Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

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Em um encontro sobre o construtivismo piagetiano, houve um debate em que foram feitas as colocações abaixo.

I–A intervenção pontual do professor em suas atividades de ensino impede que ele ouça o aluno e perce- ba como está raciocinando, deixando de atribuir um papel primordial à atividade do sujeito no processo de elaboração do próprio conhecimento.

II–O desenvolvimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais, sendo necessário identificar, por meio de observação criteriosa, o estágio em que a criança está, o que auxilia o professor no planeja- mento de atividades adequadas.

III–O modelo psicogenético mais completo, proposto por Piaget, e que deve ser considerado pelos educadores, abarca a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, incluindo a competên- cia moral, que é a compreensão do caráter consensual das regras sociais, e a competência linguística, que implica a capacidade de lidar com ideias abstratas.

É(São) desdobramento(s) das concepções piagetianas na Educação a(s) colocação(ões)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A imagem abaixo ilustra um jogo outrora bastante popular no Brasil.

Considerando o construtivismo preconizado por Lev S. Vygotsky (1896-1934), qual das afirmações abaixo faz uma relação adequada entre a imagem e um aspecto fundamental do desenvolvimento humano?

  • A.

    Existem dois tipos fundamentalmente diferentes de memória: uma delas, dominante no comportamento de povos iletrados, caracteriza-se pela impressão não mediada de materiais.

  • B.

    As operações com signos são resultado de um processo prolongado e complexo, significando que a utilização de signos pelas crianças é construída sem um referente ou ensinamento externo.

  • C.

    O momento que dá origem às formas puramente humanas de inteligência prática e abstrata acontece quando a fala e a atividade prática, então duas linhas independentes de desenvolvimento, convergem.

  • D.

    Quando a criança transfere sua atenção para outro lugar, sua percepção se modifica, criando uma independência entre mente e motricidade, dirigindo-se a um novo centro fora do esperado.

  • E.

    No estudo dinâmico-causal das relações de escolha, vemos que todos se baseiam no estabelecimento de conexões sem significado entre estímulos e respostas.

As frases acima remetem ao pensamento existencialista, para o qual a finalidade da educação é

  • A.

    desenvolver a criatividade do aluno, estimulando-o a ter ideias próprias, em clima de liberdade e responsabilidade.

  • B.

    formar sujeitos individualistas e preocupados com o próprio crescimento existencial, em um contexto educacional que promova o autoconhecimento.

  • C.

    evidenciar a ambiguidade gerada pelo conceito de náusea que repercute no meio escolar durante o processo de avaliação sistemática.

  • D.

    compreender que o homem não é para si, mas em si, pois só se constitui humano por meio da aquisição do conhecimento proveniente da angústia.

  • E.

    colaborar na constituição da natureza humana dos indivíduos, identificada igualitariamente em cada sujeito.

De acordo com as teorias de Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo é sempre medida pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não houver o outro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Vygotsky defende a ideia de que não há, dentro do ser humano, um desenvolvimento pronto e previsto que vai se atualizando de acordo com a passagem do tempo ou com a recepção de influências externas.

  • B.

    Na concepção de Vygotsky, a aprendizagem está em função só da comunicação, independendo do nível de desenvolvimento alcançado pelo indivíduo.

  • C.

    O autor não acredita que a aprendizagem aconteça por um processo cognitivo imbuído de afetividade, relação e motivação.

  • D.

    A aprendizagem acontece quando o indivíduo está na faixa etária correta para aquela capacidade de apreensão, afirma Vygotsky.

  • E.

    Para o autor, a aprendizagem é algo que pode ser passado de um indivíduo para outro.

A discussão do pensamento de Vygotsky na área educacional e psicológica remete a uma reflexão acerca das relações entre ele e Piaget. Esse confronto dá-se uma vez que os autores possuem vários pontos divergentes que separam os seus pensamentos em abordagens ou pontos de vista diferentes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ambos os autores fazem parte das correntes interacionista e construtivista, entretanto Vygotsky enveredou-se pelo marxismo.

  • B.

    Para Piaget, a consciência é o estado supremo do homem, o que, em sua teoria, é chamado de Tomada de Consciência.

  • C.

    Vygotsky não acredita que elementos da consciência vão dar origem aos denominados processos mentais superiores, envolvendo memorização ativa, seguida de pensamento abstrato.

  • D.

    Piaget defende a hipótese de que o ser humano é criado de forma histórica e social e que suas relações com a natureza e com os outros homens, no nível da consciência, dão-se de forma espontânea apenas quando ele não tem percepção da consciência sobre aquilo que está fazendo.

  • E.

    Para Vygotsky, os atos humanos são espontâneos (no sentido biológico do termo), sem relação direta com os atos sociais e históricos que envolvem a psique do indivíduo.

Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do saber do homem.

Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A psicologia genética leva a uma concepção de aprendizagem a partir do confronto e da colaboração entre os conhecimentos do empirismo, do behaviorismo e da gestalt.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das principais ideias básicas da obra de Vygotsky diz respeito à mediação, que caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros, tornandose uma característica fundamental no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos indivíduos. Segundo os princípios da teoria vygotskyana, aprender significa:

  • A.

    Construir, reconstruir, interagindo com as pessoas para internalizar novos conhecimentos, transformando-se e transformando a própria realidade.

  • B.

    Assimilar conhecimentos para resolver problemas seguindo a situação ou modelo apresentado, visando a mudanças comportamentais.

  • C.

    Exercitar-se por meio de tarefas adequadas ao esforço das características inatas na espera que os processos maturacionais ocorram.

  • D.

    Adquirir conhecimentos por meio da memorização de um conjunto de conteúdos descontextualizados, privilegiando a interação entre adulto e criança.

Segundo os princípios da teoria vygotskyana, entende-se o ser humano como um ser histórico e social, que se desenvolve e se apropria do mundo em que vive por meio:

I - das relações interpessoais e culturais.

II - de atividades individualistas e fragmentadas.

III - da atenção, observação sensitiva.

IV - de atividades interativas e significativas.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    III e IV.

Segundo a teoria de Vygotsky, o homem constitui-se como tal por meio de suas interações sociais. Portanto, é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações produzidas em uma determinada realidade cultural. É por isso que seu pensamento costuma ser chamado de:

  • A.

    Sócio-interacionista.

  • B.

    Construtivista.

  • C.

    Sócio-estruturalista.

  • D.

    Espontaneista.

De forma geral, Piaget e Vygotsky contribuíram para a elaboração de metodologias inovadoras que ultrapassam aquelas existentes na escola tradicional. É graças às implicações teóricas desses psicólogos que se pode hoje trabalhar visando ultrapassar a metodologia pedagógica arraigada na repetição de conceitos. Acerca desses autores, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apesar de os dois autores serem de complexa interpretação, percebe-se que à medida que os educadores os vão conhecendo e tecendo sua própria prática, eles também vão refletindo e aplicando essas teorias, que são valiosas para resolverem diversos males que afligem o contexto educacional.

  • B.

    De acordo com as teorias de Piaget e de Vygotsky, a escola deve permanecer no nível de desenvolvimento atual, reproduzindo o conhecimento que o aluno já é capaz de adquirir sozinho.

  • C.

    De acordo com Piaget, é preciso detectar aquilo que os alunos conseguem fazer sozinhos. Em outras palavras, é preciso examinar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos e partir para uma complexidade maior, intervindo em uma interação rica de construção do saber.

  • D.

    Ambos os autores fazem parte da corrente interacionista e da construtivista; entretanto, Piaget embasou toda sua teoria no marxismo.

  • E.

    De acordo com essas concepções de ensino e de aprendizagem, a sala de aula possui uma homogeneidade que possibilita a aprendizagem do grupo.

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