Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
No período pré-operatório, o adolescente domina progressivamente a capacidade de abstração e generalização, elaborando teorias a respeito do mundo.
No período das operações formais, a criança alcança a capacidade de estabelecer relações que permitem a coordenação de pontos de vista diferentes.
No período das operações concretas, acontece o aparecimento da linguagem, interferindo no desenvolvimento intelectual, afetivo e social da criança.
No período operatório, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal.
No período sensório-motor, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de atingir um objeto.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No processo de aprendizagem motora, mais especificamente nas operações de estímulo e resposta, identificam-se três estágios. Com relação a esses estágios, assinale a opção correta.
No estágio de programação de resposta, o indivíduo produz um resultado motor.
Um exemplo relacionado ao estágio de processamento de informação consiste na identificação da aproximação de uma bola lançada por um colega de equipe.
Um exemplo relacionado ao estágio de identificação do estímulo consiste na execução do tiro de partida no atletismo.
No estágio de seleção de resposta, o indivíduo decide qual resposta deve ser dada.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
David Gallahue e John Ozmun caracterizam o estágio transitório, uma das fases de movimentos especializados, como um período agitado em que as crianças se acham ativamente envolvidas na descoberta e na combinação de numerosos padrões motores e, com muita frequência, ficam admiradas com a rápida expansão de suas habilidades motoras. Considerando-se essa definição e os aspectos a ela relacionados, é correto afirmar que, para que os alunos apresentem melhor rendimento nessa fase, os educadores devem buscar
aumentar as repetições e diminuir a diversificação dos movimentos, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento corporal.
aumentar o controle motor e a competência motora, por meio de atividades diversificadas.
especializar as crianças, principalmente em esportes individuais, tonando-as mais competentes nessas modalidades.
reduzir a ânsia das crianças em relação ao descobrimento de novas possibilidades motoras.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Piaget, Vygostsky e Wallon consideram o jogo como um instrumento de grande importância para o desenvolvimento dos indivíduos. De acordo com esses autores, os aspectos envolvidos no jogo que abalizam a utilização do movimento incluem
a possibilidade de variação de situações motoras e a ampliação das relações sociais, uma vez que os indivíduos interagem mais com o meio e com os outros.
a presença de regras e a imitação de movimentos, considerando que promovem situações de interação entre os participantes.
a especialização dos movimentos e a sua aplicação restrita às atividades, visto que os indivíduos estão cada vez mais competentes em determinadas habilidades.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.
Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.
De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados
impulsivo emocional e personalismo.
sensório-motor e projetivo e categorial.
personalismo e categorial.
impulsivo emocional e sensório-motor e projetivo.
A finalidade da educação deve ser a de desenvolver a autonomia da criança. (Piaget) citado por Kamii, K e que , segundo ele, é indissociavelmente.....
(KAMII, K. - A CRIANÇA E O NÚMERO, Ed. Papirus38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 33)
emocional, cognitiva e moral;
social, moral e intelectual;
cognitiva, emocional e social;
moral, emocional e social;
N.d.a.
As pessoas que acreditam que os conceitos numéricos devem ser ensinados através da transmissão, falham por não fazerem a distinção fundamental entre o conhecimento social e o lógico-matemático. No conhecimento lógicomatemático, a base fundamental do conhecimento é.......................
(KAMII, K. - A CRIANÇA E O NÚMERO, Ed. Papirus 38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 26)
Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:
o próprio meio;
a própria escola;
o próprio número;
a própria criança;
N.d.a.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:
a aritmética;
a leitura;
a fala;
a escrita;
N.d.a.
De acordo com Jean Piaget, um dos períodos do desenvolvimento é o das operações concretas, que ocorre
entre 0 e 2 anos de idade.
entre 2 e 7 anos de idade.
entre 7 e 12 anos de idade.
entre 12 e 18 anos de idade.
na vida adulta.
No que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial, a teoria de Erick Erikson (1902-1994) compreende o desenvolvimento da personalidade como produto de nossas interações sociais. Em seus estudos, também identificou uma sucessão de estágios no decorrer do desenvolvimento, caracterizados pelo fato de
voltarem uma atenção mais premente ao desenvolvimento da criança, principalmente na segunda infância, e estudarem as relações com a aprendizagem no universo juvenil.
situarem especificamente a passagem da adolescência à fase adulta e cuidarem de aspectos relativos à vida afetiva na dimensão do eu mais profundo.
compararem as diversas fases do desenvolvimento humano, do nascimento à vida adulta, e pesquisarem as conquistas e declínios observáveis na motricidade e na cognição.
focalizarem o desenvolvimento da adolescência e o início das atividades afetivo-sexuais, em um momento em que o sujeito sai da fase de latência e ingressa em uma fase genital de desenvolvimento.
abrangerem todo o período de vida e envolverem uma questão ou crise que precisa ser resolvida, como uma bifurcação em uma estrada, cuja resolução influencia o desenvolvimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...