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O papel mais importante do Secretário Escolar acredita-se ser:
Atuar de maneira desinteressada, desvinculando- se do contexto social brasileiro.
Desvincular-se das discussões e debates úteis ao processo educativo e ao compromisso profissional.
De agente de mudanças, vencendo os desafios, superando a neutralidade e contagiando os professores que atuam na escola.
De agente das relações internas da escola, mas desvinculada da renovação da prática pedagógica.
Considerando o que cada um dos indicadores educacionais mede, assinale a alternativa que corresponde à operação realizada para definir a matrícula final de um estabelecimento de ensino.
MF = AA AR AE TE + TR.
MF = AA + AR + TR TE.
MF = MI AE TE + TR.
MF = MI + TR + AE TE.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Estudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o):
Ministério da Educação e Desportos.
Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior.
Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A respeito do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior, pesquisadores apontam que a melhora Institucional realiza-se em dois planos complementares. Quais são esses planos?
O ativo e o passivo
O individual e o coletivo
O homogêneo e o heterogêneo
O autoritário e o democrático
O Linear e o cíclico
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Com relação à trajetória da avaliação Institucional no Brasil, é possível dizer que na concepção de que a avaliação deveria ser utilizada como forma de as Instituições de Ensino Superior prestarem contas à sociedade, dos recursos recebidos e justificarem os investimentos realizados, surgiu, em 1983, a primeira proposta de avaliação da educação superior no Brasil, que foi o(a):
Exame Nacional de Cursos (ENC)
Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG)
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB)
Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU)
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A atual estrutura da educação escolar compreende:
a educação básica, que é formada pelo ensino fundamental e ensino médio.
a educação básica, que é formada pela educação infantil e ensino fundamental.
a educação básica, que é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
a educação básica, que é formada pelo ensino fundamental, ensino médio e a educação superior.
a educação básica, que é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e também a educação superior.
Segundo os PCN's, para o aluno descrever e representar o mundo em que vive, ele precisa saber se localizar no espaço, movimentar-se nele, dimensionar sua ocupação, perceber a forma e o tamanho de objetos e a relação disso com o seu uso. Neste contexto, cabe ao professor das séries iniciais do Ensino Fundamental
saber que a criança inicia sua fase escolar possuindo muitas noções matemáticas incompletas e informais e que parte do ponto zero em relação à construção das noções espaciais.
considerar que, enquanto a criança observa, compara e manipula objetos, ela vai descobrindo formas, percebendo dimensões, observando semelhanças e diferenças, já trabalhando com a geometria.
conduzir a criança a explorar, descobrir e construir conceitos geométricos por meio de aulas visuais e de uma boa literatura, para que ela possa trabalhar a habilidade que organiza a percepção espacial: a coordenação motora visual.
trabalhar a linguagem geométrica correta desde o momento inicial em que a criança chega à escola ouvindo a nomenclatura correta dos objetos, a criança trabalha sua memória auditiva.
Os conselhos tutelares foram criados no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988 e estão descritos no artigo 227 que diz: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Neste sentido, a intervenção das escolas com relação às crianças e adolescentes que estiverem sob a tutela do Estado deverá atender aos seguintes aspectos:Incluir as crianças e os adolescentes com problemas comportamentais e cognitivos em programas comunitários e/ou oficiais de auxílio à família, à criança e ao adolescente.
Garantir e monitorar a matrícula e a frequência de crianças e adolescentes à escola e garantir que a equipe gestora faça o acompanhamento e o correto encaminhamento dos casos de maus-tratos, de evasão escolar ou de índices elevados de repetência.
Encaminhar imediatamente casos de violência à criança ou ao adolescente para entidades de atendimento como medida provisória, comunicando posteriormente à autoridade judiciária para que acompanhe o caso.
Garantir à criança e ao adolescente a sobrevivência, o desenvolvimento pessoal e social, a integridade física, psicológica e moral em todos os locais e segmentos de sua vivência cotidiana, seja ela familiar, escolar, profissional ou social, assim como assegurar-lhe a formação para o trabalho.
Na primeira reunião pedagógica, a equipe gestora de uma escola municipal de Campinas, por considerar a importância de sustentar a gestão democrática para o bom andamento dos trabalhos realizados na escola, conversou com o grupo de professores e funcionários em geral sobre a aplicação da verba recebida. Espontaneamente, cada um disse o que considerava que precisava melhorar na escola no tocante às questões físicas ou pedagógicas. De acordo com o Plano de Aplicação de Recursos, é possível afirmar que na lista dos produtos ou serviços a serem adquiridos, certamente, não faz parte
a construção de casinha de bonecas.
o material de limpeza, que é considerado de consumo urgente e necessário.
a compra de uniforme para o coral.
o serviço de chaveiro centralizado na administração da Secretaria Municipal de Educação.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
4, 3, 2, 5, 1
1, 3, 2, 5, 4
1, 2, 3, 4, 5
4, 2, 3, 5, 1
4, 3, 2, 1, 5
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