Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

O recrutamento interno de pessoal em uma instituição de ensino objetiva reduzir a taxa de flutuação entre os recursos humanos e, ao mesmo tempo, promover a motivação desses profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na concepção democrático-participativa, ao se planejar um currículo,

  • A.

    é necessário considerar a garantia de uma base cultural comum e uma base de formação moral de práticas de cidadania. Deve-se constituir um espaço de síntese entre a cultura articulada e as experiências concretas dos alunos, sem perder de vista o espaço democrático na organização escolar.

  • B.

    o diretor da escola deve ter autonomia, com base na legislação vigente nos sistemas de ensino, para selecionar os profissionais que participarão no processo de ensino e deliberar sobre os conteúdos que devem ser ensinados na escola e em outros ambientes educacionais.

  • C.

    é preciso considerar apenas as necessidades locais da comunidade, criando e reinventando os objetivos e as metas compatíveis com os interesses do grupo de profissionais que atuam na instituição.

  • D.

    não é necessário criar um sistema de acompanhamento e avaliação das práticas de gestão para que as decisões sejam revistas pelos responsáveis das ações na implantação e na execução das mesmas.

A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.

A técnica de fixação de aprendizagem denominada quadro sinótico possibilita ao aluno pesquisar o essencial do tema desenvolvido em aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa incorreta. Para Stephen Perreault a educação da criança com deficiência visual deveria se desenvolver sempre:

  • A.

    Focalizando o futuro.

  • B.

    Idealizando um passado idílico.

  • C.

    Criando oportunidades baseadas nos sonhos da criança deficiente visual.

  • D.

    Criando oportunidades baseadas nos sonhos da família da criança deficiente visual.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Há vários caminhos para a construção de um projeto pedagógico. Alguns autores os caracterizam como movimentos de construção, outros como atos distintos, mas interdependentes. Ilma Passos Veiga, aponta três atos:

(1) ato situacional _ que descreve a realidade na qual desenvolvemos nossa ação e é o desvelamento da realidade sóciopolítica, econômica, educacional e ocupacional.

(2) ato conceitual _ que diz respeito à concepção ou visão de sociedade, homem, educação, escola, currículo, ensino e aprendizagem.

(3) ato operacional _ que orienta-nos a como realizar nossa ação [...] atividades a serem assumidas para transformar a realidade da escola [...] a tomada de decisão de como vamos atingir nossas finalidades.

Numere nos parênteses abaixo, (1) (2) ou (3) conforme as indagações estejam relacionadas com (1) ato situacional, (2) ato conceitual ou (3) ato operacional. Em seguida, assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.

( ) Que tipo de aluno queremos formar? Para qual sociedade? O que significa ser uma escola voltada para a educação básica? Que concepção de escola, de educação e de ensino queremos?

( ) Como compreendemos a sociedade atual? Qual é a população-alvo da escola? Quais suas características em termos socioeconômicos, culturais e educacionais? Qual o papel da educação/escola nessa realidade?

( ) Quais as decisões básicas referentes a: o que, para que e como ensinar, articuladas ao para quem ensinar?

( ) Como redimensionar a organização do trabalho pedagógico? Qual tipo de gestão? O que é prioritário realizar? As ações propostas são exeqüíveis?

( ) Qual o papel específico de cada membro da comunidade escolar? De que recursos a escola dispõe para realizar seu projeto? Quais as decisões necessárias para sua concretização?</

  • A.

    2, 3, 2, 1, 1

  • B.

    2, 1, 2, 1, 3

  • C.

    1, 3, 2, 1, 3

  • D.

    2, 1, 2, 3, 3

Vários autores concordam que existem pelo menos três tipos de manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto. Acerca dessas manifestações de currículo, assinale a opção correta.

  • A.

    O formal refere-se às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino.

  • B. O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.
  • C.

    O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem e o oculto, ao que acontece em sala de aula.

  • D.

    O formal refere-se ao que acontece em sala de aula; o real, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.

A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.

Argüição, quadros sinóticos, sínteses, exercícios, seminários e debates são técnicas de fixação de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as tentativas atuais de conceituação da Etnomatemática apresentadas abaixo, assinale a que melhor representa os propósitos de Ubiratan D'Ambrósio.

  • A. O estudo das várias maneiras, técnicas, habilidades de explicar, de entender, de lidar e conviver nos distintos contextos naturais e sócio-econômicos, espacial e temporalmente.
  • B. Conhecimento de povos não letrados, retirando o termo "primitivo", por este estar carregado da conotação evolucionista, que pode ser tão complexa como a das idéias matemáticas ocidentais
  • C. A investigação das concepções, tradições e práticas matemáticas de um determinado grupo social, no intuito de incorporá-las ao currículo do conhecimento escolar.
  • D. O estudo das idéias matemáticas dos chamados povos sem escrita.
  • E. O conhecimento matemático de culturas tradicionais que têm uma abordagem antropológica, enfocando o conhecimento particular e a prática por diferentes culturas.

A afirmação abaixo está:

Somente a partir da conscientização de que a escola é, em grande parte, responsável pelas limitações ou progressos dos alunos com necessidades especiais é que será possível uma reflexão que conduza a uma reavaliação do que lhes é ensinado e como lhes é ensinado nos centros educacionais regulares.

  • A.

    Parcialmente correta, excluindo-se a menção ao progresso dos alunos.

  • B.

    Parcialmente correta, excetuando-se a menção às limitações dos alunos.

  • C.

    Totalmente correta.

  • D.

    Totalmente incorreta.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Ao planejar as atividades escolares, é necessário que o professor tenha sempre em mente que a aprendizagem só acontecerá quando a:

  • A.

    motivação estiver presente.

  • B.

    afetividade for amadurecida.

  • C.

    memória trabalhar com os dados.

  • D.

    socialização se completar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...