Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No período pré-operatório, o adolescente domina progressivamente a capacidade de abstração e generalização, elaborando teorias a respeito do mundo.

  • B.

    No período das operações formais, a criança alcança a capacidade de estabelecer relações que permitem a coordenação de pontos de vista diferentes.

  • C.

    No período das operações concretas, acontece o aparecimento da linguagem, interferindo no desenvolvimento intelectual, afetivo e social da criança.

  • D.

    No período operatório, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal.

  • E.

    No período sensório-motor, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de atingir um objeto.

No processo de aprendizagem motora, mais especificamente nas operações de estímulo e resposta, identificam-se três estágios. Com relação a esses estágios, assinale a opção correta.

  • A.

    No estágio de programação de resposta, o indivíduo produz um resultado motor.

  • B.

    Um exemplo relacionado ao estágio de processamento de informação consiste na identificação da aproximação de uma bola lançada por um colega de equipe.

  • C.

    Um exemplo relacionado ao estágio de identificação do estímulo consiste na execução do tiro de partida no atletismo.

  • D.

    No estágio de seleção de resposta, o indivíduo decide qual resposta deve ser dada.

David Gallahue e John Ozmun caracterizam o estágio transitório, uma das fases de movimentos especializados, como um período agitado em que as crianças se acham ativamente envolvidas na descoberta e na combinação de numerosos padrões motores e, com muita frequência, ficam admiradas com a rápida expansão de suas habilidades motoras. Considerando-se essa definição e os aspectos a ela relacionados, é correto afirmar que, para que os alunos apresentem melhor rendimento nessa fase, os educadores devem buscar

  • A.

    aumentar as repetições e diminuir a diversificação dos movimentos, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento corporal.

  • B.

    aumentar o controle motor e a competência motora, por meio de atividades diversificadas.

  • C.

    especializar as crianças, principalmente em esportes individuais, tonando-as mais competentes nessas modalidades.

  • D.

    reduzir a ânsia das crianças em relação ao descobrimento de novas possibilidades motoras.

Piaget, Vygostsky e Wallon consideram o jogo como um instrumento de grande importância para o desenvolvimento dos indivíduos. De acordo com esses autores, os aspectos envolvidos no jogo que abalizam a utilização do movimento incluem

  • A.

    a possibilidade de variação de situações motoras e a ampliação das relações sociais, uma vez que os indivíduos interagem mais com o meio e com os outros.

  • B.

    a presença de regras e a imitação de movimentos, considerando que promovem situações de interação entre os participantes.

  • C.

    a especialização dos movimentos e a sua aplicação restrita às atividades, visto que os indivíduos estão cada vez mais competentes em determinadas habilidades.

  • D. o caráter de enfrentamento e o propósito individualista do movimento, aspectos essenciais ao desenvolvimento dos indivíduos.

João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.

Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.

De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados

  • A.

    impulsivo emocional e personalismo.

  • B.

    sensório-motor e projetivo e categorial.

  • C.

    personalismo e categorial.

  • D.

    impulsivo emocional e sensório-motor e projetivo.

“A finalidade da educação deve ser a de desenvolver a autonomia da criança.” (Piaget) citado por Kamii, K e que , segundo ele, é indissociavelmente.....

(KAMII, K. - A CRIANÇA E O NÚMERO, Ed. Papirus38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 33)

  • A.

    emocional, cognitiva e moral;

  • B.

    social, moral e intelectual;

  • C.

    cognitiva, emocional e social;

  • D.

    moral, emocional e social;

  • E.

    N.d.a.

“As pessoas que acreditam que os conceitos numéricos devem ser ensinados através da transmissão, falham por não fazerem a distinção fundamental entre o conhecimento social e o lógico-matemático. No conhecimento lógicomatemático, a base fundamental do conhecimento é.......................”

(KAMII, K. - A CRIANÇA E O NÚMERO, Ed. Papirus 38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 26)

Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:

  • A.

    o próprio meio;

  • B.

    a própria escola;

  • C.

    o próprio número;

  • D.

    a própria criança;

  • E.

    N.d.a.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:

  • A.

    a aritmética;

  • B.

    a leitura;

  • C.

    a fala;

  • D.

    a escrita;

  • E.

    N.d.a.

De acordo com Jean Piaget, um dos períodos do desenvolvimento é o das operações concretas, que ocorre

  • A.

    entre 0 e 2 anos de idade.

  • B.

    entre 2 e 7 anos de idade.

  • C.

    entre 7 e 12 anos de idade.

  • D.

    entre 12 e 18 anos de idade.

  • E.

    na vida adulta.

No que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial, a teoria de Erick Erikson (1902-1994) compreende o desenvolvimento da personalidade como produto de nossas interações sociais. Em seus estudos, também identificou uma sucessão de estágios no decorrer do desenvolvimento, caracterizados pelo fato de

  • A.

    voltarem uma atenção mais premente ao desenvolvimento da criança, principalmente na segunda infância, e estudarem as relações com a aprendizagem no universo juvenil.

  • B.

    situarem especificamente a passagem da adolescência à fase adulta e cuidarem de aspectos relativos à vida afetiva na dimensão do eu mais profundo.

  • C.

    compararem as diversas fases do desenvolvimento humano, do nascimento à vida adulta, e pesquisarem as conquistas e declínios observáveis na motricidade e na cognição.

  • D.

    focalizarem o desenvolvimento da adolescência e o início das atividades afetivo-sexuais, em um momento em que o sujeito sai da fase de latência e ingressa em uma fase genital de desenvolvimento.

  • E.

    abrangerem todo o período de vida e envolverem uma questão ou crise que precisa ser resolvida, como uma bifurcação em uma estrada, cuja resolução influencia o desenvolvimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...