV – A partir do momento em que a criança lê de forma autônoma, o professor não necessita mais ler livros em voz alta para a classe, pois esta prática pode gerar acomodação na busca individual pelos livros.

Letícia comparou esses enunciados com o pensamento de Chartier, Clesse e Hébrand (1996), concluindo que, de acordo com as proposições dos autores, é(são) correta(s) apenas o(s) enunciado(s):

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. III e IV

Julgue os itens a seguir, relativos a andragogia.

As disciplinas são as unidades mais apropriadas para se organizar um programa andragógico de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A idéia de que o conhecimento é construção social e que, em sala de aula, é construído entre os participantes desse contexto significa que um componente essencial nesse processo é a

  • A.

    negociação entre professor e aluno.

  • B.

    avaliação formal periódica.

  • C.

    atuação do professor como modelo.

  • D.

    aprendizagem centrada no aprendiz.

  • E.

    comunicação sem falhas entre os participantes.

A concepção construtivista de conhecimento, de ensino e de aprendizagem compreende que o papel do professor é:

  • A.

    apresentar problemas a partir dos quais seja possível reelaborar os conteúdos escolares.

  • B.

    aguardar que o próprio aluno construa o conhecimento.

  • C.

    propor atividades estritamente voltadas para o nível de desenvolvimento dos educandos.

  • D.

    colocar o aluno em contato com seus pares, pois só aprende com este tipo de interação.

  • E.

    tornar disponíveis materiais didáticos estimulantes e deixar que a própria criança os investigue.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, no Art 12º, estabelece que as escolas têm a incumbência de "elaborar e executar sua proposta pedagógica". Para que essa proposta vise à construção de uma "felicidadania", segundo a concepção de Rios (2002), faz-se necessário:

  • A.

    coletivizar a participação, considerando limites e possibilidades do contexto escolar e comunitário, definindo princípios norteadores e metas, designando tarefas e avaliando continuamente.

  • B.

    reunir os projetos individuais dos docentes num somatório, de modo a formar um único grande projeto coletivo, que ganhará organicidade durante sua implementação e execução.

  • C.

    oferecer cursos com a temática da cidadania, visando à formação permanente dos educadores e à participação efetiva da comunidade, o que resultará na elaboração da proposta.

  • D.

    desenvolver a autonomia dos profissionais da educação, no sentido de que tenham a liberdade de traçar projetos segundo suas vivências, e que sejam postos em comum numa só proposta.

  • E.

    moldar as competências dos educadores a partir de uma proposta elaborada pela equipe gestora, que busque rumo, ação intencional e compromisso coletivo.

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