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Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Vieira in Ferreira e Aguiar (2001) analisa a Função Social da Escola no contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico. Com base nesses estudos, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F (falso)
( ) No contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico, a Função Social da Escola é redimensionada, na medida em que se questionam os conteúdos, os métodos, a avaliação, a relação professor-aluno, a qualidade do ensino e a questão da Gestão Escolar.
( ) Na sociedade atual, a difusão do conhecimento em rede e o uso de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação poderão constituir-se em mais um mecanismo de exclusão social.
( ) Através da Gestão Democrática das Escolas, o Estado possibilita a autonomia e a descentralização das ações, não sendo mais de responsabilidade direta ou indireta do poder público, Federal, Estadual e Municipal a gestão pedagógica e financeira.
( ) O sistema educacional brasileiro, através do MEC, tem dado ênfase às ações de políticas voltadas para o ensino fundamental, o ensino médio e o profissional.
( ) Cabe, exclusivamente, às escolas responder pela gestão pedagógica, financeira, tecnológica e de recursos humanos, de forma autônoma, envolvendo os diversos segmentos: pais, alunos, professores e comunidade escolar com base nos princípios da gestão democrática.
Indique a alternativa correta.
V V V V F.
Objetivos e avaliação são fases do planejamento escolar. Julgue os itens subseqüentes, considerando a relação entre esses três temas.
As provas e os testes escritos são instrumentos de avaliação muito utilizados e devem ser elaborados a partir de objetivos previamente determinados. Esses objetivos podem ser: prognóstico, inventário de rendimentos ou diagnóstico.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A abordagem desenvolvimentista tem nas obras de Tani (1987), Tani et alii (1988) e Manoel (1994) a sua principal fundamentação no Brasil. Sobre essa abordagem é correto afirmar.
Utiliza-se do discurso da justiça social como ponto de apoio e bases nas teorias marxistas e neomarxistas
Tem a alfabetização como seu objeto de estudo.
Deve proporcionar ao aluno condições para seu comportamento motor ser desenvolvido através da interação entre o aumento da diversidade e a complexidade dos movimentos.
Tem o objetivo de oferecer experiências de movimento adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de ser alcançada as habilidades motoras.
Considera a seleção de conteúdos para as aulas de educação física leva em consideração a relevância social, a contemporaneidade e adequação as características sócio- cognitivas dos alunos
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os autores que discutem a temática da Formação Continuada reconhecem que os saberes sistematizados pelos professores, no cotidiano das salas de aulas devem ser socializados para permitir o aprofundamento e o diálogo reflexivo baseado não somente na experiência individual, por vezes limitada, mas, sobretudo, na discussão coletiva. Isto significa que os professores precisam:
I- reconhecer que os saberes da experiência se referem aos saberes produzidos no exercício da docência; brotam da experiência e são por ela validados; podem se manifestar como crenças explícitas, imagens, metáforas e princípios de atuação.
II- compreender que é no espaço da sala de aula que os saberes docentes se consolidam e se manifestam.
III- conhecer as estratégias de construção do Projeto Pedagógico da escola.
IV- aprofundar o estudo dos saberes dos professores para possibilitar uma melhoria das estratégias do trabalho pedagógico.
O correto está somente em:
Objetivos e avaliação são fases do planejamento escolar. Julgue os itens subseqüentes, considerando a relação entre esses três temas.
Cada objetivo proposto deve ser avaliado isoladamente, de forma a aferir se cada educando alcançou esse objetivo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação à abordagem desenvolvimentista é correto afirmar que valoriza:
os elementos biológicos e de rendimento corporal.
o conhecimento de origem psicológica.
o desenvolvimento do conteúdo através de uma hierarquia de habilidades básicas e específicas.
as habilidades e conhecimentos trazidos pelos alunos sobre jogos e brincadeiras.
o desenvolvimento da criança, seus processos cognitivos e afetivos, buscando a formação integral.
A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.
A aula expositiva que se destina à recapitulação de um tema dado é um tipo de fixação de aprendizagem, assim como as sínteses desenvolvidas ao final de cada aula.
Leia atentamente as proposições abaixo: I. O processo ensino/aprendizagem é multidimensional, compreendido sob as dimensões humana, política e técnica e de forma interdependente, visando a formação integral do indivíduo. II. Segundo um paradigma crítico de educação a concepção pedagógica de uma prática docente é como um fio condutor que interliga e dá sentido às suas ações. III. Os procedimentos didáticos são estratégias as quais o professor pode lançar mão para tornar suas aulas verdadeiros momentos de aprendizagem diretiva. Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os princípios básicos da andragogia incluem o(a)
respeito à dignidade e aos direitos da criança, consideradas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e religiosas.
socialização dos educandos por meio da participação em diferentes práticas sociais, fazendo que se interessem pelo próprio corpo e executando ações relacionadas à saúde e higiene.
experimentação e utilização de recursos disponíveis para a satisfação de necessidades essenciais, a expressão de desejos e sentimentos e a ação com progressiva autonomia.
efetivação do processo educativo por meio de situações e não por disciplinas, a construção do currículo em função da necessidade do estudante, a experiência do aprendiz como fonte de maior valor.
A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.
A elaboração de um quadro sinótico pelos alunos possibilita o desenvolvimento dos raciocínios dedutivo, indutivo e analógico.
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