Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, relativos à pesquisa e à produção de conhecimento.
A produção de conhecimento tem um caráter social e reflete o contexto social no qual é produzido.
Paulo Freire, uma grande referência em Educação Popular, preconizava elementos norteadores para a fundamentação do efetivo trabalho junto às camadas sociais mais necessitadas. Assinale a alternativa que apresenta um princípio que contradiz o pensamento de Paulo Freire.
Os princípios da Educação Popular, no âmbito escolar, consideram que a produção do conhecimento pode ser originada pelo conceito geral de problematização.
Ao resgatar a inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento, há uma redefinição das áreas de conteúdos que se vale da pedagogia de projetos e da interdisciplinaridade a partir de temas geradores.
Na Educação Popular há a emergência de uma nova visibilidade em torno do verdadeiro papel do professor, que além de figura simbólica, necessita ser reconhecido como o verdadeiro detentor do conhecimento e responsável pela transmissão direta dos conhecimentos.
Uma nova visão para o sujeito em construção surge com a alteração do papel desempenhado: temos, na Educação Popular, o sujeito como autor de sua inclusão, ou seja, o protagonismo social é a grande meta que permitirá mobilidade social e econômica.
O sujeito excluído deve estar apto a buscar aquilo que lhe é de direito dentro de uma sociedade competitiva e marcada pelas diferenças. Nesse sentido, cabe ao educador popular despertar e promover a inclusão a partir do conhecimento.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
As ações de massa voltadas à conscientização das pessoas em momentos de epidemia ou em outros problemas emergenciais de saúde pública não podem ser compreendidas como ações educativas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Como pedagogia crítica, o modelo educacional proposto por Paulo Freire não contribui para a promoção da educação em saúde.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Em âmbito social, a pedagogia da problematização não aponta repercussões favoráveis na área de saúde.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A pedagogia da problematização forma sujeitos constantemente ativos, observadores, formuladores de perguntas e que expressam suas percepções e opiniões, o que facilita a formação de profissionais de saúde conectados com a realidade atendida por eles.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
Segundo a epistemologia genética de Piaget, a acomodação refere-se à mudança da estrutura cognitiva para compreensão do meio.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
A partir da concepção do Sócio-Interacionismo desenvolvida por VYGOTSKY, assinale as alternativas verdadeiras:
I - Os signos são instrumentos que auxiliam nos processos psicológicos.
II - As funções psicológicas superiores são comuns a qualquer espécie animal.
III - A linguagem é o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.
IV - A relação do homem com o mundo é uma relação direta.
V - A principal função da linguagem é a interação social.
Estão corretas as alternativas:
I, II e III.
II, III e IV.
IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta de acordo com os estudos realizados por Piaget.
A criança em fase pré-operacional compreende que a quantidade dos objetos não se altera quando a forma em que eles estão dispostos é alterada.
A criança na fase pré-operacional é capaz de imaginar transformações mentais sobre dados imediatos.
Ao atingir as operações formais, a criança pode imaginar transformações sobre os dados, que, após realizadas, podem ser desfeitas.
Na interação com o mundo que a cerca é que a criança estabelece relações e desenvolve seu conhecimento lógico-matemático.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao estudo de fração proposto por Figueiredo Lima e ao conceito de fração segundo Piaget, assinale a opção correta.
O conjunto de princípios de conservação é desnecessário à organização de um sistema de noções, que resultará, mais tarde, no conceito de fração.
A soma das frações que constituem um todo deve ser percebida pela criança como diferente desse todo.
O conceito de fração, para Piaget, é adquirido no estágio das operações concretas.
A conservação de quantidade contínua antecede a conservação de quantidade discreta pelo aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...