Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Ao pesquisar sobre o analfabetismo, o diretor chegou aos seguintes dados: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da pesquisa do Programa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2009, a taxa estimada de analfabetismo funcional, entre pessoas de 15 anos ou mais, era de 20,3%. Considera-se um analfabeto funcional

  • A.

    a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar as letras e desenvolve uma mínima habilidade de interpretação de textos, porém, não consegue realizar operações matemáticas.

  • B.

    a pessoa com menos de quatro anos de estudo e que, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para satisfazer as demandas do seu dia-a-dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente.

  • C.

    a pessoa que não consegue ler ou escrever palavras simples e curtas.

  • D.

    a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar letras e resolver operações matemáticas, mas não possui domínio de escrita, conseguindo ler e interpretar razoavelmente.

O movimento que ficou conhecido como Escola Nova, ocorrido na primeira metade do século XX, defendia princípios educacionais que continuam presentes no sistema educacional brasileiro até os dias atuais. Os idealizadores desse movimento, dentre eles o educador Anísio Teixeira, defendiam a garantia de um ensino cujos princípios consideravam os seguintes aspectos, exceto

  • A.

    o público.

  • B.

    o religioso.

  • C.

    o laico.

  • D.

    o universal.

O valor dos recursos financeiros repassado às unidades educacionais será definido através de critérios que levam em consideração, exceto

  • A.

    a modalidade da unidade educacional.

  • B.

    os índices de analfabetismo do Ministério da Educação (MEC).

  • C.

    os estudos socioeconômicos da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

  • D.

    o número de períodos de funcionamento das unidades educacionais.

O analfabetismo no Brasil tem sido foco de estudos, estatísticas e análises há muitas décadas. A constatação de que a escola (que tem como uma de suas principais funções alfabetizar as crianças) vem produzindo analfabetos e analfabetos funcionais gerou um intenso debate nas escolas, nas universidades, nas secretarias de Educação, na imprensa etc. Hoje sabe-se que esse fracasso é decorrente

  • A.

    da adoção do sistema de ciclos pautados pela progressão continuada desenvolvida por escolas e sistemas de ensino.

  • B.

    da adoção do método silábico/fônico como estratégia didática de alfabetização e o desenvolvimento de práticas de ensino da linguagem escrita.

  • C.

    da utilização de práticas de alfabetização fundamentadas na teoria construtivista de ensino e aprendizagem.

  • D.

    de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos, metodológicos e conceituais da escola e da sociedade brasileira em geral.

Segundo a comissão coordenada por Delors, cabe às políticas nacionais assegurar às instituições formais públicas ou privadas condições de desenvolver-se de maneira harmoniosa e de acordo com uma visão a longo prazo. Para tanto, é preciso que as políticas nacionais garantam essa coerência no espaço e no tempo, isto é, assumam a dupla função de

  • A.

    mediação e inclusão.

  • B.

    enquadramento e regulamentação.

  • C.

    mediação e regulamentação.

  • D.

    inclusão e enquadramento.

  • E.

    mediação e enquadramento.

Em 2012, no Brasil, o Fórum Nacional para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil divulgou que o número de meninos e meninas de 10 a 13 anos que trabalham aumentou no Brasil. Segundo os dados apresentados pelo Fórum, existem 710 mil crianças desta faixa etária, que é considerada a mais vulnerável, exercendo atividades profissionais em vez de estudar e brincar. Em 1999, o Relatório para a UNESCO, coordenado por Jacques Delors, já discutia essa situação e afirmava que a Educação Básica é essencial para se lutar com êxito contra essa situação. Recomendando que

  • A.

    os poderes públicos não devem apenas diligenciar para que a educação básica seja uma realidade, devem esforçar-se por eliminar os obstáculos à frequência escolar.

  • B.

    a educação básica seja um passaporte dispensável para a vida, uma vez que ela não cria condições favoráveis à participação na construção do futuro coletivo.

  • C.

    a educação básica seja a terceira etapa a ultrapassar para atenuar as enormes disparidades que afligem milhões de crianças não escolarizadas que trabalham.

  • D.

    a educação básica para as crianças seja definida como educação inicial que vai, em princípio, desde cerca dos três anos até aos sete anos, ou um pouco menos.

  • E.

    os responsáveis pelas políticas educativas devem considerar que a educação básica é a bagagem mínima destinada às populações desfavorecidas.

No Brasil, realizam-se censos educacionais periódicos com o objetivo de produzir dados e informações estatístico- educacionais que retratem a nossa realidade educacional. Segundo Castro, esses censos subdividem-se em três pesquisas distintas, denominadas:

  • A.

    Censo Escolar, Censo do Professor e Levantamento de Distribuição de Verbas da Educação.

  • B.

    Censo do Ensino Superior, Censo do Professor e Levantamento de Distribuição de Verbas da Educação.

  • C.

    Censo Escolar, Censo do Professor e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.

  • D.

    Censo Escolar, Censo do Ensino Superior e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.

  • E.

    Censo do Professor, Censo do Ensino Superior e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.

Os cinco padrões apresentados nos documentos orientadores do sistema educacional do Estado de Minas Gerais que explicitam as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos professores são:

  • A.

    A criança e a aprendizagem nos anos iniciais; O ensino e a avaliação da aprendizagem; A sala de aula inclusiva; A escola e seu contexto social e legal; A responsabilidade e o desenvolvimento profissional.

  • B.

    Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a aprender; Aprender a ser; Aprender a conviver.

  • C.

    Ciclo Inicial de Alfabetização; Alfabetizando; Preparando a escola e a sala de aula; Diagnosticando, Acompanhando e Avaliando.

  • D.

    Diagnóstico; Planejamento; Aplicação; Avaliação e Socialização.

De acordo com o Plano Curricular de Minas Gerais, as propostas de Alfabetização e Letramento são diferentes, porém complementares e indissociáveis, devendo ocorrer de maneira articulada e simultânea no cotidiano escolar. Nesse sentido, o professor deve desenvolver ações para

I. Promover situações de Letramento para preparar o período da Alfabetização.

II. Identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes.

III. Conhecer as famílias silábicas, por intermédio da progressão do mais fácil para o mais difícil.

IV. Fazer diferenciação entre as formas escritas e outras formas de expressão.

V. Proporcionar contato com diferentes gêneros e suportes de textos.

VI. Conhecer a orientação e o direcionamento da escrita da língua portuguesa.

São ações que deixam mais clara a complementariedade entre a Alfabetização e o Letramento

  • A.

    I, II, III e IV, apenas.

  • B.

    II, IV, V e VI, apenas.

  • C.

    I, II, V e VI, apenas.

  • D.

    III, IV, V e VI, apenas.

O posicionamento do Secretário Escolar deve:

  • A.

    Problematizar as ações deixando os professores em completo desalento.

  • B.

    Ser consciente, coerente, harmônico e comprometido com a formação político-social-cultural do homem e do cidadão.

  • C.

    Confrontar seu trabalho com as ações docentes, demonstrando ser mais competente e capaz.

  • D.

    Desvalorizar os trabalhos administrativos, como forma de afirmação profissional.

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