Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Numa concepção crítica de planejamento, a ação improvisada pode ser necessária desde que se tenha

  • A. prévia aprovação da direção da escola ou da supervisão escolar.
  • B. informação anterior sobre as necessidades que o grupo quer discutir.
  • C. certeza de que o assunto a ser trabalhado faz parte do Projeto Pedagógico da escola.
  • D. conhecimento do assunto a ser desenvolvido, consciência das alterações a serem realizadas e controle do que está se improvisando.
  • E. informado anteriormente à coordenação pedagógica do Projeto e apresentado a possibilidade de reposição do assunto que deixou de ser desenvolvido.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O projeto é uma forma de trabalho, em equipe, que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais. É desenhado como uma seqüência de etapas, compartilhadas com os estudantes e seus representantes, que conduzem ao produto desejado. Essas etapas são:

I- Definição do tema.

II- Escolha do problema principal a ser investigado.

III- Estabelecimento do conjunto de conteúdos.

IV- Estabelecimento das intenções educativas.

V- Realização de exercícios finais e auto-avaliação dos estudantes.

As etapas corretas são:

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, III, IV e V.

  • C.

    II, III. IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

É durante a avaliação que gestamos o novo planejamento e onde descobrimos que há erros que só podem ser descobertos depois de cometidos.

Nesta concepção, o planejamento é um

  • A. instrumento importante para implantar um trabalho racional e competente, garantindo sempre o mais baixo custo.
  • B. processo ininterrupto, organizador da conquista dos objetivos e metas pré-estabelecidas no projeto.
  • C. ritual necessário visando gerar um Plano, que se constitui em documento oficial da escola.
  • D. exercício que precisa ser realizado com muita competência, para se evitar erros e, conseqüentemente, prejuízos na aprendizagem dos alunos.
  • E. conjunto de definições que auxiliam na organização racional da escola, exigindo competência técnica para sua viabilização.

Objetivos e avaliação são fases do planejamento escolar. Julgue os itens subseqüentes, considerando a relação entre esses três temas.

O estabelecimento de objetivos, em um planejamento educacional, deve estar alicerçado em uma única filosofia. Entretanto, quando se trata de estabelecer as técnicas avaliativas, pode-se fundamentá-las em diversas filosofias, de modo a possibilitar variedade de avaliações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acompanhar um projeto significa

  • A. verificar os produtos diários da ação de cada participante.
  • B. permitir flexibilidade e ajustes diários nos objetivos propostos no projeto inicial.
  • C. buscar cotidianamente sintonia entre os objetivos propostos e as ações realizadas, ou seja, verificar a sintonia entre teoria e prática.
  • D. controlar o horário e as ações realizadas por todos os membros que participam do projeto, checando as variações.
  • E. ter domínio de todas as informações sobre as ações executadas para, assim, exigir maior produtividade do grupo, sempre que necessário.

Objetivos e avaliação são fases do planejamento escolar. Julgue os itens subseqüentes, considerando a relação entre esses três temas.

Em um planejamento escolar, o estabelecimento dos objetivos é um ato político, já que é um ato decisório. Nesse sentido, a escolha do referido objetivo deve-se dar da forma mais consciente possível, sempre embasada e restrita às experiências anteriores dos segmentos envolvidos no processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Planejar é cumprir atividades em datas marcadas? Como não viver burocraticamente o cumprimento das atividades nas datas planejadas?

As atividades de um planejamento se burocratizam quando:

  • A. limitam a ação de dirigir a escola como responsabilidade exclusiva do diretor escolar.
  • B. são elaboradas a partir de diretrizes da Secretaria de Educação.
  • C. delegam ao setor administrativo a função de organizar as estatísticas que deverão constar do plano escolar.
  • D. se subordinam a regras e normas organizadas pelo próprio grupo.
  • E. dicotomizam o conteúdo da matéria, do conteúdo do sujeito e da dinâmica do grupo, gerando a perda do significado das ações.

A teoria da escola como "violência simbólica", anunciada por Pierre Bourdieu nos anos 70, afirmava basicamente que

  • A.

    a escola era uma forma institucional que só pode se afirmar historicamente após uma longa luta "simbólica" contra a alienação imposta pela religião.

  • B.

    os símbolos culturais veiculados pela escola, municiam os alunos para as lutas contra a violência das classes dominantes

  • C.

    os conteúdos e valores, explícitos ou latentes, veiculados pela escola estão distanciados da vida dos alunos, impondo uma cultura (simbólica) alienada e, neste sentido, exerce uma espécie de violência

  • D.

    esta teoria é o resultado da crise do modelo escolar e afirma qual a violência na escola não pode ser resolvida apenas com medidas pedagógicas

  • E.

    a maior parte dos intelectuais foram vítimas da "violência simbólica" escolar e, no entanto, isto não tinha impedido sua formação intelectual, concluindo que a teoria era uma "criação do radicalismo pedagógico"

Objetivos e avaliação são fases do planejamento escolar. Julgue os itens subseqüentes, considerando a relação entre esses três temas.

Em qualquer tipo de planejamento, o estabelecimento dos objetivos requer o conhecimento da realidade escolar a priori.

  • C. Certo
  • E. Errado

A formação continuada não tem como princípio:

  • A.

    O respeito aos saberes individuais e coletivos.

  • B.

    O acesso aos conhecimentos das diversas culturas.

  • C.

    A interação.

  • D.

    O atrelamento intelectual.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...