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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A oferta de Educação Especial é considerada:
facultativa e circunstancial, dependendo da vontade política do governante.
temporária e restrita aos casos considerados desesperadores.
oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
de pouca importância em função do número de portadores de necessidades especiais que ela atende, sendo considerada pela LDB como uma modalidade 'menor'.
não prioritária e condicionada aos recursos financeiros municipais, responsáveis por essa modalidade.
A creche é um lugar de vida cotidiana, feita de espaços, materiais e objetos tangíveis, de propostas educativas concretas, onde a gestão dos tempos e dos espaços constitui um momento crucial, diretamente ligado ao modo de educar, que envolvem o âmbito da relação e do ensinar a aprender, um processo transicional que inclui adultos e crianças. Uma creche deve se caracterizar como conjunto de ambientes que possibilitem à criança
aprender os usos e costumes da sociedade e da cultura, na qual está inserida, sobretudo os modos oficiais de relacionamento.
aprender a viver em sociedade, a desenvolver habilidades relacionadas à leitura e escrita, a desenvolver atitudes egocêntricas, típicas do seu desenvolvimento emocional.
ampliar suas experiências e se desenvolver em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e lingüística.
disciplinar-se, entender a organização do tempo, entender em que horas pode brincar, que horas pode comer, em que locais e o que pode comer.
aprender a ser alguém no futuro, disciplinando-se e adquirindo conhecimentos
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção incorreta no que concerne às etapas de avaliação de um planejamento participativo.
A atribuição de sentido a um processo avaliativo vai além da explicitação da sua finalidade. Pelo seu caráter reflexivo e político, deve também explicitar que a avaliação pode ser utilizada para excluir ou punir.
Adotar procedimentos metodológicos interrelacionados é uma forma de assegurar a consistência interna e externa do processo de avaliação e a ampliação da sua qualidade.
Um dos pressupostos da avaliação é a transparência na comunicação. Por isso, os envolvidos no processo avaliativo devem ter acesso aos seus resultados, para se evitar o esvaziamento das ações a serem implementadas posteriormente.
O compromisso com a visão sistêmica da organização deve ser colocado em uma categoria inferior em relação a projetos ou programas cujo propósito específico seja criar a capacidade avaliativa institucional.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Diversos sistemas nacionais de educação, em várias partes do mundo ocidental, têm optado pelo modelo dos Ciclos de Aprendizagem na Educação Básica (Ensinos Fundamental e Médio). Sua adoção se deve, entre outras razões:
à intenção de mascarar os índices de fracasso escolar regularmente aferidos pela UNESCO.
à falência do modelo serial que obedece apenas ao critério de 'idade-conteúdo', desrespeitando o ritmo próprio do desenvolvimento cognitivo do aluno que os Ciclos procuram resgatar baseado nas pesquisas da psicologia genética e do sociointeracionismo.
ao fato de que os Ciclos subjetivam excessivamente os instrumentos de avaliação e dão ao aluno a impressão de progresso escolar.
ao fato de que o fracasso escolar e os Ciclos de Aprendizagem não têm, entre si, nenhuma relação, já que o fracasso tem causas sociais – especialmente na desigualdade econômica- e os Ciclos tem razões puramente pedagógicas.
ao fato de que, recentemente, em documento do Bureau International d´Evaluation Scolaire da UNESCO, os Ciclos foram abertamente condenados como prejudiciais à aprendizagem, sobretudo dos alunos oriundos das classes populares.
As diversidades ou multiplicidades geralmente expressam relações e construções culturais. A escola democrática, inclusiva e a sala de aula devem ser entendidas como espaços de expressão e local para se cultivar maneiras respeitosas de se relacionar com o outro. Os textos legais e dos educadores que tratam das diversidades e que se referem a questões de gênero, sexualidade, etnia, cultura não tratam de diferenças
coletivas, mas sim diferenças individuais; tratam especificamente das necessidades especiais de cada sujeito e/ou indivíduo.
individuais, mas sim das grandes divisões que constituem os grupos sociais – homens e mulheres, homossexuais, negros, indígenas, brancos; ou seja, de características coletivas e comuns a um certo número de pessoas.
coletivas, mas sim das características orgânicas e inorgânicas particulares de um indivíduo.
que abrangem e compreendem muitas pessoas, mas sim das características particulares da pessoa humana, quer físicas ou psíquicas.
de indivíduos, mas sim e apenas de sujeitos portadores de necessidades educacionais especiais.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"A orientação educacional, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais abrangente, no sentido de sua dimensão pedagógica. Possui caráter mediador junto aos demais educadores, atuando com todos os protagonistas da escola no resgate de uma ação mais efetiva e de uma educação de qualidade nas escolas." (GRINSPUN.M.P.A. A orientação educacional – conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 3ª ed. São Paulo. Cortez, 2006)
De acordo com o conceito acima é correto afirmar que:
I- a orientação educacional está comprometida com a formação da cidadania do aluno.
II- a orientação educacional deve analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos tendo como referência o sistema educacional.
III- a orientação educacional possibilita a construção do conhecimento por meio de intervenção pedagógica junto aos professores.
IV- a orientação educacional busca a construção coletiva da escola, sem perder de vista que o coletivo é composto por pessoas, que devem pensar e agir a partir de questões contextuais.
Estão corretas somente as afirmativas:
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação ao planejamento participativo, assinale a opção incorreta.
O planejamento educacional participativo permite articular as diferenças presentes no coletivo da instituição em prol de um projeto comum, de forma que a participação e o envolvimento de todos produza compromissos com as decisões tomadas.
O planejamento participativo, pela sua natureza democrática, dispensa a definição prévia do espaço e dos aspectos sobre os quais se deseja intervir.
Um sistema de comunicação bilateral com consultas para elaboração do planejamento não deve ser denominado planejamento participativo.
O planejamento participativo é contrário ao princípio da meritocracia, segundo o qual há especialistas detentores de informações qualificadas e técnicas mais adequadas a cada situação em que o planejamento é requerido.
A Educação Infantil viveu uma trajetória no Brasil, pois antes era vista como favor ou uma dádiva social e hoje, é vista como um direito e um dever do Estado. O ordenamento legal da Educação Infantil explicita a idéia de derrubar o caráter assistencialista de atendimento à faixa etária de zero a seis anos. O ato de educar a criança está inegavelmente integrado ao ato de cuidá-la e o atendimento passou a ter o caráter
de proteção o que significa "assistencialismo" uma vez que denota um sentido de atendimento relacionado à "prestação de favor" e portanto sua organização deve se assemelhar a de uma escola formal, com horários e períodos letivos.
educacional, de cunho sócio-educativo, instaurando-se um espaço de formação e proteção às crianças pequenas.
de assistencialismo, entendido como o ato de prestar cuidado e atenção à criança nos aspectos de alimentação, higiene, guarda e proteção - prática acentuada na creches.
assistencialista, referindo-se às ações que atendem as necessidades básicas de higiene, alimentação, proteção e guarda das crianças, enquanto a mãe exerce atividade remunerada fora do lar, sendo portanto, sobretudo, um direito da mulher trabalhadora.
de cuidar e educar, sendo cuidar o objetivo das creches que atendem as crianças até 06 anos nas quais estudam os filhos das mães que têm atividades profissionais menos qualificadas e o educar que é o objetivo dos "jardins", onde estudam os filhos de famílias um pouco mais abastadas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Por ocasião das reuniões para a organização da Semana de Alfabetização da Escola Itaituba, os alfabetizadores destacaram a escrita e o letramento como os temas mais importantes. Em relação aos temas, é correto afirmar que:
I - o letramento é um processo aprendido somente na escola.
II - o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita por uma sociedade.
III - a produção de textos na alfabetização deve ser realizada após a aprendizagem da leitura.
IV- ao analisar a evolução das hipóteses de escrita, o professor perceberá a relação que o aluno faz da escrita e da fala.
O correto está somente em:
III e IV
I, II e III
II e IV
II, III e IV
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A professora Clara tem uma turma de Educação Infantil e defende que suas crianças precisam estimular o trabalho de corpo e, neste momento, seus alunos estão aprendendo a pular corda. A professora conta alto até cinco antes de mover a corda. Essa atividade desenvolve nas crianças o (a):
coordenação motora fina e a concentração.
atenção e o raciocínio temporal.
noção de espaço e a coordenação motora fina.
conhecimento lógico e o conhecimento físico.
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