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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A instituição deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de várias atividades. Não é uma delas:
Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo.
Brincar.
Executar ações complexas relacionadas à saúde e higiene.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
"Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino" é uma competência mais específica presente em uma competência de referência, chamada:
Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
Participar da administração da escola.
Administrar a progressão das aprendizagens.
Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
"Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho". Dentro da competência acima, podemos destacar uma série de outras competências mais específicas. Entre elas está:
Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.
Administrar os recursos da escola.
Administrar crises ou conflitos interpessoais.
Analisar a relação pedagógica, a autoridade, a comunicação em aula.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Não é uma das características de uma situação problema:
A validação da solução e sua sanção são dadas de modo externo pelo professor, e não resultam do modo de estruturação da própria situação.
Uma situação-problema é organizada em torno da resolução de um obstáculo pela classe, obstáculo previamente bem-identificado.
O trabalho da situação-problema funciona como um debate científico dentro da classe, estimulando os conflitos sóciocognitivos potenciais.
A antecipação dos resultados e sua expressão coletiva precedem a busca efetiva de solução, fazendo parte do jogo o "risco" assumido por cada um.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Das alternativas abaixo, qual não é uma das dez novas competências para ensinar?
Preservar os pais quanto à dificuldade na construção dos saberes.
Administrar sua própria formação contínua.
Trabalhar em equipe.
Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O processo de comunicação sofre interferências ou barreiras, que limitam o desenvolvimento da ação pedagógica. Neste contexto, barulhos, mesas desarrumadas, arquivos desorganizados e interrupção de equipamentos são exemplos de barreiras conhecidas como
físicas.
pessoais.
semânticas.
institucionais.
estruturais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
No processo ensino-aprendizagem, são freqüentes as críticas feitas à memorização excessiva de dados que os professores cobram de seus alunos, o que revela uma concepção bancária de educação. Para que a prática pedagógica objetive uma aprendizagem crítico-reflexiva, é fundamental que o educador leve em consideração a diferença entre
técnica / saber científico
informação / construção de conceitos.
conteúdo / abordagem metodológica.
conhecimento / competência cognitiva
teoria/prática.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"Já tive, inclusive, o desprazer de ouvir a seguinte frase: 'quem sabe faz, quem não sabe ensina!'" (Paulo Rosas). A frase parece indicar que a atividade pedagógica pode ser exercida por qualquer um, mesmo aqueles que "nada sabem", ou que ensinar é uma questão apenas "teórica" dissociada da "prática". No entanto,
embora a frase seja chocante, ela revela uma realidade: a da ignorância de nossos professores em matéria pedagógica.
a prática pedagógica exige saberes específicos que não podem se limitar ao simples conteúdo: saberes didáticos, psicocognitivos, organizacionais, históricos, éticos.
a prática pedagógica é, na verdade, uma arte, e não pode ser circunscrita a uma "ciência da educação", que é disciplina objetiva.
o que está em jogo aqui é o problema das "competências" pedagógicas, sendo que a mais importante, diante do quadro social brasileiro, é o de controlador de disciplina que também pode ser exercido, como nos Estados Unidos, pelo "policial-pedagogo".
toda prática implica uma teoria, mas a Pedagogia é a única teoria que não corresponde precisamente a uma prática, mas a um conjunto de intenções.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"O erro é um momento da aprendizagem que deve estimular a reflexão" (Bernard Charlot). A frase, que parece estranha a uma certa concepção pedagógica e, sobretudo, a uma certa concepção de aprendizagem, significa que:
o professor deve aproveitar os erros que comete, na sala de aula, para refletir sobre sua "práxis", que é "ação e reflexão sobre a ação".
o "erro" significa, muitas vezes, a oportunidade para que o professor auxilie o aluno a refletir sobre a norma (lingüística ou outra), provocando um "conflito cognitivo" que o ajudará a reformular suas "hipóteses".
as pedagogias que apostam no erro, no fundo, promovem a ideologia da classe dominante, uma vez que, na escola dos favorecidos, o erro é sistematicamente corrigido e não um "estímulo à reflexão".
toda aprendizagem implica erros que devem ser corrigidos através de novas teorias pedagógicas.
toda reflexão bem conduzida também comete erros, sobretudo no campo pedagógico que é essencialmente experimental.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É comum ouvir-se, hoje, a afirmação de que "para que haja aprendizagem não basta que haja ensino". Isto significa que:
há professores que ensinam pessimamente, mas os alunos aprendem assim mesmo.
que o processo pedagógico pode prescindir do professor, que aos poucos está sendo substituído pelas novas tecnologias educacionais
que ensino e aprendizagem não têm uma relação entre si, tudo dependendo do "ambiente pedagógico" e das "engenharias didáticas".
a aprendizagem é um processo complexo que implica amplamente o investimento do próprio aluno e a adequação dos conteúdos ao desenvolvimento cognitivo do educando.
a afirmação não tem sentido, pois sempre que se ensina "algo" é porque este "algo" foi aprendido por alguém.
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