Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da idéia de construção do número na perspectiva de Piaget, assinale a opção correta.
A teoria do número parte do pressuposto de que o conhecimento social dificulta a construção do conceito numérico.
As convenções construídas socialmente não influenciam o conhecimento numérico.
O professor deve ensinar diretamente à criança a estrutura lógico-matemática de número.
No processo de construção do número, o professor deve contribuir como agente de estímulo do desenvolvimento da estrutura mental da criança.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento: conhecimento físico, conhecimento lógicomatemático e conhecimento social ou convencional. Com relação a esses tipos de conhecimentos, assinale a opção correta.
O conhecimento físico refere-se ao processo de abstração.
A coordenação de relações de igualdade e de adição é irrelevante para o conhecimento lógico-matemático.
A fonte do conhecimento físico e do conhecimento social é parcialmente externa ao indivíduo.
A razão do conhecimento lógico-matemático restringe-se à realidade externa ao indivíduo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correspondente aos elementos que envolvem a função semiótica.
garatuja / desenhos ondulados / traços contínuos / representação / imitação
linguagem / jogo simbólico / imitação diferida / imagem mental / expressão gráfica
escrita com pequenos círculos / imitação / representação / expressão / assimilação
assimilação / linguagem / acomodação / equilibração / jogo simbólico
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Piaget, função semiótica constitui-se na
possibilidade de diferenciar significantes de significados.
possibilidade de construção do conhecimento, por volta dos seis anos de idade.
possibilidade do desenvolvimento simultâneo da fala e dos movimentos.
capacidade de assimilação e de aquisição de comportamentos.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo
interage fundamentalmente com a aprendizagem.
é interpretado a partir da experiência com o meio físico
exige a cultura como mediadora da aprendizagem.
é ampliado a partir da aprendizagem de conceitos estruturantes.
depende da intervenção no desenvolvimento dada pela aprendizagem.
Segundo Vygotsky, para compreender o desenvolvimento cognitivo são fundamentais
a interação social e o instrumento lingüístico.
as experiências com o meio ambiente do aluno.
os processos de assimilação constante de conteúdos significativos.
os estudos comportamentais dos alunos.
os treinamentos para o desenvolvimento psicomotor dos alunos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O período em que a criança não aceita a idéia do acaso, ou seja, a fase dos "por quês?", é o
operatório formal.
operatório formal.
ré-operatório.
sensório-motor.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Piaget, uma criança de aproximadamente 2 anos de idade incompletos, que utiliza a palavra "papa" para dizer que quer comer, encontra-se no período de desenvolvimento denominado
sensório-motor.
pré-operatório
operatório formal.
operatório concreto.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A propósito dos conceitos de desenvolvimento e de aprendizagem da teoria de Piaget, assinale a opção incorreta.
A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito.
A interação social favorece a aprendizagem.
A aprendizagem vai à frente do desenvolvimento.
A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O processo que caracteriza o período pré-operatório é o(a)
egocentrismo: incapacidade de colocar-se no lugar do outro.
reversibilidade: capacidade de refazer uma ação.
raciocínio lógico: trabalho com hipóteses e não apenas com a observação da realidade.
inteligência prática: ausência de representação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...