Questões de Pedagogia

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O ensino elementar representa o principal desafio, o mais urgente e crucial problema da educação no Brasil." Tendo em vista o patamar atual e pela indústria, exige-se do Ensino Fundamental hoje, EXCETO:

  • A. Ensinar matemática, a linguagem das ciências.
  • B. Ensinar as leis das ciências da natureza, que possibilitam sua transformação
  • C. Tem um caráter propedêntico predominante.
  • D. Alfabetizar, proporcionando o real domínio da leitura e da escrita.
  • E. Ensinar as ciências sociais para que o educando conheça seus direitos e deveres.

O capítulo I do livro Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) aborda a temática "não há docência sem discência", em que aponta algumas exigências ao exercício da prática docente.

Dentre as alternativas a seguir, indique a que não corresponde ao pensamento de Paulo Freire.

  • A.

    O ato de ensinar exige estética, ética e rigorosidade metódica.

  • B.

    Ensinar não exige riscos, cabe ao educador escolher o grupo e a classe social com a qual deseja trabalhar.

  • C.

    Ensinar exige pesquisa, criatividade e respeito aos saberes dos educandos.

  • D.

    Ensinar exige coerência entre o discurso e a prática através do exemplo.

  • E.

    Ensinar exige do docente uma reflexão crítica sobre a prática, reconhecendo e assumindo sua identidade cultural.

A abrangência nacional dos PCN's visa criar condições nas escolas para garantir a toda criança ou jovem brasileiro:

  • A. A permanência na escola.
  • B. O ingresso na escola.
  • C. A participação nos projetos da escola.
  • D. Ao acesso ao conjunto de conhecimentos necessários à cidadania.
  • E. Ao acesso aos conteúdos preparados e organizados pelo professor.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A professora Vera, que atua no Ensino Fundamental de uma escola pública, acredita que os alunos não devem ser considerados como seres passivos no processo de ensino-aprendizagem. Ela compreende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam-nas. Assim, Vera planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que levem a desafiar seus alunos e os levem a buscar as soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas idéias de:

  • A.

    Piaget.

  • B.

    Skinner.

  • C.

    Freud.

  • D.

    Vygotsky.

Na visão de Jussara Hoffman sobre a avaliação mediadora, indique a alternativa correta.

  • A.

    A avaliação mediadora está baseada numa relação dialógica, em que professores e alunos constroem seus conhecimentos, na medida em que confrontam seus pontos de vista, trocam idéias e reorganizam seus pensamentos com base nos saberes empíricos e científicos.

  • B.

    A influência teórica e a prática vivenciada pelos graduandos, durante o seu processo de formação, nos cursos de licenciatura, não se constituem em modelos e, portanto, não interferem na prática da avaliação desenvolvida por estes professores, quando atuam em suas áreas.

  • C.

    A avaliação mediadora está baseada nos princípios da psicologia comportamentalista da aprendizagem, na qual se enfatizam os resultados

  • D. Avaliar, numa perspectiva mediadora, implica desenvolver juízos de valor com vistas nos resultados e na classificação dos alunos.
  • E.

    A avaliação mediadora é diagnóstica, processual e classificatória. Neste sentido, os alunos precisam dominar os conteúdos básicos necessários para atingir os objetivos do processo ensino-aprendizagem, demonstrando competência e habilidade.

Com relação à educação indígena o PNE prevê como objetivos e metas, EXCETO:

  • A. Universalizar a oferta às comunidades indígenas de programas educacionais, respeitando-os em suas especificidades
  • B. Atribuir ao governo federal a responsabilidade legal pela educação indígena.
  • C. Atribuir aos estados a responsabilidade legal pela educação indígena.
  • D. Responsabilizar o Ministério da Educação pelo apoio financeiro à educação indígena
  • E. Criar, dentro de um ano, a categoria oficial da escola indígena para que a especificidade do modelo de educação intercultural seja assegurada

Em seu livro, Avaliação Mediadora, Jussara Hoffman (2001) aborda a questão da subjetividade no processo de construção do conhecimento e na prática da avaliação. Com base na visão da autora, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando as questões sugerem uma resposta pessoal do aluno, opiniões, considerações, dissertações sobre determinado assunto, o professor terá de interpretar (subjetivamente) a resposta para considerá-la certa ou errada... a subjetividade é inerente, também, à interpretação da questão pelo aluno.

II. Na prática da Avaliação Mediadora, as tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas, professores de todos os graus de ensino puderam estabelecer o diálogo com os educandos, no sentido de debruçar-se sobre sua produção de conhecimento para compreender em que momento se encontra, qual a dimensão do seu entendimento.

III. O trabalho em grupo permite uma melhor avaliação da aprendizagem, uma vez que é possível observar se o aluno compreendeu e desenvolveu o seu conhecimento, defendendo seus pontos de vista no grupo, com base em suas experiências e descobertas, sendo esta uma excelente forma para o professor avaliar seus alunos, observando o seu desenvolvimento individual e coletivo.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas a II está correta.
  • C.

    Apenas a I e a II estão corretas.

  • D. II e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

O Plano Nacional de Educação tem como objetivos, EXCETO:

  • A. Democratizar a gestão do ensino público
  • B. Melhorar a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola.
  • C. Melhorar a qualidade do ensino em todos os níveis e modalidades.
  • D. Elevar o nível de escolarização da população.
  • E. Reduzir as desigualdades sociais com relação ao acesso, permanência e sucesso na educação pública.

Em seu livro, Pedagogia da autonomia, Freire aborda os saberes necessários à prática educativa. Analise as afirmativas a seguir.

I. Para Paulo Freire, a consciência de que somos seres inacabados é o que coloca homens e mulheres como sujeitos históricos que buscam e necessitam da educação para intervir na sociedade.

II. A curiosidade ao mesmo tempo em que é conhecimento, é também elemento fundamental no processo de produção do conhecimento, seja esta empírica ou epistemológica.

III. Freire faz referência à questão da Reforma Agrária, destacando que esta é uma invenção de falsos brasileiros interessados em se apropriarem das terras alheias.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas a II está correta.
  • C. Apenas I e II estão corretas
  • D. Apenas I e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

O projeto político - pedagógico de uma instituição de educação expressa as intencionalidades da ação educativa que serão desenvolvidas dentro da escola, em articulação com a sociedade e o mundo do trabalho. Para elaborar um projeto pedagógico de forma democrática, torna-se necessária a mobilização de todos os segmentos que compõem a organização escolar, além de uma reflexão sobre e com o entorno social. Nessa linha de raciocínio, será necessário que a instituição compreenda o contexto da sociedade atual, identifique suas necessidades, verifique as potencialidades existentes externa e internamente de maneira que possa tomar decisões quanto

  • A.

    à amplitude de atuação das políticas existentes no âmbito da sociedade; à educação e às questões sociais a serem enfrentadas para a mudança da estrutura.

  • B.

    às ferramentas e estratégias políticas que deverá utilizar para ampliar o seu espaço de atuação no seio da sociedade, acarretando em alterações efetivas junto à comunidade.

  • C.

    a seus objetivos, função social, níveis, etapas e modalidades de ensino que poderá oferecer quanto às formas de operacionalização, de avaliação, de controle e de registro dos resultados obtidos.

  • D.

    à elaboração de perfis profissionais dos alunos e das famílias que serão envolvidas nas ações pedagógicas, como instrumentos de controle e acompanhamento.

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