Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Até 1990, as políticas de Educação Especial refletiram o sentido assistencial e terapêutico atribuído à Educação Especial pelo MEC. A partir de 1990, ocorrem algumas modificações importantes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas modificações.

  • A.

    A conceituação da Educação Especial como instrumento de normalização no ensino.

  • B.

    O surgimento de indicadores da busca de interpretação da Educação Especial como modalidade assistencial.

  • C.

    A conceituação da Educação Especial como instrumento de integração social.

  • D.

    O surgimento de indicadores da busca de interpretação da Educação Especial como modalidade de ensino.

O Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 04/2000, relativo às diretrizes operacionais para a Educação Infantil, afirma que:

  • A.

    o planejamento global de cada unidade de Educação Infantil do município deve ser realizado pelos pedagogos e demais especialistas, de acordo com o parecer do Conselho Municipal de Educação, e no prazo estabelecido pela divisão responsável por esta fase e pertencente à Secretaria Municipal de Educação.

  • B.

    a Secretaria Estadual de Educação, em cada estado da federação brasileira, deve elaborar os regimentos escolares pertencentes às Unidades de Educação Infantil, prestando a devida assistência pedagógica, por meio de uma seção destinada à orientação da Educação Infantil, em toda a sua composição.

  • C.

    as creches e a pré-escola são modalidades da Educação Infantil, cabendo, porém, ao município a responsabilidade de oferecer apenas a primeira etapa.

  • D.

    a proposta pedagógica, base indispensável que orienta as práticas de cuidado e educação das instituições de Educação Infantil e a relação com suas famílias, deve ser concebida, desenvolvida e avaliada pela equipe docente, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos referidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

  • E.

    o projeto político-pedagógico das unidades educacionais voltadas para a Educação Infantil deve ser elaborado pela equipe docente de maior tempo de trabalho na instituição, porque os novatos não têm saber e prática suficientes que só serão adquiridos no processo de seu estágio probatório, dependendo, ainda da sua estabilidade no cargo.

Na unidade de Educação Infantil, por mais cuidados com as crianças, por parte dos educadores presentes, surgem situações que exigem os primeiros socorros. Num primeiro momento, algumas regras devem ser observadas. São elas:

  • A.

    providenciar um calmante para a criança porque, inevitavelmente, estará chorando; realizar, imediatamente, o curativo, e depois colocar a criança no quarto para dormir até o horário de ser enviada para a sua residência.

  • B.

    pedir para toda a turma sair da sala de aula, porque a criança terá que ficar sozinha, e assim, evitará barulhos e algazarra próprios dos alunos. Telefonar, imediatamente, para a casa do aluno e avisar o acontecido.

  • C.

    manter a calma e tentar acalmar a criança; avaliar o local e afastá-la de novos perigos; chamar a ajuda de profissional competente tecnicamente, e, enquanto aguarda, iniciar os primeiros socorros, de acordo com os seus limites e conhecimentos das técnicas de atendimento.

  • D.

    providenciar transporte, imediatamente, para levar a criança até a sua casa, porque a Escola não é uma unidade de saúde e pronto atendimento, cabendo a responsabilidade da providência dos primeiros socorros à família.

  • E.

    sentar a criança numa cadeira, fazer com que a criança pare de chorar, examiná-la, a fim de reconhecer qual o tipo de lesão; em seguida, dar um banho morno para acalmar a criança, depois darumcomprimido analgésico.

O desenvolvimento de capacidades do aluno é um(a)

  • A.

    eixo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

  • B.

    obrigação exclusiva dos pais.

  • C.

    compromisso isolado do aluno.

  • D.

    linha de atendimento que existe somente em escolas especiais.

  • E.

    linha pedagógica sem relação com a realidade.

Com base na Lei Orgânica do Município - CAPÍTULO III DA CULTURA, DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO – analise os artigos abaixo:

I - Art. 177 - O Município estimulará o desenvolvimento das ciências, das artes, das letras e da cultura em geral, observado o disposto na Constituição Federal;

II - Art. 181 - O dever do Município com a educação será efetivado, mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino;

III- Art. 182 - O ensino oficial do Município será gratuito em todos os seus níveis e atuará prioritariamente no ensino fundamental e préescolar;

IV- Art. 183 - O ensino é livre à iniciativa privada, atendida as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais de educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade, pelos órgãos competentes;

V- Art. 185 - O Município manterá o professorado municipal em nível econômico, pedagógico, social e moral a altura de suas funções.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I – III – IV, apenas

  • B.

    I – II – V, apenas

  • C.

    II – III – V, apenas

  • D.

    Todos os itens estão corretos

O analfabetismo no Brasil tem sido foco de estudos, estatísticas e análises há muitas décadas. A constatação de que a escola (que tem como uma de suas principais funções alfabetizar as crianças) vem produzindo analfabetos e analfabetos funcionais gerou um intenso debate nas escolas, nas universidades, nas secretarias de Educação, na imprensa etc. Hoje sabe-se que esse fracasso é decorrente

  • A.

    da adoção do sistema de ciclos pautados pela progressão continuada desenvolvida por escolas e sistemas de ensino.

  • B.

    da adoção do método silábico/fônico como estratégia didática de alfabetização e o desenvolvimento de práticas de ensino da linguagem escrita.

  • C.

    da utilização de práticas de alfabetização fundamentadas na teoria construtivista de ensino e aprendizagem.

  • D.

    de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos, metodológicos e conceituais da escola e da sociedade brasileira em geral.

No ano de 1854, foi criado pelo Imperador D. Pedro II, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (IMC). Esse Instituto foi um marco importante na história da Educação Especial no Brasil. O seu nome mudou e, atualmente, ele é conhecido como

  • A.

    Instituto Brasileiro de Pessoas com Deficiência Visual.

  • B.

    Instituto Benjamin Constant.

  • C.

    Associação Laramara de assistência ao Deficiente Visual.

  • D.

    Lar das Moças Cegas.

O projeto de educação expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. No documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias, são elas, exceto:

  • A.

    conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios.

  • B.

    conteúdos procedimentais que expressam um saber fazer, realizar ações.

  • C.

    conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.

  • D.

    conteúdos conceituais, que expressam um saber fazer, realizar ações.

Segundo a nota técnica Programa de Qualidade da Escola, o IDESP é calculado por etapa de escolarização. Seu cálculo corresponde à

  • A.

    divisão do indicador de desempenho da série pelo indicador de fluxo da série.

  • B.

    multiplicação do indicador de desempenho da série pelo indicador de fluxo da série.

  • C.

    divisão do indicador de fluxo da série pelo indicador de desempenho da série.

  • D.

    soma do indicador de desempenho da série com o indicador de fluxo da série.

  • E.

    subtração do indicador de fluxo da série do indicador de desempenho da série.

O sr. José, de 38 anos, está interessado em retomar os estudos e procurou uma escola de Ensino Fundamental que oferecesse o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, após o expediente de trabalho. Ele explicou aos funcionários da secretaria que deixou de estudar há muito tempo e, como a escola ficava numa área rural, não tem nenhuma documentação que comprove o seu grau de escolaridade. O sr. José é alfabetizado e frequentou as aulas por um período de 3 anos. Com a finalidade de regularizar a vida escolar do sr. José, o diretor educacional deve providenciar

  • A.

    a terminalidade específica.

  • B.

    a reclassificação.

  • C.

    a classificação.

  • D.

    o teste vocacional.

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