Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em um encontro sobre o construtivismo piagetiano, houve um debate em que foram feitas as colocações abaixo.
I–A intervenção pontual do professor em suas atividades de ensino impede que ele ouça o aluno e perce- ba como está raciocinando, deixando de atribuir um papel primordial à atividade do sujeito no processo de elaboração do próprio conhecimento.
II–O desenvolvimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais, sendo necessário identificar, por meio de observação criteriosa, o estágio em que a criança está, o que auxilia o professor no planeja- mento de atividades adequadas.
III–O modelo psicogenético mais completo, proposto por Piaget, e que deve ser considerado pelos educadores, abarca a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, incluindo a competên- cia moral, que é a compreensão do caráter consensual das regras sociais, e a competência linguística, que implica a capacidade de lidar com ideias abstratas.
É(São) desdobramento(s) das concepções piagetianas na Educação a(s) colocação(ões)
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A imagem abaixo ilustra um jogo outrora bastante popular no Brasil.
Considerando o construtivismo preconizado por Lev S. Vygotsky (1896-1934), qual das afirmações abaixo faz uma relação adequada entre a imagem e um aspecto fundamental do desenvolvimento humano?
Existem dois tipos fundamentalmente diferentes de memória: uma delas, dominante no comportamento de povos iletrados, caracteriza-se pela impressão não mediada de materiais.
As operações com signos são resultado de um processo prolongado e complexo, significando que a utilização de signos pelas crianças é construída sem um referente ou ensinamento externo.
O momento que dá origem às formas puramente humanas de inteligência prática e abstrata acontece quando a fala e a atividade prática, então duas linhas independentes de desenvolvimento, convergem.
Quando a criança transfere sua atenção para outro lugar, sua percepção se modifica, criando uma independência entre mente e motricidade, dirigindo-se a um novo centro fora do esperado.
No estudo dinâmico-causal das relações de escolha, vemos que todos se baseiam no estabelecimento de conexões sem significado entre estímulos e respostas.
As frases acima remetem ao pensamento existencialista, para o qual a finalidade da educação é
desenvolver a criatividade do aluno, estimulando-o a ter ideias próprias, em clima de liberdade e responsabilidade.
formar sujeitos individualistas e preocupados com o próprio crescimento existencial, em um contexto educacional que promova o autoconhecimento.
evidenciar a ambiguidade gerada pelo conceito de náusea que repercute no meio escolar durante o processo de avaliação sistemática.
compreender que o homem não é para si, mas em si, pois só se constitui humano por meio da aquisição do conhecimento proveniente da angústia.
colaborar na constituição da natureza humana dos indivíduos, identificada igualitariamente em cada sujeito.
De acordo com as teorias de Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo é sempre medida pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não houver o outro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Vygotsky defende a ideia de que não há, dentro do ser humano, um desenvolvimento pronto e previsto que vai se atualizando de acordo com a passagem do tempo ou com a recepção de influências externas.
Na concepção de Vygotsky, a aprendizagem está em função só da comunicação, independendo do nível de desenvolvimento alcançado pelo indivíduo.
O autor não acredita que a aprendizagem aconteça por um processo cognitivo imbuído de afetividade, relação e motivação.
A aprendizagem acontece quando o indivíduo está na faixa etária correta para aquela capacidade de apreensão, afirma Vygotsky.
Para o autor, a aprendizagem é algo que pode ser passado de um indivíduo para outro.
A discussão do pensamento de Vygotsky na área educacional e psicológica remete a uma reflexão acerca das relações entre ele e Piaget. Esse confronto dá-se uma vez que os autores possuem vários pontos divergentes que separam os seus pensamentos em abordagens ou pontos de vista diferentes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Ambos os autores fazem parte das correntes interacionista e construtivista, entretanto Vygotsky enveredou-se pelo marxismo.
Para Piaget, a consciência é o estado supremo do homem, o que, em sua teoria, é chamado de Tomada de Consciência.
Vygotsky não acredita que elementos da consciência vão dar origem aos denominados processos mentais superiores, envolvendo memorização ativa, seguida de pensamento abstrato.
Piaget defende a hipótese de que o ser humano é criado de forma histórica e social e que suas relações com a natureza e com os outros homens, no nível da consciência, dão-se de forma espontânea apenas quando ele não tem percepção da consciência sobre aquilo que está fazendo.
Para Vygotsky, os atos humanos são espontâneos (no sentido biológico do termo), sem relação direta com os atos sociais e históricos que envolvem a psique do indivíduo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do saber do homem.
Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
A psicologia genética leva a uma concepção de aprendizagem a partir do confronto e da colaboração entre os conhecimentos do empirismo, do behaviorismo e da gestalt.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Uma das principais ideias básicas da obra de Vygotsky diz respeito à mediação, que caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros, tornandose uma característica fundamental no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos indivíduos. Segundo os princípios da teoria vygotskyana, aprender significa:
Construir, reconstruir, interagindo com as pessoas para internalizar novos conhecimentos, transformando-se e transformando a própria realidade.
Assimilar conhecimentos para resolver problemas seguindo a situação ou modelo apresentado, visando a mudanças comportamentais.
Exercitar-se por meio de tarefas adequadas ao esforço das características inatas na espera que os processos maturacionais ocorram.
Adquirir conhecimentos por meio da memorização de um conjunto de conteúdos descontextualizados, privilegiando a interação entre adulto e criança.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Segundo os princípios da teoria vygotskyana, entende-se o ser humano como um ser histórico e social, que se desenvolve e se apropria do mundo em que vive por meio:
I - das relações interpessoais e culturais.
II - de atividades individualistas e fragmentadas.
III - da atenção, observação sensitiva.
IV - de atividades interativas e significativas.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I e IV.
II e III.
I e II.
III e IV.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Segundo a teoria de Vygotsky, o homem constitui-se como tal por meio de suas interações sociais. Portanto, é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações produzidas em uma determinada realidade cultural. É por isso que seu pensamento costuma ser chamado de:
Sócio-interacionista.
Construtivista.
Sócio-estruturalista.
Espontaneista.
De forma geral, Piaget e Vygotsky contribuíram para a elaboração de metodologias inovadoras que ultrapassam aquelas existentes na escola tradicional. É graças às implicações teóricas desses psicólogos que se pode hoje trabalhar visando ultrapassar a metodologia pedagógica arraigada na repetição de conceitos. Acerca desses autores, assinale a alternativa correta.
Apesar de os dois autores serem de complexa interpretação, percebe-se que à medida que os educadores os vão conhecendo e tecendo sua própria prática, eles também vão refletindo e aplicando essas teorias, que são valiosas para resolverem diversos males que afligem o contexto educacional.
De acordo com as teorias de Piaget e de Vygotsky, a escola deve permanecer no nível de desenvolvimento atual, reproduzindo o conhecimento que o aluno já é capaz de adquirir sozinho.
De acordo com Piaget, é preciso detectar aquilo que os alunos conseguem fazer sozinhos. Em outras palavras, é preciso examinar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos e partir para uma complexidade maior, intervindo em uma interação rica de construção do saber.
Ambos os autores fazem parte da corrente interacionista e da construtivista; entretanto, Piaget embasou toda sua teoria no marxismo.
De acordo com essas concepções de ensino e de aprendizagem, a sala de aula possui uma homogeneidade que possibilita a aprendizagem do grupo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...