Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Uma das finalidades do uso didático da História da Matemática no ensino dos Conteúdos Matemáticos é:

  • A.

    utilizar adequadamente os recursos tecnológicos como instrumentos de produção e de comunicação.

  • B.

    servir de instrumento revelador da natureza matemática.

  • C.

    utilizar corretamente instrumentos de medição e de desenho.

  • D.

    aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.

Dos itens abaixo:

I- As adaptações na temporalidade dizem respeito à alteração no tempo previsto para a realização das atividades.

II- As adaptações na temporalidade não dizem respeito à alteração no tempo previsto para a realização dos conteúdos.

III- As adaptações na temporalidade dizem respeito ao período para alcançar determinados objetivos

  • A.

    Apenas I está correto.

  • B.

    I e III estão corretos.

  • C.

    I, II e III estão corretos.

  • D.

    II e III estão corretos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Matemática, é correto afirmar que:

I- o uso de jogos em aulas de Matemática é recomendável ao processo de ensino-aprendizagem desta disciplina no nível fundamental de ensino.

II- os conteúdos descritos devem ser alterados de acordo com a realidade de cada unidade escolar.

III- o ensino da Matemática deve ocorrer de maneira inter-relacionada com as demais disciplinas do currículo escolar.

IV- o uso da máquina de calcular em aulas de Matemática é recomendável somente a partir do ensino médio

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I, II e III.

Dos itens abaixo, constituem elementos de apoio:

I- Os familiares.

II- Os recursos ambientais.

III- Os princípios.

IV- Os valores.

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II, II.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    III e IV.

Para Telma Weisz:

  • A.

    A facilidade de lidar com crianças advém do fato de que elas sabem sempre as mesmas coisas, estão, portanto, no mesmo patamar.

  • B.

    Todas as crianças sabem muitas coisas, só que umas sabem coisas diferentes das outras.

  • C.

    O cérebro das crianças é um receptáculo oco que deve ser preenchido pelo educador.

  • D.

    As crianças têm poucos conhecimentos sobre poucas coisas, cabe ao educador expandir pela prática pedagógica esse conhecimento.

A classificação de "pervasivo", para apoio, corresponde à classificação de:

  • A.

    Regular, sem tempo limitado.

  • B.

    Constante, com alta intensidade e longa duração.

  • C.

    Por tempo determinado e com fim definido.

  • D.

    Episódico, transitório e de pouca duração.

Das alternativas abaixo, assinale a alternativa correta de acordo com Telma Weisz:

I- Para aprender, a criança passa por um processo que não tem a lógica do conhecimento final, como é visto pelos adultos.

II- Aprender a aprender é algo possível apenas para quem ainda não aprendeu nada.

  • A.

    I e II estão corretas.

  • B.

    I e II estão incorretas.

  • C.

    Apenas I está correta.

  • D.

    Apenas II está correta.

Um som estridente de campainha corta o ar, juntando-se ao burburinho de vozes, carros e ônibus. São 19 horas e a escola dá o seu primeiro sinal. Nota-se uma pequena agitação. A entrada dos alunos na escola parece um ritual cotidiano, repetindo-se todos os dias os gestos, falas, sentimentos, risos, cumprimentos, conversas ao pé de ouvido. Rapazes e moças continuam chegando aos poucos...

Numa concepção crítica de educação, analisar a escola em sua função sócio-cultural significa compreendê-la na ótica da cultura que considera

  • A. os conhecimentos escolares socialmente reconhecidos pela ciência.
  • B. o aprendizado dos alunos obtido no ensino regular e/ou no ensino supletivo.
  • C. o saber do senso comum como produção válida do conhecimento e incorporado ao currículo escolar do ensino noturno.
  • D. a dimensão da dinâmica da escola, do fazer cotidiano, levado a efeito por homens e mulheres, trabalhadoras e trabalhadores, negros e brancos, adultos, jovens e adolescentes.
  • E. a importância da aprendizagem de conhecimentos técnicos, necessários à profissionalização dos jovens e adultos que precisam recuperar os conteúdos não aprendidos na idade correta.

Cobrir parte dos materiais escritos de uso comum:

  • A.

    É necessário, quando o material pode desviar a atenção do aluno.

  • B.

    É desaconselhável, já que funciona como cerceamento de liberdade.

  • C.

    É desnecessário, já que funciona como censura prévia.

  • D.

    Deve ser tarefa do próprio aluno, quando o material não condiz com o que deve ser aprendido.

O registro principal da gestão democrática é:

  • A. O processo coletivo e totalizante.
  • B. O estudo sobre os conteúdos da gestão.
  • C. A socialização das idéias
  • D. A participação efetiva de todos.
  • E. O estudo da prática administrativa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...