Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.
O trabalho de fixação deve ser realizado na aula seguinte à expositiva, por meio de exercícios propostos.
No âmbito da compreensão de um problema em termo de sua significação, são feitas três considerações:
I. Um aluno compreende um problema, quando ele compreende a linguagem e as expressões através das quais a sua proposição é expressa.
II. A maioria dos problemas em sua formulação não apresenta um contexto que tenha algum significado para o aluno.
III. A linguagem do nosso cotidiano tem um sentido mais ambíguo e impreciso, enquanto que na matemática o sentido é preciso.
Com respeito a essas considerações, assinale, no que se refere à abordagem de Pozo (1998), a alternativa correta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Piaget, o "ser social" de mais alto nível é justamente aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes de forma:
Recíproca.
Humilde.
Equilibrada.
Impositiva.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
É correto afirmar que o brincar para a criança tem importância para o desenvolvimento:
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
De acordo com o autor assinale a proposição INCORRETA:
As diferenças de oportunidades tende a limitar o desenvolvimento de habilidades e competências para a inserção nas atividades produtivas.
As desigualdades em relação a educação provoca a exclusão social ao restringir o exercício da cidadania.
O aumento do nível de escolarização da população relaciona-se com a melhoria de outros indicadores sobre o consumo de cultura e sobre a qualidade de vida.
O processo de educação inclusiva vem ocorrendo nas escolas de modo geral em que a organização curricular é hierarquizada.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.
Segundo os reprodutivistas-marxistas Bourdieu e Passeron, a educação e a escola difundem a contracultura em sua função de manter as estruturas sociais.
Identificar qual alternativa não pode ser considerada como parte integrante de procedimentos que os professores podem utilizar para auxiliar seus alunos na elaboração de seus próprios caminhos, visando à solução de problemas, na abordagem do livro a solução de problemas (Pozo, 1998).
Transformar as informações apresentadas em forma de palavras para a forma escrita, do tipo: símbolos, expressões ou representações matemáticas.
Instruir e orientar na busca de passos ou etapas na resolução de problemas que permitam o treinamento.
Fazer referência e estabelecer uma analogia com algo que já tenha sido visto antes.
Avaliar quais os conhecimentos que o aluno dispõe e que possam ser utilizados na resolução do problema proposto.
Testar e analisar os resultados encontrados, até mesmo os próprios erros detectados.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Perrenoud, a desigualdade só se torna um problema social se for denunciada como um escândalo ou, no mínimo, como uma injustiça. Isso só acontece se, ao menos, três condições são reunidas. Não é uma delas:
Que exista um mínimo de estatísticas, de dados públicos, de transparência.
Que um número suficiente de pessoas pense que a desigualdade e o fracasso não são fatalidades.
Que a desigualdade atinja os alunos oriundos de setores privilegiados da sociedade.
Que as desigualdades sejam julgadas inaceitáveis.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A infância é uma etapa do desenvolvimento infantil de importância fundamental para a formação da personalidade do individuo. O período etário que a compreende é de zero a:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.
Gramsci é um marxista que concebe uma visão dialética à educação e à escola, pois, ao mesmo tempo que as considera aparelhos ideológicos do Estado, enfatiza que elas fornecem os instrumentais cognitivos e culturais necessários à superação da dominação de classe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...