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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Uma das finalidades do uso didático da História da Matemática no ensino dos Conteúdos Matemáticos é:
utilizar adequadamente os recursos tecnológicos como instrumentos de produção e de comunicação.
servir de instrumento revelador da natureza matemática.
utilizar corretamente instrumentos de medição e de desenho.
aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Dos itens abaixo:
I- As adaptações na temporalidade dizem respeito à alteração no tempo previsto para a realização das atividades.
II- As adaptações na temporalidade não dizem respeito à alteração no tempo previsto para a realização dos conteúdos.
III- As adaptações na temporalidade dizem respeito ao período para alcançar determinados objetivos
Apenas I está correto.
I e III estão corretos.
I, II e III estão corretos.
II e III estão corretos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Matemática, é correto afirmar que:
I- o uso de jogos em aulas de Matemática é recomendável ao processo de ensino-aprendizagem desta disciplina no nível fundamental de ensino.
II- os conteúdos descritos devem ser alterados de acordo com a realidade de cada unidade escolar.
III- o ensino da Matemática deve ocorrer de maneira inter-relacionada com as demais disciplinas do currículo escolar.
IV- o uso da máquina de calcular em aulas de Matemática é recomendável somente a partir do ensino médio
O correto está somente em:
I, II e IV.
II, III e IV.
I e III.
I, II e III.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Dos itens abaixo, constituem elementos de apoio:
I- Os familiares.
II- Os recursos ambientais.
III- Os princípios.
IV- Os valores.
I e II.
I, II, II.
I, II, III e IV.
III e IV.
Para Telma Weisz:
A facilidade de lidar com crianças advém do fato de que elas sabem sempre as mesmas coisas, estão, portanto, no mesmo patamar.
Todas as crianças sabem muitas coisas, só que umas sabem coisas diferentes das outras.
O cérebro das crianças é um receptáculo oco que deve ser preenchido pelo educador.
As crianças têm poucos conhecimentos sobre poucas coisas, cabe ao educador expandir pela prática pedagógica esse conhecimento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A classificação de "pervasivo", para apoio, corresponde à classificação de:
Regular, sem tempo limitado.
Constante, com alta intensidade e longa duração.
Por tempo determinado e com fim definido.
Episódico, transitório e de pouca duração.
Das alternativas abaixo, assinale a alternativa correta de acordo com Telma Weisz:
I- Para aprender, a criança passa por um processo que não tem a lógica do conhecimento final, como é visto pelos adultos.
II- Aprender a aprender é algo possível apenas para quem ainda não aprendeu nada.
I e II estão corretas.
I e II estão incorretas.
Apenas I está correta.
Apenas II está correta.
Um som estridente de campainha corta o ar, juntando-se ao burburinho de vozes, carros e ônibus. São 19 horas e a escola dá o seu primeiro sinal. Nota-se uma pequena agitação. A entrada dos alunos na escola parece um ritual cotidiano, repetindo-se todos os dias os gestos, falas, sentimentos, risos, cumprimentos, conversas ao pé de ouvido. Rapazes e moças continuam chegando aos poucos...
Numa concepção crítica de educação, analisar a escola em sua função sócio-cultural significa compreendê-la na ótica da cultura que considera
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Cobrir parte dos materiais escritos de uso comum:
É necessário, quando o material pode desviar a atenção do aluno.
É desaconselhável, já que funciona como cerceamento de liberdade.
É desnecessário, já que funciona como censura prévia.
Deve ser tarefa do próprio aluno, quando o material não condiz com o que deve ser aprendido.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
O registro principal da gestão democrática é:
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