Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

Lista completa de Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O papel mais importante do Secretário Escolar acredita-se ser:

  • A.

    Atuar de maneira desinteressada, desvinculando- se do contexto social brasileiro.

  • B.

    Desvincular-se das discussões e debates úteis ao processo educativo e ao compromisso profissional.

  • C.

    De agente de mudanças, vencendo os desafios, superando a neutralidade e contagiando os professores que atuam na escola.

  • D.

    De agente das relações internas da escola, mas desvinculada da renovação da prática pedagógica.

Considerando o que cada um dos indicadores educacionais mede, assinale a alternativa que corresponde à operação realizada para definir a matrícula final de um estabelecimento de ensino.

  • A.

    MF = AA – AR – AE – TE + TR.

  • B.

    MF = AA + AR + TR – TE.

  • C.

    MF = MI – AE – TE + TR.

  • D.

    MF = MI + TR + AE – TE.

Estudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o):

  • A.

    Ministério da Educação e Desportos.

  • B.

    Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior.

  • C.

    Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação.

  • D.

    Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

  • E.

    Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

A respeito do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior, pesquisadores apontam que a melhora Institucional realiza-se em dois planos complementares. Quais são esses planos?

  • A.

    O ativo e o passivo

  • B.

    O individual e o coletivo

  • C.

    O homogêneo e o heterogêneo

  • D.

    O autoritário e o democrático

  • E.

    O Linear e o cíclico

Com relação à trajetória da avaliação Institucional no Brasil, é possível dizer que na concepção de que a avaliação deveria ser utilizada como forma de as Instituições de Ensino Superior prestarem contas à sociedade, dos recursos recebidos e justificarem os investimentos realizados, surgiu, em 1983, a primeira proposta de avaliação da educação superior no Brasil, que foi o(a):

  • A.

    Exame Nacional de Cursos (ENC)

  • B.

    Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG)

  • C.

    Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

  • D.

    Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB)

  • E.

    Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU)

A atual estrutura da educação escolar compreende:

  • A.

    a educação básica, que é formada pelo ensino fundamental e ensino médio.

  • B.

    a educação básica, que é formada pela educação infantil e ensino fundamental.

  • C.

    a educação básica, que é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

  • D.

    a educação básica, que é formada pelo ensino fundamental, ensino médio e a educação superior.

  • E.

    a educação básica, que é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e também a educação superior.

Segundo os PCN's, para o aluno descrever e representar o mundo em que vive, ele precisa saber se localizar no espaço, movimentar-se nele, dimensionar sua ocupação, perceber a forma e o tamanho de objetos e a relação disso com o seu uso. Neste contexto, cabe ao professor das séries iniciais do Ensino Fundamental

  • A.

    saber que a criança inicia sua fase escolar possuindo muitas noções matemáticas incompletas e informais e que parte do ponto zero em relação à construção das noções espaciais.

  • B.

    considerar que, enquanto a criança observa, compara e manipula objetos, ela vai descobrindo formas, percebendo dimensões, observando semelhanças e diferenças, já trabalhando com a geometria.

  • C.

    conduzir a criança a explorar, descobrir e construir conceitos geométricos por meio de aulas visuais e de uma boa literatura, para que ela possa trabalhar a habilidade que organiza a percepção espacial: a coordenação motora visual.

  • D.

    trabalhar a linguagem geométrica correta desde o momento inicial em que a criança chega à escola ouvindo a nomenclatura correta dos objetos, a criança trabalha sua memória auditiva.

Os conselhos tutelares foram criados no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988 e estão descritos no artigo 227 que diz: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Neste sentido, a intervenção das escolas com relação às crianças e adolescentes que estiverem sob a tutela do Estado deverá atender aos seguintes aspectos:

  • A.

    Incluir as crianças e os adolescentes com problemas comportamentais e cognitivos em programas comunitários e/ou oficiais de auxílio à família, à criança e ao adolescente.

  • B.

    Garantir e monitorar a matrícula e a frequência de crianças e adolescentes à escola e garantir que a equipe gestora faça o acompanhamento e o correto encaminhamento dos casos de maus-tratos, de evasão escolar ou de índices elevados de repetência.

  • C.

    Encaminhar imediatamente casos de violência à criança ou ao adolescente para entidades de atendimento como medida provisória, comunicando posteriormente à autoridade judiciária para que acompanhe o caso.

  • D.

    Garantir à criança e ao adolescente a sobrevivência, o desenvolvimento pessoal e social, a integridade física, psicológica e moral em todos os locais e segmentos de sua vivência cotidiana, seja ela familiar, escolar, profissional ou social, assim como assegurar-lhe a formação para o trabalho.

Na primeira reunião pedagógica, a equipe gestora de uma escola municipal de Campinas, por considerar a importância de sustentar a gestão democrática para o bom andamento dos trabalhos realizados na escola, conversou com o grupo de professores e funcionários em geral sobre a aplicação da verba recebida. Espontaneamente, cada um disse o que considerava que precisava melhorar na escola no tocante às questões físicas ou pedagógicas. De acordo com o Plano de Aplicação de Recursos, é possível afirmar que na lista dos produtos ou serviços a serem adquiridos, certamente, não faz parte

  • A.

    a construção de casinha de bonecas.

  • B.

    o material de limpeza, que é considerado de consumo urgente e necessário.

  • C.

    a compra de uniforme para o coral.

  • D.

    o serviço de chaveiro centralizado na administração da Secretaria Municipal de Educação.

  • A.

    4, 3, 2, 5, 1

  • B.

    1, 3, 2, 5, 4

  • C.

    1, 2, 3, 4, 5

  • D.

    4, 2, 3, 5, 1

  • E.

    4, 3, 2, 1, 5

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...