Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

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A partir da idéia de construção do número na perspectiva de Piaget, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria do número parte do pressuposto de que o conhecimento social dificulta a construção do conceito numérico.

  • B.

    As convenções construídas socialmente não influenciam o conhecimento numérico.

  • C.

    O professor deve ensinar diretamente à criança a estrutura lógico-matemática de número.

  • D.

    No processo de construção do número, o professor deve contribuir como agente de estímulo do desenvolvimento da estrutura mental da criança.

Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento: conhecimento físico, conhecimento lógicomatemático e conhecimento social ou convencional. Com relação a esses tipos de conhecimentos, assinale a opção correta.

  • A.

    O conhecimento físico refere-se ao processo de abstração.

  • B.

    A coordenação de relações de igualdade e de adição é irrelevante para o conhecimento lógico-matemático.

  • C.

    A fonte do conhecimento físico e do conhecimento social é parcialmente externa ao indivíduo.

  • D.

    A razão do conhecimento lógico-matemático restringe-se à realidade externa ao indivíduo.

Assinale a opção correspondente aos elementos que envolvem a função semiótica.

  • A.

    garatuja / desenhos ondulados / traços contínuos / representação / imitação

  • B.

    linguagem / jogo simbólico / imitação diferida / imagem mental / expressão gráfica

  • C.

    escrita com pequenos círculos / imitação / representação / expressão / assimilação

  • D.

    assimilação / linguagem / acomodação / equilibração / jogo simbólico

Segundo Piaget, função semiótica constitui-se na

  • A.

    possibilidade de diferenciar significantes de significados.

  • B.

    possibilidade de construção do conhecimento, por volta dos seis anos de idade.

  • C.

    possibilidade do desenvolvimento simultâneo da fala e dos movimentos.

  • D.

    capacidade de assimilação e de aquisição de comportamentos.

Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo

  • A.

    interage fundamentalmente com a aprendizagem.

  • B.

    é interpretado a partir da experiência com o meio físico

  • C.

    exige a cultura como mediadora da aprendizagem.

  • D.

    é ampliado a partir da aprendizagem de conceitos estruturantes.

  • E.

    depende da intervenção no desenvolvimento dada pela aprendizagem.

Segundo Vygotsky, para compreender o desenvolvimento cognitivo são fundamentais

  • A.

    a interação social e o instrumento lingüístico.

  • B.

    as experiências com o meio ambiente do aluno.

  • C.

    os processos de assimilação constante de conteúdos significativos.

  • D.

    os estudos comportamentais dos alunos.

  • E.

    os treinamentos para o desenvolvimento psicomotor dos alunos.

O período em que a criança não aceita a idéia do acaso, ou seja, a fase dos "por quês?", é o

  • A.

    operatório formal.

  • B.

    operatório formal.

  • C.

    ré-operatório.

  • D.

    sensório-motor.

Segundo Piaget, uma criança de aproximadamente 2 anos de idade incompletos, que utiliza a palavra "papa" para dizer que quer comer, encontra-se no período de desenvolvimento denominado

  • A.

    sensório-motor.

  • B.

    pré-operatório

  • C.

    operatório formal.

  • D.

    operatório concreto.

A propósito dos conceitos de desenvolvimento e de aprendizagem da teoria de Piaget, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito.

  • B.

    A interação social favorece a aprendizagem.

  • C.

    A aprendizagem vai à frente do desenvolvimento.

  • D.

    A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva.

O processo que caracteriza o período pré-operatório é o(a)

  • A.

    egocentrismo: incapacidade de colocar-se no lugar do outro.

  • B.

    reversibilidade: capacidade de refazer uma ação.

  • C.

    raciocínio lógico: trabalho com hipóteses e não apenas com a observação da realidade.

  • D.

    inteligência prática: ausência de representação.

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